...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Bolsonaro deu ordem para inserir dados falsos de vacina em sistema

Bolsonaro deu ordem para inserir dados falsos de vacina em sistema

Informação é confirmada em delação de Mauro Cid

Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/02/2025 — 13:03
Rio de Janeiro
RETROSPECTIVA_2023 - Tenente-coronel Mauro Cid depõe na CPI dos atos golpistas - Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Repro­dução: © Lula Marques/Agência Brasil

O tenente-coro­nel Mau­ro Cid, aju­dante de ordens do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, afir­mou, em delação pre­mi­a­da, que rece­beu ordens do então pres­i­dente para inserir dados fal­sos de vaci­nação con­tra a covid-19. O obje­ti­vo era con­seguir cer­ti­fi­ca­dos de vaci­nação fraud­u­len­tos em nome de Bol­sonaro e de sua fil­ha, uma vez que o ex-pres­i­dente não se imu­ni­zou con­tra a doença.

delação de Mau­ro Cid teve seu sig­i­lo der­ruba­do, nes­ta quar­ta-feira (19), por deter­mi­nação do min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Alexan­dre de Moraes.

No depoi­men­to dado à Polí­cia Fed­er­al, em agos­to de 2023, Cid afir­mou que o pedi­do de Bol­sonaro foi feito depois que o então pres­i­dente desco­briu que seu aju­dante de ordens havia con­segui­do, para si próprio e sua família, cartões de vaci­nação por meio da inserção de dados fal­sos no sis­tema Conecte SUS, em 2021.

Cid, que admin­is­tra­va a con­ta do Conecte SUS de Bol­sonaro, con­tou que depois de inserir os dados, imprim­iu os dois cartões (de Bol­sonaro e de sua fil­ha) e os entre­gou, em mãos ao ex-pres­i­dente.

Segun­do Cid, o obje­ti­vo de ter um cartão fal­so era usá-lo em algu­ma neces­si­dade, como no caso de via­gens inter­na­cionais, quan­do a apre­sen­tação do doc­u­men­to ain­da era req­ui­si­to obri­gatório para entrar em alguns país­es. O dela­tor tam­bém infor­mou que os dados foram dele­ta­dos do sis­tema depois da impressão dos cartões.

Pouco antes de deixar a Presidên­cia, Bol­sonaro via­jou para os Esta­dos Unidos, no dia 30 de dezem­bro, com a esposa e a fil­ha. Mas, como ele via­jou com pas­s­aporte diplomáti­co, não pre­cis­aria, de acor­do com as regras norte-amer­i­canas, apre­sen­tar um cartão de vaci­nação con­tra a covid-19.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …