...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Política / Bolsonaro indica Joaquim Silva e Luna para presidência da Petrobras

Bolsonaro indica Joaquim Silva e Luna para presidência da Petrobras

O Diretor-Geral da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, participa de audiência pública na comissão de minas e energia da Câmara dos Deputados.
© Marce­lo Camargo/Agência Bras (Repro­dução)

Indicação veio depois de seguidos aumentos no preço dos combustíveis


Pub­li­ca­do em 19/02/2021 — 20:16 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 19/02/2021 — 22:46

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro anun­ciou na noite des­ta sex­ta-feira (19) a indi­cação de novo nome para a presidên­cia da Petro­bras. Em postagem nas redes soci­ais, Bol­sonaro com­par­til­hou uma nota ofi­cial do Min­istério das Minas e Ener­gia (MME) que infor­ma a indi­cação do gen­er­al Joaquim Sil­va e Luna para sub­sti­tuir Rober­to Castel­lo Bran­co, que está no car­go des­de o iní­cio do gov­er­no, em janeiro de 2019.

“O gov­er­no decid­iu indicar o sen­hor Joaquim Sil­va e Luna para cumprir uma nova mis­são, como con­sel­heiro de admin­is­tração e pres­i­dente da Petro­bras, após o encer­ra­men­to do ciclo, supe­ri­or a dois anos, do atu­al pres­i­dente, sen­hor Rober­to Castel­lo Bran­co”, diz a nota, assi­na­da pela Asses­so­ria de Comu­ni­cação Social do MME. Sil­va e Luna foi min­istro da Defe­sa no gov­er­no Michel Temer e, des­de janeiro de 2019, ocu­pa o car­go de dire­tor-ger­al da Itaipu Bina­cional, empre­sa públi­ca dirigi­da pelos gov­er­nos do Brasil e do Paraguai, respon­sáv­el pela gestão da usi­na hidrelétri­ca.

A mudança na Petro­bras ocorre em meio a recentes aumen­tos no preço dos com­bustíveis e um dia depois do gov­er­no anun­ciar que vai zer­ar os impos­tos fed­erais que inci­dem sobre o gás liq­ue­feito de petróleo (GLP) – o gás de coz­in­ha – e o óleo diesel. No iní­cio da tarde, durante um com­pro­mis­so ofi­cial no inte­ri­or de Per­nam­bu­co, Bol­sonaro voltou a criticar os rea­justes fre­quentes no preço dos com­bustíveis e pre­nun­ciou mudanças que faria na Petro­bras, mas sem abrir mão da atu­al políti­ca de preços da com­pan­hia.

“Anun­cio que ter­e­mos mudança sim na Petro­bras. Jamais vamos inter­ferir nes­ta grande empre­sa e na sua políti­ca de preços, mas o povo não pode ser sur­preen­di­do com cer­tos rea­justes”, afir­mou.

Petrobras

Em nota a Petro­bras infor­mou na noite des­ta sex­ta-feira que rece­beu um ofí­cio do Min­istério das Minas e Ener­gia para con­vo­car uma Assem­bleia Ger­al Extra­ordinária da estatal para “pro­mover a sub­sti­tu­ição e eleição de mem­bro do Con­sel­ho de Admin­is­tração, e indi­can­do Joaquim Sil­va e Luna, em sub­sti­tu­ição a Rober­to da Cun­ha Castel­lo Bran­co.” O ofí­cio tam­bém solici­ta que Sil­va e Luna seja avali­a­do pelo Con­sel­ho de Admin­is­tração da Petro­bras para o car­go de pres­i­dente.

Segun­do a nota, a União tam­bém propõe, em razão do fato da Assem­bleia Ger­al Ordinária mais recente ter ado­ta­do o voto múlti­p­lo, ” que todos os mem­bros do Con­sel­ho de Admin­is­tração sejam, ime­di­ata­mente, recon­duzi­dos na própria Assem­bleia Ger­al Extra­ordinária, para cumpri­men­to do restante dos respec­tivos mandatos.

A Petro­bras tam­bém esclare­ceu que Rober­to Castel­lo Bran­co e os demais dire­tores exec­u­tivos da empre­sa têm manda­to até 20 de março de 2021.

Matéria alter­a­da às 22h45 para acrésci­mo de nota da Petro­bras.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio aprova PL que extingue licença prêmio e muda horário de professo

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para apreciação do prefeito Vitor Abdala — Repórter …