...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Noticias / Brasil e França terão bolsa de residências artísticas este ano

Brasil e França terão bolsa de residências artísticas este ano

Repro­dução villa-tijuca.com/

As inscrições são gratuitas


Pub­li­ca­do em 12/02/2022 — 11:12 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Estão aber­tas até terça-feira (15), via for­mulário online, as inscrições para pro­po­nentes brasileiros e france­ses par­tic­i­parem do pro­gra­ma Cruza­men­tos, ini­cia­ti­va do Chail­lot — Théâtre Nation­al de la Danse (Paris), da MC2: Greno­ble — Mai­son de la Cul­ture (Greno­ble), em parce­ria com a Fun­dação Nacional de Artes (Funarte), no âmbito da “La Fab­rique des Rési­dences”, do Insti­tut Français. As inscrições são gra­tu­itas e fazem parte do Edi­tal Bol­sa Funarte e Aliança France­sa de Residên­cias Artís­ti­cas em Artes Cêni­cas — Brasil / França 2021.

Esse é o primeiro pro­gra­ma de residên­cias artís­ti­cas no Brasil e na França, lança­do pela “Vil­laTi­ju­ca”, da Aliança France­sa para o ano de 2022. O obje­ti­vo é estim­u­lar residên­cias artís­ti­cas no Brasil e na França para pro­mover o inter­câm­bio e a co-cri­ação entre artis­tas dos dois país­es e que ten­ham dese­jo de realizar uma residên­cia de pesquisa con­jun­ta.

Teatro, dança

Os pro­je­tos inter­es­sa­dos em par­tic­i­par da seleção devem reunir artis­tas ou cole­tivos france­ses e brasileiros para uma residên­cia artís­ti­ca na área das artes cêni­cas, que envolvem teatro, dança, cir­co, entre out­ras áreas, explic­i­tan­do os par­ceiros no momen­to de inscrição. Os demais critérios para par­tic­i­pação estão disponíveis nos sites da Vil­la Tiju­ca e no Edi­tal Bol­sa Funarte — Aliança France­sa.

Serão sele­ciona­dos qua­tro pro­je­tos para rece­ber recur­sos finan­ceiros para real­iza­ção de um mês de residên­cia na França e um mês no Brasil, até o final deste ano. A divul­gação dos vence­dores está pre­vista para o iní­cio do segun­do trimestre. Os par­tic­i­pantes poderão acom­pan­har as infor­mações pelos sites.

O dire­tor cul­tur­al da Aliança France­sa do Rio de Janeiro, Quentin Richard, esclare­ceu que a Vil­la Tiju­ca é aber­ta ao diál­o­go de cul­turas e bus­ca inci­tar e apoiar as co-cri­ações entre artis­tas dos dois país­es, tan­to no Brasil como na França. Por meio das con­vo­catórias for­mu­ladas em parce­ria com insti­tu­ições cul­tur­ais bilat­erais, Quentin Richard desta­cou que “este ecos­sis­tema de ini­cia­ti­vas e ideias é pen­sa­do para desen­volver e val­orizar a imple­men­tação de residên­cias de pesquisa, exper­i­men­tações e de cri­ação, estando sem­pre acessív­el a todos os públi­cos”.

Benefícios

Os pro­je­tos sele­ciona­dos rece­berão recur­sos e bene­fí­cios da Funarte e das insti­tu­ições france­sas. Para os artis­tas ou cole­tivos brasileiros sele­ciona­dos, a con­tribuição da Funarte será uma bol­sa, por pro­je­to, no val­or de R$ 26.250 para cobrir os gas­tos da residên­cia. Para os artis­tas ou cole­tivos france­ses, a con­tribuição da Aliança France­sa do Brasil em con­jun­to com o Insti­tut Français, através do dis­pos­i­ti­vo A Fábri­ca de Residên­cias, será des­ti­na­da quan­tia fixa de mil euros por artista, lim­i­ta­da a dois artis­tas france­ses por pro­je­to, além do finan­cia­men­to de duas pas­sagens de avião por pro­je­to, com val­or máx­i­mo de mil euros por pas­sagem de ida e vol­ta.

Para o pro­je­to em ger­al, inde­pen­dente da nacional­i­dade, a con­tribuição do Chail­lot — Théâtre Nation­al de la Danse e da MC2: Greno­ble — Mai­son de la Cul­ture envolverá suporte finan­ceiro entre 10 mil euros e 30 mil euros por pro­je­to, visan­do cobrir os gas­tos de residên­cia na França e no Brasil.

Villa Tijuca

A Vil­la Tiju­ca tem seu nome inspi­ra­do pelo tradi­cional bair­ro da zona norte car­i­o­ca. Tra­ta-se de um pro­je­to de espaço de recur­sos para as residên­cias entre a França e o Brasil. Ini­cia­ti­va da Aliança France­sa do Rio de Janeiro, a vila de ter­ritório con­sti­tui o primeiro pas­so de um dis­pos­i­ti­vo de residên­cias ain­da mais vas­to que, partin­do da Aliança France­sa da Tiju­ca, poderá ser apli­ca­do não somente no Rio de Janeiro como em out­ras cidades brasileiras, adiantou o dire­tor cul­tur­al.

Emb­o­ra esse primeiro pro­gra­ma da Vil­la Tiju­ca de incen­ti­vo à cul­tura abran­ja as artes cêni­cas, o pro­je­to da Vil­la Tiju­ca já definiu os próx­i­mos seg­men­tos cul­tur­ais que serão con­tem­pla­dos: fotografia e músi­ca.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …