...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Saúde / Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

Repro­dução: © AGUSTIN MARCARIAN

Até esta quarta-feira, país registrou 1.079 mortes pela doença


Pub­li­ca­do em 27/12/2023 — 16:36 Por Cami­la Boehm – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Dados divul­ga­dos pelo Min­istério da Saúde, por meio do Sis­tema de Infor­mação de Agravos de Noti­fi­cação (Sinan online), rev­e­lam que foram 1.079 mortes pela doença até esta quar­ta-feira (27).

Na série históri­ca divul­ga­da pela pas­ta, tam­bém com base no Sinan, o maior número de óbitos no perío­do de um ano com­ple­to ocor­reu em 2022, quan­do chegou a 1.053 reg­istros. Em segui­da, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

Ques­tion­a­do sobre o recorde, o Min­istério da Saúde infor­mou que, com a pre­visão de aumen­to de casos, cer­ca de 11,7 mil profis­sion­ais de saúde foram capac­i­ta­dos em 2023 para mane­jo clíni­co, vig­ilân­cia e con­t­role de arbovi­ros­es, que são infecções cau­sadas por vírus trans­mi­ti­dos, prin­ci­pal­mente, por mos­qui­tos.

“O Min­istério da Saúde vai inve­stir R$ 256 mil­hões no for­t­alec­i­men­to da vig­ilân­cia das arbovi­ros­es. O momen­to é de inten­si­ficar os esforços e as medi­das de pre­venção por parte de todos para reduzir a trans­mis­são das doenças. Para evi­tar o agrava­men­to dos casos, a pop­u­lação deve bus­car o serviço de saúde mais próx­i­mo ao apre­sen­tar os primeiros sin­tomas”, diz a nota.

Ain­da segun­do a pas­ta, foi incor­po­ra­da, no últi­mo dia 21, a vaci­na con­tra dengue no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS). No entan­to, não será uti­liza­da em larga escala em um primeiro momen­to, já que o lab­o­ratório fab­ri­cante, Take­da, afir­mou que tem uma capaci­dade restri­ta de fornec­i­men­to de dos­es. A vaci­nação será foca­da em públi­co e regiões pri­or­itárias, com definição de estraté­gias de uti­liza­ção das dos­es disponíveis pre­vista para ocor­rer nas primeiras sem­anas de janeiro.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

Dano podem ser maiores se produto for clandestino, alerta especialista Bruno de Fre­itas Moura – …