...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Saúde / Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

Repro­du­ção: © AGUSTIN MARCARIAN

Até esta quarta-feira, país registrou 1.079 mortes pela doença


Publi­ca­do em 27/12/2023 — 16:36 Por Cami­la Boehm – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

O Bra­sil bateu recor­de de mor­tes por den­gue no ano de 2023. Dados divul­ga­dos pelo Minis­té­rio da Saú­de, por meio do Sis­te­ma de Infor­ma­ção de Agra­vos de Noti­fi­ca­ção (Sinan onli­ne), reve­lam que foram 1.079 mor­tes pela doen­ça até esta quar­ta-fei­ra (27).

Na série his­tó­ri­ca divul­ga­da pela pas­ta, tam­bém com base no Sinan, o mai­or núme­ro de óbi­tos no perío­do de um ano com­ple­to ocor­reu em 2022, quan­do che­gou a 1.053 regis­tros. Em segui­da, vem o ano de 2015, com 986 mor­tes.

Ques­ti­o­na­do sobre o recor­de, o Minis­té­rio da Saú­de infor­mou que, com a pre­vi­são de aumen­to de casos, cer­ca de 11,7 mil pro­fis­si­o­nais de saú­de foram capa­ci­ta­dos em 2023 para mane­jo clí­ni­co, vigi­lân­cia e con­tro­le de arbo­vi­ro­ses, que são infec­ções cau­sa­das por vírus trans­mi­ti­dos, prin­ci­pal­men­te, por mos­qui­tos.

“O Minis­té­rio da Saú­de vai inves­tir R$ 256 milhões no for­ta­le­ci­men­to da vigi­lân­cia das arbo­vi­ro­ses. O momen­to é de inten­si­fi­car os esfor­ços e as medi­das de pre­ven­ção por par­te de todos para redu­zir a trans­mis­são das doen­ças. Para evi­tar o agra­va­men­to dos casos, a popu­la­ção deve bus­car o ser­vi­ço de saú­de mais pró­xi­mo ao apre­sen­tar os pri­mei­ros sin­to­mas”, diz a nota.

Ain­da segun­do a pas­ta, foi incor­po­ra­da, no últi­mo dia 21, a vaci­na con­tra den­gue no Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS). No entan­to, não será uti­li­za­da em lar­ga esca­la em um pri­mei­ro momen­to, já que o labo­ra­tó­rio fabri­can­te, Take­da, afir­mou que tem uma capa­ci­da­de res­tri­ta de for­ne­ci­men­to de doses. A vaci­na­ção será foca­da em públi­co e regiões pri­o­ri­tá­ri­as, com defi­ni­ção de estra­té­gi­as de uti­li­za­ção das doses dis­po­ní­veis pre­vis­ta para ocor­rer nas pri­mei­ras sema­nas de janei­ro.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados

Repro­du­ção: © Fabio Rodri­gues-Poz­ze­bom/ Agên­cia Bra­sil Dados foram atualizados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde …