...
sexta-feira ,4 outubro 2024
Home / Noticias / “Brasil é o meu segundo país”, diz palestino vindo de Gaza

“Brasil é o meu segundo país”, diz palestino vindo de Gaza

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Repatriados seguem para RJ, SP e ES para passar Natal com parentes


Pub­li­ca­do em 23/12/2023 — 12:11 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O palesti­no Mar­wan Saud Abu Sada é um dos 30 pas­sageiros que chegou ao Brasil, no iní­cio da man­hã deste sába­do (23), vin­do da Faixa de Gaza, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo embar­cou no Cairo, no Egi­to, pela Oper­ação Voltan­do em Paz, do gov­er­no fed­er­al. 

Mar­wan Saud Abu Sada (foto em destaque) veio acom­pan­hado de um fil­ho e do irmão. Nas próx­i­mas horas, os três devem seguir ao Rio de Janeiro para encon­trar com out­ros par­entes que chegaram há duas sem­anas em solo brasileiro. De acor­do com Mar­wan Saud Abu Sada, naque­la ocasião, ele não con­seguiu embar­car no mes­mo voo que a família, por terem tido os vis­tos nega­dos.

Mar­wan está pela ter­ceira vez no Brasil. Ao desem­bar­car na Base Aérea de Brasília, ele agrade­ceu o acol­hi­men­to. “Brasil é o meu segun­do país. Eu agradeço muito pelo o que fiz­er­am pela gente. Esta­mos nos sentin­do muito bem. A situ­ação aqui é boa, as pes­soas são legais”.

Ele com­para a situ­ação ao chegar ao con­fli­to vivi­do no ter­ritório palesti­no dom­i­na­do pelo grupo Hamas e sob bom­bardeios de Israel, des­de novem­bro. “A situ­ação é muito difí­cil. Não há lugar seguro em Gaza. As cri­anças estão sem­pre com medo. Nós nos mudamos do Norte para o Sul da Gaza porque diziam que era mais seguro, mas não era”, desabafou o palesti­no que, por ora, não tem a intenção de retornar ao local do con­fli­to.

Assistência à saúde

Voo da FAB traz terceiro grupo de brasileiros de repatriados que estava na Faixa de Gaza.
Repro­dução: Voo da FAB traz ter­ceiro grupo de brasileiros repa­tri­a­dos vin­dos de Gaza. Foto: Gov/FAB

Den­tro da aeron­ave KC-30 da FAB, entre os 30 repa­tri­a­dos, 16 são brasileiros e bina­cionais e out­ros 14 par­entes palesti­nos res­gata­dos de Gaza. O grupo tem 14 cri­anças, 11 mul­heres e cin­co home­ns e con­tou com a assistên­cia de seis profis­sion­ais de saúde (dois médi­cos, dois psicól­o­gos, um enfer­meiro e um téc­ni­co de enfer­magem).

Durante o voo, a equipe aten­deu deman­das da parte psi­cológ­i­ca dos pas­sageiros, como parte de acol­hi­men­to real­iza­do. A médi­ca da FAB, major Chris­tiane Loureiro, disse que, ape­sar da bar­reira do idioma, pois muitos repa­tri­a­dos não tin­ham fluên­cia em inglês ou por­tuguês, ape­nas falavam em árabe, não hou­ve imped­i­men­to para prestar a assistên­cia necessária. “A gente con­seguiu, com ale­gria, faz­er essa inter­ação com as cri­anças. Vocês viram que, quan­do eles desce­r­am, estavam felizes e isso foi muito impor­tante e grat­i­f­i­cante para a gente”, emo­ciona-se Chris­tiane Loureiro.

A equipe médi­ca não teve con­ta­to com o homem de 73 anos, que sofreu um aci­dente vas­cu­lar cere­bral (AVC), antes do embar­que ao Brasil, nes­ta sex­ta-feira e pre­cisou ser encam­in­hado a um hos­pi­tal egíp­cio para cuida­dos de saúde.

A profis­sion­al Chris­tiane Loureiro disse que a equipe fez um con­ta­to prévio com os pas­sageiros para ver­i­ficar as deman­das, ain­da no hall do hotel no Cairo. A major acres­cen­ta que “durante o deslo­ca­men­to, tudo transcor­reu de for­ma nat­ur­al, de for­ma tran­quila” e eles pud­er­am dar a acol­hi­men­to e assistên­cia a cri­anças e adul­tos.

Brasília (DF) 28/11/2023 - A major Chistiane durante entrevista após chegada do terceiro grupo de repatriados vindos de Gaza chega ao Brasil,Voo pousou na manhã deste sábado em Brasília.Desde o início do conflito, são 1.555 passageiros e 53 pets resgatados em 13 voos que já regressaram ao Brasil, vindos tanto de Israel como da Faixa de Gaza. Foto:José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília (DF) — Major Chris­tiane Loureiro fala sobre atendi­men­to médi­co a repa­tri­a­dos durante voo — Foto: José Cruz/Agência Brasil

Todos os repa­tri­a­dos ain­da per­manecem, na man­hã deste sába­do, no hotel de pas­sagem da Base Aérea de Brasília, onde recebem apoio psi­cológi­co, de saúde, vaci­nas e doc­u­men­tação de migração de uma equipe mul­ti­profis­sion­al.

A pre­visão do gov­er­no brasileiro é que todos os repa­tri­a­dos deste ter­ceiro blo­co pos­sam pas­sar o feri­ado Natal com os famil­iares e embar­quem, ain­da neste sába­do, a três des­ti­nos: Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória (ES).

Repatriação palestina

Os 30 brasileiros e palesti­nos que chegaram ao Brasil neste sába­do (23) rep­re­sen­tam o ter­ceiro grupo de repa­tri­a­dos que estavam em Gaza.

De acor­do com a Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social (Sec­om) da Presidên­cia da Repúbli­ca, ao somar as três oper­ações, já são 141 brasileiros e par­entes próx­i­mos res­gata­dos deste ter­ritório palesti­no.

A rep­re­sen­tação diplomáti­ca do Brasil na cidade palesti­na de Ramala, na Cisjordâ­nia, cal­cu­la que ain­da há 23 pes­soas aguardan­do aprovação das autori­dades para poderem cruzar a fron­teira, em Rafah, a divisa da Faixa de Gaza com o Egi­to.

Cada lista de repa­tri­a­dos pre­cisa ser aprova­da por autori­dades de Israel, do Egi­to e da Palesti­na. Pelo Brasil, as nego­ci­ações de autor­iza­ção de saí­da são inter­me­di­adas pelo Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE), por meio das embaix­adas do país em Tel Aviv (Israel) e no Cairo (Egi­to) e, ain­da, pela rep­re­sen­tação em Ramala.

Balanço da operação

Ao todo, a Oper­ação “Voltan­do em Paz”, do gov­er­no brasileiro, repa­tri­ou em 13 voos da FAB que regres­saram ao Brasil, 1.555 pas­sageiros e 53 pets res­gata­dos.

Além do trans­porte de pes­soas, o Brasil doou e entre­gou, na região do con­fli­to, 40 purifi­cadores de água portáteis; dois kits de medica­men­tos com 267 qui­los; kits voltaicos, total­izan­do seis toneladas; insumos e man­ti­men­tos para assistên­cia human­itária, pesan­do 12 toneladas.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Todos os candidatos a prefeito e vereador de Tocos do Moji/MG da Eleição 2024

Veja os números dos candidatos para o dia da votação em primeiro turno. 02/10/2024 às …