...
sábado ,25 maio 2024
Home / Política / Brasil é convidado para reunião no Egito sobre crise em Gaza

Brasil é convidado para reunião no Egito sobre crise em Gaza

Repro­du­ção: © REUTERS/AMR ABDALLAH DALSH

Presidência da República enviará representante


Publi­ca­do em 18/10/2023 — 22:21 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O gover­no do Egi­to, país que faz fron­tei­ra com a Fai­xa de Gaza, na Pales­ti­na, con­vi­dou o Bra­sil para par­ti­ci­par de uma cúpu­la com outros paí­ses para dis­cu­tir a guer­ra entre Isra­el e o gru­po Hamas. A infor­ma­ção foi con­fir­ma­da à Agên­cia Bra­sil pela Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca. O pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va se recu­pe­ra de uma cirur­gia no qua­dril e não pode via­jar. Um repre­sen­tan­te irá em seu lugar, mas o nome ain­da não foi anun­ci­a­do. A cúpu­la ocor­re­rá nes­te sába­do (21), no Cai­ro, capi­tal egíp­cia.

O foco prin­ci­pal do encon­tro é a cri­se huma­ni­tá­ria em Gaza. O ter­ri­tó­rio está cer­ca­do e sofren­do bom­bar­dei­os con­tí­nu­os das for­ças mili­ta­res de Isra­el, des­de a eclo­são de um novo con­fli­to, há pou­co mais de uma sema­na, quan­do o Hamas pro­mo­veu uma série de ata­ques em ter­ri­tó­rio isra­e­len­se, que resul­tou na mor­te de cen­te­nas de civis e pro­vo­cou uma for­te con­tra­o­fen­si­va.

O con­vi­te ao Bra­sil ocor­re após a ten­ta­ti­va do país, que pre­si­de atu­al­men­te o Con­se­lho de Segu­ran­ça das Nações Uni­das, de apro­var uma reso­lu­ção sobre o con­fli­to no cole­gi­a­do. A diplo­ma­cia bra­si­lei­ra obte­ve amplo apoio em tor­no de um tex­to de con­sen­so, mas a opo­si­ção dos Esta­dos Uni­dos, que é mem­bro per­ma­nen­te do Con­se­lho a tem direi­to a veto, frus­trou a expec­ta­ti­va de ver a reso­lu­ção apro­va­da. Além do Egi­to e Bra­sil, outros paí­ses ára­bes, como Jor­dâ­nia, Catar e Tur­quia devem par­ti­ci­par, mas nenhu­ma lis­ta ofi­ci­al dos paí­ses par­ti­ci­pan­tes foi divul­ga­da até o momen­to.

No últi­mo fim de sema­na, Lula falou por tele­fo­ne com o pre­si­den­te do Egi­to. Um avião da Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca está no país e aguar­da para fazer a repa­tri­a­ção de cer­ca de 30 bra­si­lei­ros que estão em Gaza, per­to da fron­tei­ra com o Egi­to. A tra­ves­sia da fron­tei­ra ain­da não foi auto­ri­za­da.

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Declaração de presidente do Senado ocorre após falas de …