...
sábado ,25 maio 2024
Home / Justiça / Bolsonaro é condenado a indenizar jornalistas por danos morais

Bolsonaro é condenado a indenizar jornalistas por danos morais

Repro­du­ção: © Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

Decisão foi do Tribunal de Justiça de São Paulo


Publi­ca­do em 19/10/2023 — 22:20 Por Gésio Pas­sos — Repór­ter Rádio Naci­o­nal — Bra­sí­lia

ouvir:

Tran­si­tou em jul­ga­do a deci­são que con­de­nou o ex-pre­si­den­te da Repú­bli­ca, Jair Bol­so­na­ro, a pagar inde­ni­za­ção cole­ti­va a jor­na­lis­tas por danos morais em R$ 50 mil.

A deci­são foi pro­mul­ga­da pela 4ª Câma­ra de Direi­to Pri­va­do do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça de São Pau­lo. O valor da mul­ta será rever­ti­do ao Fun­do Esta­du­al de Defe­sa dos Direi­tos Difu­sos de São Pau­lo.

A ação do Sin­di­ca­to dos Jor­na­lis­tas Pro­fis­si­o­nais do Esta­do de São Pau­lo ale­gou que Bol­so­na­ro ata­ca­va sis­te­ma­ti­ca­men­te a cate­go­ria de for­ma agres­si­va em seus pro­nun­ci­a­men­tos e na rede soci­al.

O sin­di­ca­to regis­trou 175 agres­sões de Bol­so­na­ro con­tra a impren­sa em 2020. A fon­te é o rela­tó­rio “Vio­lên­cia con­tra jor­na­lis­tas e liber­da­de de impren­sa no Bra­sil, da Fede­ra­ção Naci­o­nal dos Jor­na­lis­tas.

O rela­tó­rio apre­sen­ta exem­plos, como os ata­ques homo­fó­bi­cos, xin­ga­men­tos, agres­sões às mulhe­res jor­na­lis­tas duran­te entre­vis­tas e até a ame­a­ça de dar socos em um pro­fis­si­o­nal.

Ten­ta­mos con­ta­to com a asses­so­ria do ex-pre­si­den­te Bol­so­na­ro, mas não con­se­gui­mos con­ta­to até o fecha­men­to des­sa repor­ta­gem.

Con­fi­ra a repor­ta­gem na Rádio Naci­o­nal:

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

TRE-RJ amplia prazo de atendimento nos cartórios eleitorais do estado

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Prazo para fechamento do cadastro eleitoral se encerra em 8 …