...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Entretenimento / Blocos, bailes e escolas de samba devem reunir 8 milhões no Rio

Blocos, bailes e escolas de samba devem reunir 8 milhões no Rio

“Esquenta do carnaval” começa hoje com testes de som no Sambódromo

Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/02/2025 — 11:11
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Foliões agitam o bloco de rua Cordão do Boitatá no centro do Rio (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Os blo­cos de rua e des­files de esco­las de sam­ba no Rio devem reunir um públi­co total de 8 mil­hões de pes­soas, durante a sem­ana de car­naval, ou seja, de sex­ta-feira (28) até domin­go (9). O número tem como base o car­naval 2024 e inclui a esti­ma­ti­va de foliões nos blo­cos da cidade (6 mil­hões), além dos 2 mil­hões de pes­soas que pas­sarão pelos bailes car­navale­scos e pelos locais de des­file das esco­las (Sam­bó­dro­mo e aveni­da Inten­dente Mag­a­l­hães).

No Sam­bó­dro­mo, por exem­p­lo, onde des­fil­am as esco­las do Grupo Espe­cial, da Série Ouro (segun­da divisão) e mirins, são esper­adas 120 mil pes­soas, por dia, ao lon­go de sete dias. Já na Inten­dente Mag­a­l­hães, em seis dias de des­file das séries Pra­ta e Bronze (ter­ceira e quar­ta divisões) e dos blo­cos de enre­do, o públi­co esti­ma­do é mais do que o dobro do Sam­bó­dro­mo: 250 mil.

Nos bailes espal­ha­dos pela cidade, espera-se reunir cer­ca de meio mil­hão de pes­soas. “São números ver­dadeira­mente impres­sio­n­antes, lem­bran­do que a cidade do Rio tem 6,2 mil­hões de pes­soas [habi­tantes]. A gente faz uma ‘olimpía­da’ por ano. É uma grande oper­ação de cidade”, afir­mou o dire­tor exec­u­ti­vo do Cen­tro de Oper­ações e Resil­iên­cia (COR) da cidade do Rio, Mar­cus Bel­chior.

Bel­chior afir­mou que a cidade já vem lidan­do com o pré-car­naval, que, nas últi­mas sem­anas, envolveu cen­te­nas de blo­cos de rua e ensaios téc­ni­cos das esco­las de sam­ba, no Sam­bó­dro­mo.

Nos próx­i­mos dias, no entan­to, a oper­ação se inten­si­fi­ca, com a chega­da de tur­is­tas e o movi­men­to de saí­da de car­i­o­cas. Ao mes­mo tem­po, a cidade pas­sa por um momen­to de calor inten­so, que ape­sar de ter reduzi­do em relação aos últi­mos dias, con­tin­ua forte.

“A gente reduz­iu [nes­ta sex­ta-feira] o pro­to­co­lo de Calor 4 para Calor 3, mas não quer diz­er que está tudo bem. Esta­va muito quente, mas ago­ra está bem quente ain­da. A gente per­manece com as recomen­dações de beber água, usar roupas leves”, desta­cou Bel­chior.

O mon­i­tora­men­to do car­naval ficará por con­ta de 500 oper­adores que se revezarão no Cen­tro de Oper­ações e con­tarão com o apoio de câmeras e drones, prin­ci­pal­mente nas áreas do Sam­bó­dro­mo e da Inten­dente Mag­a­l­hães. Na Pas­sarela do Sam­ba, por exem­p­lo, haverá 24 câmeras inter­nas e dois drones.

Quase mil agentes da Guar­da Munic­i­pal e da Sec­re­taria de Ordem Públi­ca ficarão respon­sáveis pelo orde­na­men­to do entorno das áreas de des­files. Os blo­queios de trân­si­to nos arredores do Sam­bó­dro­mo começam às 11h de sex­ta-feira (28).

Haverá reforço de ônibus na região do Sam­bó­dro­mo e fun­ciona­men­to do BRT e do metrô 24 horas por dia, nos dias de des­file.

Novidades

O pres­i­dente da empre­sa de tur­is­mo da cidade, Rio­tur, Bernar­do Fel­lows, disse que, nes­ta sex­ta-feira (21), começa o “esquen­ta do car­naval”, com o iní­cio dos testes de som e luz no Sam­bó­dro­mo.

Ele desta­cou que, neste ano, haverá duas novi­dades no Sam­bó­dro­mo. A primeira é que os des­files das esco­las do Grupo Espe­cial serão real­iza­dos em três noites (domin­go, segun­da e terça), em vez de duas.

Out­ra novi­dade serão as rodas de sam­ba ao fim dos des­files, na Praça da Apo­teose, onde ocorre a dis­per­são as esco­las de sam­ba. “Isso vai aju­dar muito a dividir o públi­co na saí­da. Aque­les que querem já ir emb­o­ra podem ir, mas out­ros podem ficar para cur­tir mais um pouquin­ho. Isso vai aju­dar muito no sis­tema de trans­porte de saí­da [do Sam­bó­dro­mo]”.

Tam­bém está man­ti­da a pro­gra­mação de shows no Ter­reirão do Sam­ba, que fica próx­i­mo à área de con­cen­tração das esco­las de sam­ba, ao lon­go dos dez dias de car­naval.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …