...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Saúde / Botucatu, no interior paulista, deve abrigar Centro de Biofármacos

Botucatu, no interior paulista, deve abrigar Centro de Biofármacos

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Protocolo de intenções foi assinado neste sábado com a Unesp


Pub­li­ca­do em 19/03/2022 — 15:39 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Pro­to­co­lo de intenções para a cri­ação de um Cen­tro Nacional de Biofár­ma­cos e Bio­molécu­las foi assi­na­do hoje (19), em Botu­catu, no inte­ri­or paulista, entre o Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações (MCTI) e a Uni­ver­si­dade Estad­ual Paulista Júlio de Mesqui­ta Fil­ho (Une­sp). 

O cen­tro vai per­mi­tir escalonar a pro­dução de medica­men­tos biológi­cos. Entre os novos medica­men­tos que poderão ser pro­duzi­dos estão os Insumos Far­ma­cêu­ti­cos Ativos (IFAs), que são usa­dos, por exem­p­lo, na pro­dução de vaci­nas.

O cen­tro terá 1.470 met­ros quadra­dos e abri­gará lab­o­ratórios de pesquisa e espaço de cowork­ing ( tra­bal­ho colab­o­ra­ti­vo ou coop­er­a­ti­vo) para hospedar star­tups de biotec­nolo­gia. O pré­dio terá ain­da alas fab­ril e de con­t­role de qual­i­dade. A fábri­ca terá capaci­dade de pro­duzir amostras para pesquisa e testes clíni­cos.

Durante o even­to, o min­istro do MCTI, Mar­cos Pontes, desta­cou a ini­cia­ti­va como meio de aprox­i­mar o con­hec­i­men­to às neces­si­dades da sociedade. “Uma das coisas que a gente notou na pan­demia logo de cara foi esse gap (lacu­na)”, afir­mou. Segun­do Pontes, a cada cin­co papers pub­li­ca­dos por cien­tis­tas brasileiros, só um é uti­liza­do de for­ma práti­ca no país. “O que está fal­tan­do? Lig­ação entre pesquisa e empre­sas.”

Para o reitor da Une­sp, Pasqual Bar­ret­ti, a uni­ver­si­dade “não tem dire­ito de se desconec­tar das políti­cas públi­cas”. Ele lem­brou que a pan­demia mostrou a importân­cia e o taman­ho do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). “O SUS tem que avançar e essas medi­das na área de ciên­cia e tec­nolo­gia vão traz­er a ciên­cia para per­to do SUS e ele será ain­da maior para o bem da sociedade e para o bem de todos.”

De acor­do com o MTCI, ain­da não está definido o val­or dos recur­sos que serão des­ti­na­dos à cri­ação do cen­tro.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Autorização entra em vigor em 30 dias Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …