...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Brasil envia para Israel e Egito lista para saída de Gaza com 86 nomes

Brasil envia para Israel e Egito lista para saída de Gaza com 86 nomes

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Itamaraty diz que não há prazo para que essas pessoas saiam da região


Pub­li­ca­do em 21/11/2023 — 17:16 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­no brasileiro elaborou nova lista com 86 pes­soas, entre brasileiros e par­entes de brasileiros, que estão na Faixa de Gaza e que dese­jam sair da zona de con­fli­to no Ori­ente Médio com des­ti­no ao Brasil. A infor­mação foi con­fir­ma­da nes­ta terça-feira (21) pelo Ita­ma­raty. Segun­do o Min­istério das Relações Exte­ri­ores, a lista já foi envi­a­da ao Egi­to e Israel para autor­izem a saí­da dessas pes­soas do enclave palesti­no.

Quan­do o Brasil con­seguiu traz­er os 32 brasileiros que estavam em Gaza, no dia 14 de novem­bro, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va infor­mou que o gov­er­no tra­bal­haria para traz­er todos os nacionais e seus par­entes que dese­jassem sair do local. “A gente vai ten­tar faz­er todo o esforço que estiv­er ao alcance da diplo­ma­cia brasileira”, disse na ocasi­aão.

O Ita­ma­raty, por meio da asses­so­ria de impren­sa, desta­cou que não há pra­zo para que essas pes­soas saiam de Gaza porque ain­da exis­tem out­ras lis­tas de nacionais de out­ros país­es que ain­da não obtiver­am autor­iza­ção para sair do local e que estari­am na frente dessa fila.

A saí­da de estrangeiros tem sido fei­ta aos poucos, com cer­ca de 600 autor­iza­ções por dia. Isso quan­do não há inter­rupções na fron­teira de Rafah, que liga Gaza ao Egi­to.

Segun­do o embaix­ador do Brasil no Egi­to, Pauli­no Fran­co de Car­val­ho Neto, só é autor­iza­da a saí­da de pes­soas da Faixa de Gaza após uma análise dos serviços de segu­rança dos país­es envolvi­dos nes­sas nego­ci­ações, que além de Egi­to e Israel, reúne as autori­dades de Gaza, que é con­tro­la­da pelo Hamas, e de país­es como Esta­dos Unidos e Catar, que atu­am como inter­mediários do con­fli­to.

Família desiste

A família do brasileiro res­gata­do de Gaza Hasan Rabbe, com­er­ciante de 32 anos de idade que vive em São Paulo, dese­ja­va sair da zona de con­fli­to, porém, depois de ter rece­bido ameaças vin­das de pes­soas no Brasil, a família desis­tiu de deixar o local. Hasan tem sido víti­ma de ameaças des­de que chegou ao Brasil, chegan­do a pedir pro­teção ao gov­er­no.

Ele disse à Agên­cia Brasil que sua família, em Gaza, tam­bém tem rece­bido ameaças e, por isso, desi­s­ti­ram de vir. “Infe­liz­mente, a min­ha família não vai chegar aqui. Eles estão receben­do muitas ameaças em Gaza. Por enquan­to, eles desi­s­ti­ram [de vir]. Eu não estou sentin­do segu­rança em man­dar­mos as meni­nas para a esco­la”.

Voos

A Oper­ação Voltan­do em Paz, do gov­er­no fed­er­al, orga­ni­zou dez voos da região do con­fli­to para repa­tri­ar brasileiros e famil­iares. A maio­r­ia saiu de Tel-Aviv, em Israel, um grupo saiu de Amã, na Jordâ­nia, sendo repa­tri­a­dos do ter­ritório palesti­no da Cisjordâ­nia ocu­pa­da. O últi­mo grupo, com 32 pes­soas, deixou a Faixa de Gaza após mais de um mês de ten­são e angús­tia.

Ao todo, a oper­ação trans­portou 1.477 pes­soas e 53 ani­mais domés­ti­cos. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palesti­nos, três boli­vianas e uma jor­da­ni­ana.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros

Avião fará escala em Lisboa para reabastecimento Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 — 13:01 Brasília …