...
sábado ,12 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Brasil dialoga com Líbano sobre possível repatriação de brasileiros

Brasil dialoga com Líbano sobre possível repatriação de brasileiros

Governo brasileiro também dialoga com a Síria sobre o assunto

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 28/09/2024 — 18:32
Brasília
Brasília (DF), 14/12/2023 - O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante declaração à imprensa, após reunião com o Ministro de Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, João Gomes Cravinho, no Palácio do Itamaraty. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O min­istro das Relações Exte­ri­ores, Mau­ro Vieira, dis­cu­tiu neste sába­do (28) com o chancel­er do Líbano, Abdal­lah Bou Habib, a situ­ação de brasileiros que vivem no país e um pos­sív­el plano de repa­tri­ação em meio à escal­a­da dos con­fli­tos na região.

O encon­tro acon­te­ceu em Nova York, onde Mau­ro Vieira e Abdal­lah Bou Habib par­tic­i­pam da Assem­bleia Ger­al das Nações Unidas.

Em nota, o Ita­ma­raty infor­mou que a con­ver­sa entre os chancel­eres abor­dou os ataques aére­os recentes feitos por Israel em ter­ritório libanês e os impactos desse cenário para a comu­nidade brasileira rad­i­ca­da no país.

“Mau­ro Vieira infor­mou ao chancel­er libanês sobre o tra­bal­ho da embaix­a­da [do Brasil] em Beirute de assistên­cia e ori­en­tação à comu­nidade e de recomen­dações vin­cu­ladas à situ­ação de segu­rança naque­le país”, desta­cou a pas­ta, em post na rede social Bluesky.

A maior comu­nidade de brasileiros viven­do no Ori­ente Médio atual­mente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país. A imi­gração libane­sa no Brasil tam­bém é forte. Esti­ma-se que 3,2 mil­hões de libane­ses ou descen­dentes de libane­ses vivam no Brasil.

Síria

Fontes do Ita­ma­raty infor­maram à Agên­cia Brasil que, além do Líbano, o gov­er­no brasileiro tam­bém dialo­ga com a Síria sobre uma pos­sív­el repa­tri­ação de brasileiros afe­ta­dos pelos con­fli­tos cres­centes na região.

Neste sába­do (28), Israel con­fir­mou que o chefe do grupo palesti­no Hamas na Síria, Ahmad Muham­mad Fahd, foi mor­to durante um ataque israe­lense nes­ta sex­ta-feira (27).

“O ter­ror­ista foi elim­i­na­do enquan­to plane­ja­va realizar um ataque ter­ror­ista imi­nente”, infor­maram as Forças Armadas de Israel na nota.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Doze milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso a esgoto

Outros 2,1 milhões não têm acesso adequado a água no mundo Ana Cristi­na Cam­pos — …