...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Bolsonaro recebe primeira videochamada com 5G

Bolsonaro recebe primeira videochamada com 5G

(Brasília - DF, 09/04/2021) Fábio Faria, Ministro de Estado das Comunicações (videochamada). Foto: Marcos Corrêa/PR
Repro­dução: © Mar­cos Corrêa/PR

A chamada foi feita pelo mininistro Fábio Faria, de São Paulo


Pub­li­ca­do em 09/04/2021 — 12:32 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro rece­beu hoje (9) a primeira videochama­da da Améri­ca Lati­na uti­lizan­do a tec­nolo­gia 5G stand­alone de conec­tivi­dade móv­el — o 5G puro, com rede inde­pen­dente e de maior qual­i­dade. A lig­ação para o Palá­cio do Planal­to, em Brasília, foi fei­ta pelo min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, da sede da Nokia, em São Paulo.

O even­to des­ta sex­ta-feira faz parte de uma série de demon­strações de fab­ri­cantes da tec­nolo­gia 5G ao gov­er­no brasileiro. A pre­visão é que o leilão do 5G no país ocor­ra até o meio deste ano e que até jun­ho de 2022, a tec­nolo­gia este­ja fun­cio­nan­do em todas as cap­i­tais brasileiras. Antes dis­so, as oper­ado­ras devem disponi­bi­lizar a solução híbri­da – non-stand­alone, que com­par­til­ha redes já exis­tentes do 3G e do 4G.

edi­tal do leilão foi aprova­do pelo Con­sel­ho Dire­tor da Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel) em fevereiro e ago­ra pas­sa pela análise do Tri­bunal de Con­tas da União (TCU). A expec­ta­ti­va é que essa eta­pa seja con­cluí­da até o fim do primeiro semes­tre.

Para o pres­i­dente Bol­sonaro, o 5G trará reflex­os impor­tantes na sociedade, não só para a conec­tivi­dade entre as pes­soas, mas para o desen­volvi­men­to dos setores empre­sar­i­al e indus­tri­al. “Assis­ti­mos durante a pan­demia ago­ra que o con­sumo de inter­net aumen­tou em mais de 50%. Real­mente o 5G vem em boa hora porque nós do Brasil pre­cisamos cada vez mais inte­grar a regiões, em espe­cial, ain­da existe um deser­to na Região Norte e no nos­so queri­do Nordeste. Com essa tec­nolo­gia vamos avançar e muito”, disse.

A quin­ta ger­ação de tec­nolo­gia para redes móveis e de ban­da larga de per­mite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápi­do que o padrão de quar­ta ger­ação (4G), por uti­lizar um espec­tro de rádio mais abrangente, o que per­mite que mais apar­el­hos móveis se conectem simul­tane­a­mente, com mais esta­bil­i­dade do que as redes atu­ais. Além dis­so, a tec­nolo­gia favorece a uso de fer­ra­men­tas inteligentes, inter­conexão de equipa­men­tos e máquinas em tem­po real e da chama­da Inter­net das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Durante a videochama­da des­ta sex­ta-feira, Faria tam­bém mostrou as ante­nas 5G que foram insta­l­adas no Palá­cio do Planal­to e na sede da Nokia e que serão espal­hadas pelo país para, segun­do ele, levar conec­tivi­dade a todos os brasileiros. O min­istro con­tou que, no dia 5 de maio, haverá um “dia dig­i­tal” no gov­er­no, com a demon­stração com drones, robôs e aplica­tivos. “Para que a pop­u­lação ten­ha noção do que ter­e­mos no futuro”, disse.

Para poder uti­lizar o serviço, porém, o usuário terá de ter em mãos um apar­el­ho celu­lar que seja com­patív­el com a tec­nolo­gia 5G.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anistia seria preocupante e mau exemplo, dizem juristas

Perdão fragilizaria democracia, avalia professor da USP Vitor Abdala — repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …