...
sábado ,15 junho 2024
Home / Política / Bolsonaro desembarca na Itália para Cúpula do G20

Bolsonaro desembarca na Itália para Cúpula do G20

Repro­du­ção: © Celes­ti­no Arce/Reuters/Direitos Reser­va­dors

Primeiro compromisso é reunião com presidente Sergio Mattarella


Publi­ca­do em 28/10/2021 — 21:45 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro desem­bar­ca nes­ta sex­ta-fei­ra (29), por vol­ta das 7h30 no horá­rio de Bra­sí­lia (12h30 no horá­rio local), em Roma, capi­tal da Itá­lia, onde par­ti­ci­pa no fim de sema­na da Cúpu­la de Líde­res do G20, o gru­po que reú­ne as 20 mai­o­res eco­no­mi­as do mun­do. 

O úni­co com­pro­mis­so do dia para Bol­so­na­ro é uma audi­ên­cia com o pre­si­den­te da Itá­lia, Ser­gio Mat­ta­rel­la, no Palá­cio do Qui­ri­nal. Na Itá­lia, cujo sis­te­ma de gover­no é par­la­men­ta­ris­ta, o pre­si­den­te é o che­fe de Esta­do. Já a che­fia de gover­no é exer­ci­da pelo pri­mei­ro-minis­tro, pos­to atu­al­men­te ocu­pa­do por Mario Draghi.

A comi­ti­va pre­si­den­ci­al é inte­gra­da pelos minis­tros Car­los Fran­ça (Rela­ções Exte­ri­o­res) e Pau­lo Gue­des (Eco­no­mia). No sába­do (30) e domin­go (31), o pre­si­den­te bra­si­lei­ro par­ti­ci­pa das ati­vi­da­des do G20, onde deve ter outros encon­tros bila­te­rais com auto­ri­da­des estran­gei­ras, além de reu­niões inter­nas.

O encon­tro dos prin­ci­pais líde­res glo­bais deve ter como temas cen­trais o enfren­ta­men­to à pan­de­mia e a situ­a­ção cli­má­ti­ca do pla­ne­ta. Do lado bra­si­lei­ro, esta­rão em pau­ta assun­tos como saú­de, tec­no­lo­gia e meio ambi­en­te, segun­do infor­mou o Palá­cio do Ita­ma­raty.

Após o encon­tro do G20, o cro­no­gra­ma de Bol­so­na­ro na Itá­lia inclui via­gem até a pro­vín­cia de Pádua, onde está pre­vis­ta uma cerimô­nia de entre­ga do títu­lo de cida­dão hono­rá­rio do muni­cí­pio de Anguil­la­ra Vene­ta, segui­da de um almo­ço ofe­re­ci­do pela pre­fei­ta da cida­de, Ales­san­dra Buo­so. Ela é inte­gran­te do par­ti­do de direi­ta ita­li­a­no A Liga. Esta região tam­bém é tida como local de ori­gem da famí­lia do pre­si­den­te bra­si­lei­ro, de onde seu bisavô pater­no teria emi­gra­do para o Bra­sil.

Já na ter­ça-fei­ra (2), o com­pro­mis­so de Bol­so­na­ro é na pro­vín­cia de Pis­toia, onde par­ti­ci­pa­rá de um cerimô­nia em memó­ria dos pra­ci­nhas bra­si­lei­ros que luta­ram pelas For­ças Arma­das bra­si­lei­ras duran­te a Segun­da Guer­ra Mun­di­al. A cerimô­nia ocor­re­rá no Monu­men­to Voti­vo Mili­tar Bra­si­lei­ro.

A pre­vi­são é que, depois des­te com­pro­mis­so, Bol­so­na­ro retor­ne da Itá­lia para o Bra­sil, onde deve che­gar já na madru­ga­da de quar­ta-fei­ra (3).

Sobre o G20

O G20 foi cri­a­do em 1999, em res­pos­ta às cri­ses finan­cei­ras dos anos 1990. Foi con­ce­bi­do ini­ci­al­men­te como um fórum de diá­lo­go econô­mi­co entre minis­tros de finan­ças e pre­si­den­tes de ban­cos cen­trais. Com a eclo­são da cri­se finan­cei­ra glo­bal de 2008, o nível de par­ti­ci­pa­ção das auto­ri­da­des foi ele­va­do para che­fes de esta­do e de gover­no e pas­sou a incluir de manei­ra cen­tral as chan­ce­la­ri­as e, gra­du­al­men­te, outros minis­té­ri­os seto­ri­ais, além do Minis­té­rio da Eco­no­mia ou equi­va­len­te dos paí­ses inte­gran­tes.

Os mem­bros per­ma­nen­tes são: Áfri­ca do Sul, Ale­ma­nha, Ará­bia Sau­di­ta, Argen­ti­na, Aus­trá­lia, Bra­sil, Cana­dá, Chi­na, Coreia do Sul, Esta­dos Uni­dos, Fran­ça, Índia, Indo­né­sia, Itá­lia, Japão, Méxi­co, Rei­no Uni­do, Rús­sia, Tur­quia e União Euro­peia.

Além dos 20 mem­bros, tam­bém par­ti­ci­pa­rão dos tra­ba­lhos do gru­po este ano, como con­vi­da­dos da pre­si­dên­cia ita­li­a­na a Espa­nha, os Paí­ses Bai­xos e Sin­ga­pu­ra, além de Ruan­da, repre­sen­tan­do a Nova Par­ce­ria para o Desen­vol­vi­men­to da Áfri­ca; a Repú­bli­ca Demo­crá­ti­ca do Con­go, repre­sen­tan­do a União Afri­ca­na; e Bru­nei, repre­sen­tan­do a Asso­ci­a­ção de Nações do Sudes­te Asiá­ti­co.

Com pre­si­dên­cia rota­ti­va, o G20 será lide­ra­do no ano que vem pela Indo­né­sia, sede da pró­xi­ma cúpu­la, em 2022.

De acor­do com dados ofi­ci­ais, os paí­ses do Gru­po repre­sen­tam 80% do Pro­du­to Inter­no Bru­to (PIB, a soma dos bens e rique­zas) glo­bal, além de 75% das expor­ta­ções, cer­ca de 70% dos inves­ti­men­tos dire­tos estran­gei­ros e 60% da popu­la­ção mun­di­al.

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Medida inclui na Constituição distinção entre traficante e usuário …