...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Direitos Humanos / Brasil envia ajuda humanitária ao Haiti

Brasil envia ajuda humanitária ao Haiti

Repro­du­ção: © TV Bra­sil

Avião da Força Aérea leva mais de 10 toneladas de insumos


Publi­ca­do em 22/08/2021 — 09:12 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Trin­ta e dois bom­bei­ros e um repre­sen­tan­te do Minis­té­rio do Desen­vol­vi­men­to Regi­o­nal estão a cami­nho do Hai­ti, levan­do cer­ca de 7 tone­la­das de mate­ri­ais e equi­pa­men­tos de emer­gên­cia, além de 3,5 tone­la­das de medi­ca­men­tos e insu­mos estra­té­gi­cos do Minis­té­rio da Saú­de. A mis­são tem por obje­ti­vo aju­dar o Hai­ti a ame­ni­zar os pro­ble­mas decor­ren­tes de ter­remotos que atin­gi­ram o país des­de o dia 14 de agos­to, resul­tan­do em mais de 2 mil mor­tes e 10 mil feri­dos até o momen­to.

O avião de trans­por­te KC-390 Mil­len­nium deco­lou da Base Aérea de Bra­sí­lia na manhã de hoje (22) e a pre­vi­são é de que, após para­das para abas­te­ci­men­to em Cachim­bo (PA) e em Boa Vis­ta (RR), desem­bar­que às 19h25 (horá­rio de Bra­sí­lia) em Por­to Prín­ci­pe, a capi­tal hai­ti­a­na. O retor­no a Bra­sí­lia está pre­vis­to para ama­nhã (23), às 08h20.

Reprodução: O avião leva 10 toneladas de insumos- TV Brasil
Repro­du­ção: O avião leva 10 tone­la­das de insu­mos- TV Bra­sil

Pou­co antes do embar­que, em cerimô­nia na Base Aérea de Bra­sí­lia, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro lem­brou que a soli­da­ri­e­da­de é uma mar­ca do povo bra­si­lei­ro. “Rece­bi o pedi­do e, com o apoio das For­ças Arma­das e do cor­po diplo­má­ti­co, essa mis­são foi arma­da. Esse peque­no con­tin­gen­te terá gran­de mis­são e sim­bo­lis­mo”, dis­se o pre­si­den­te.

Em meio às 3,5 tone­la­das de medi­ca­men­tos e insu­mos envi­a­dos há, segun­do o Minis­té­rio da Defe­sa, cin­co kits que podem, cada um, aten­der até 10 mil pes­so­as em situ­a­ções de desas­tre. Tam­bém foram envi­a­dos mate­ri­ais de uso hos­pi­ta­lar dis­po­ni­bi­li­za­dos pela For­ça Naci­o­nal do SUS, como macas, cola­res cer­vi­cais, biom­bos, além de insu­li­na huma­na tipo regu­lar, medi­ca­men­to que tem ação rápi­da em casos de cho­que, oca­si­o­na­do pela dimi­nui­ção anor­mal do volu­me do san­gue.

Edi­ção: Clau­dia Felc­zak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mídia pública deve ampliar pluralidade no jornalismo, diz estudo

Repro­du­ção: © Tânia Rêgo/Agência Bra­sil Repórteres Sem Fronteiras defende investimento em comunicação pública Publi­ca­do em …