...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Cultura / Brasil é convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Havana

Brasil é convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Havana

Repro­dução: © Juliana Uepa/Minc

Minc leva escritores e quadrinistas brasileiros para Cuba


Pub­li­ca­do em 16/02/2024 — 15:37 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Brasil é país con­vi­da­do de hon­ra da 32ª Feira Inter­na­cional do Livro de Havana (FILH 2024) em Cuba, que teve iní­cio nes­ta quin­ta-feira (15) e se esten­derá até domin­go (25), no Par­que Históri­co Mil­i­tar Mor­ro-Cabaña. O tema des­ta edição é Ler é Con­stru­ir Iden­ti­dade, com a intenção de pro­mover a leitu­ra como for­ma de for­mar a con­sciên­cia indi­vid­ual e cole­ti­va e o pen­sa­men­to críti­co.

Durante a aber­tu­ra do even­to inter­na­cional, a min­is­tra da Cul­tura do Brasil, Mar­gareth Menezes, agrade­ceu a hom­e­nagem ao Brasil, exal­tou repeti­das vezes a democ­ra­cia e citou a can­to­ra cubana Celia Cruz e a Orques­tra La Sono­ra Matancera como expressões cul­tur­ais  de refer­ên­cia da ilha cariben­ha para o mun­do. Mar­gareth Menezes ain­da recitou ver­sos da canção Quero Ir a Cuba, do músi­co Cae­tano Veloso, como for­ma de mar­car o históri­co de relações diplomáti­cas e coop­er­ação entre os dois país­es, sobre­tu­do no elo cul­tur­al.

Feira Internacional do Livro de Havana - 15.02.24 Foto: Juliana Uepa/MinC
Repro­dução: Min­is­tra Mar­gareth Menezes na Feira Inter­na­cional do Livro de Havana- Juliana Uepa/MinC

A min­is­tra Mar­gareth Menezes tra­tou dos desafios que o Brasil e o mun­do pre­cisam enfrentar no cam­po cul­tur­al e men­cio­nou como o país tem tra­bal­ha­do para imple­men­tar políti­cas estru­tu­rantes de cul­tura como fer­ra­men­tas de desen­volvi­men­to econômi­co e ger­ação de emprego e ren­da. “Ler é um ato rev­olu­cionário. Por meio da leitu­ra dos livros e da lit­er­atu­ra podemos ter con­ta­to com o nos­so mun­do e com o mun­do dos out­ros.”

As atrações musi­cais apre­sen­tadas na cer­imô­nia foram Aquarela do Brasil, de Ary Bar­roso, toca­da pelos músi­cos brasileiros pai e fil­ho, Fer­nan­do César e Ben­to Tibúr­cio, com ban­dolim e vio­lão, e El Bodeguero, com a Orques­tra Aragón de Cuba.

Atos

Na noite des­ta quin­ta-feira, a min­is­tra tam­bém inau­gurou o Pavil­hão do Brasil na feira. O Min­istério da Cul­tura lev­ou ao local seis mil exem­plares de livros da lit­er­atu­ra brasileira traduzi­dos para o Espan­hol para doação.

Os min­istérios da Cul­tura de ambos os país­es, rep­re­sen­ta­dos pela min­is­tra Mar­gareth Menezes e pelo min­istro Alpidio Alon­so Grau, assi­naram, nes­ta quin­ta-feira (15) o Mem­o­ran­do de Entendi­men­to (MoU) para real­iza­ção de ações con­jun­tas de coop­er­ação e inter­câm­bio cul­tur­al.

Comitiva brasileira

Com o obje­ti­vo de difundir a cul­tura brasileira por meio do incen­ti­vo à leitu­ra e for­mação de novos leitores, o Min­istério da Cul­tura (MinC) e o Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE) levaram ao even­to inter­na­cional 15 escritores e escritoras brasileiros de diver­sos gêneros da lit­er­atu­ra. São eles: o imor­tal da Acad­e­mia Brasileira de Letras e ativista indí­ge­na, Ail­ton Kre­nak; a nova imor­tal da Acad­e­mia Mineira de Letras, Con­ceição Evaris­to; a gan­hado­ra do Prêmio Jabu­ti de Con­tos 2022, Eliana Alves Cruz; além de Elisa Lucin­da, Emi­ci­da, Frei Bet­to, Jarid Arraes, Jefer­son Tenório, Marce­lo D’ Salete, Már­cia Kam­be­ba, Cid­in­ha da Sil­va, Graça Graú­na, Otávio Júnior, Socor­ro Aci­oly e Patri­cia Melo.

Ain­da com­põem a comi­ti­va brasileira os quadrin­istas Ana Luiza de Souza Fre­itas, Gidalti Oliveira Moura Júnior, Alci­mar Mendes Frazão, João Car­los Pires Pin­heiro, Sir­lene Fran­cis­co Bar­bosa e a curado­ra da Bien­al de Quadrin­hos de Curiti­ba, Luciana Fal­con Ansel­mi.

De acor­do com o Minc, os brasileiros foram escol­hi­dos por uma curado­ria tri­par­tite com­pos­ta por rep­re­sen­tantes do MinC, da Fun­dação Bib­liote­ca Nacional (FBN) e do Insti­tu­to Guimarães Rosa, do MRE. O grupo desem­bar­cou acom­pan­hado tam­bém do secretário de For­mação, Livro e Leitu­ra do MinC, Fabi­ano Piú­ba, e do pres­i­dente da (FBN), Mar­co Luc­ch­esi.

Feira Internacional do Livro de Havana - 15.02.24 Foto: Juliana Uepa/MinC
Repro­dução: Feira Inter­na­cional do Livro de Havana, por Juliana Uepa/MinC

Para a min­is­tra, as feiras inter­na­cionais de livros exercem um papel fun­da­men­tal na democ­ra­ti­za­ção de aces­so, no for­t­alec­i­men­to de riqueza cul­tur­al e literária. Conec­tam, tam­bém, cul­turas, lín­guas, e sim­bolo­gias difer­entes em um movi­men­to comum. “Nós, do Min­istério da Cul­tura, temos procu­ra­do incluir a lit­er­atu­ra negra, indí­ge­na, das fave­las, dos quilom­bos, dos ter­reiros, das aldeias, das cidades, da roça: uma lit­er­atu­ra que cel­e­bra nos­so lega­do, aque­les e aque­las que vier­am antes; mas fin­ca­da em nos­so tem­po, em nos­sa con­tem­po­ranei­dade”.

Feira do Livro de Havana

A 32ª Feira Inter­na­cional do Livro de Havana (FILH 2024), que tem o Brasil como con­vi­da­do de hon­ra, é ded­i­ca­do a dois cubanos: a filó­so­fa e pesquisado­ra, Isabel Mon­al, e o escritor e pro­fes­sor de arte, Fran­cis­co López Sacha .

Até 25 de fevereiro, o even­to reunirá em Havana escritores, leitores, ilustradores, edi­tores, design­ers, dis­tribuidores, livreiros, bib­liotecários, tradu­tores, entre out­ros profis­sion­ais do seg­men­to.

Os par­tic­i­pantes encon­tram no mes­mo local exposição de obras, bib­liote­ca, novi­dades edi­to­ri­ais, salas de debates. Escritores podem com­er­cializar, pro­mover e nego­ciar exem­plares da lit­er­atu­ra cubana e estrangeira com diver­si­dade temáti­ca, de gêneros e for­matos, dire­ta­mente com públi­co leitor e empresários.

Na pro­gra­mação, se desta­cam o Salão Profis­sion­al do Livro, onde ocor­rerão a Ofic­i­na Nacional do Livreiro; o Encon­tro de Edi­tores e Tradu­tores Literários; o Encon­tro de His­to­ri­adores e os colóquios de Ciên­cias Soci­ais e de Saúde Humana e Meio Ambi­ente.

Além dis­so, estão pre­vis­tos o Even­to de Pub­li­cações Seri­ais e Mídia Dig­i­tal, o Encon­tro de Jovens Escritores da Iberoaméri­ca e o Encon­tro de Pro­mo­tores de Poe­sia e entre­gas de prêmios a autores e out­ros destaques do ramo literário.

A pro­gra­mação com­ple­ta pode ser con­feri­da no site ofi­cial do even­to.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …