...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Esportes / Botafogo avança e faz final da Libertadores com o Atlético-MG

Botafogo avança e faz final da Libertadores com o Atlético-MG

Alvinegro se classifica mesmo com derrota de 3 a 1 para o Peñarol

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 31/10/2024 — 00:07
Rio de Janeiro
Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

O Botafo­go garan­tiu a clas­si­fi­cação para a final da Copa Lib­er­ta­dores, onde medirá forças com o Atléti­co-MG. A vaga na decisão veio após o Alvine­gro de Gen­er­al Sev­e­ri­ano ser der­ro­ta­do por 3 a 1 pelo Peñarol (Uruguai), na noite des­ta quar­ta-feira (30) no está­dio Cen­tenário, em Mon­te­v­idéu. A Rádio Nacional trans­mi­tiu o con­fron­to deci­si­vo ao vivo.

O Botafo­go garan­tiu pela primeira vez na sua história a pre­sença na final de uma Copa Lib­er­ta­dores por ter golea­do a equipe urugua­ia por 5 a 0 na últi­ma sem­ana no está­dio Níl­ton San­tos, no Rio de Janeiro. Com a decisão entre o time de Gen­er­al Sev­e­ri­ano e o Galo, no dia 30 de novem­bro no está­dio Mon­u­men­tal de Nuñez, em Buenos Aires (Argenti­na), o títu­lo da com­petição ficará pela sex­ta vez con­sec­u­ti­va com uma equipe do Brasil.

Classificação sofrida

Após con­stru­ir uma grande van­tagem na par­ti­da de ida, o téc­ni­co Artur Jorge optou por man­dar a cam­po uma equipe alter­na­ti­va, optan­do por deixar de fora nomes impor­tantes como os ata­cantes Igor Jesus e Luiz Hen­rique, o meio-camp­ista argenti­no Alma­da e o zagueiro argenti­no Alexan­der Bar­boza.

Sem con­tar com sua força máx­i­ma, e diante de um Peñarol empurra­do por sua tor­ci­da, o Botafo­go encon­trou muitas difi­cul­dades, em espe­cial no primeiro tem­po, no qual a equipe urugua­ia foi supe­ri­or, inclu­sive abrindo o placar aos 30 min­u­tos com um chutaço da inter­mediária de Jaime Báez. O gol deu ain­da mais força aos uruguaios, mas o placar per­maneceu inal­ter­ado até o inter­va­lo. Na saí­da para o vestiário o goleiro Aguerre acabou expul­so após agredir John.

Mes­mo com um homem a menos o Peñarol man­teve a pressão e aos 20, nova­mente com Jaime Báez, con­seguiu ampli­ar para 2 a 0. Aos 24 min­u­tos o Botafo­go tam­bém ficou com um homem a menos, quan­do Mateo Ponte rece­beu o segun­do amare­lo para ser expul­so da par­ti­da.

Diante da difi­cul­dade na par­ti­da o téc­ni­co Artur Jorge começou a colo­car em cam­po alguns tit­u­lares. Um deles foi o argenti­no Alma­da, que descon­tou aos 42 min­u­tos após boa joga­da com o volante Mar­lon Fre­itas. Um min­u­to depois Batista rece­beu lança­men­to den­tro da área, domi­nou e final­i­zou para dar números finais ao placar.

Des­ta for­ma, mes­mo com o revés, o Botafo­go garan­tiu pre­sença na final de uma edição da Lib­er­ta­dores pela primeira vez na história.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Flamengo é bicampeão carioca após empate sem gols com Fluminense

É o 39º título do Rubro-Negro que venceu jogo de ida por 2 a 1 …