...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias do Mundo / Brasil envia para Israel e Egito lista para saída de Gaza com 86 nomes

Brasil envia para Israel e Egito lista para saída de Gaza com 86 nomes

Repro­du­ção: © Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Itamaraty diz que não há prazo para que essas pessoas saiam da região


Publi­ca­do em 21/11/2023 — 17:16 Por Lucas Por­deus León — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O gover­no bra­si­lei­ro ela­bo­rou nova lis­ta com 86 pes­so­as, entre bra­si­lei­ros e paren­tes de bra­si­lei­ros, que estão na Fai­xa de Gaza e que dese­jam sair da zona de con­fli­to no Ori­en­te Médio com des­ti­no ao Bra­sil. A infor­ma­ção foi con­fir­ma­da nes­ta ter­ça-fei­ra (21) pelo Ita­ma­raty. Segun­do o Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res, a lis­ta já foi envi­a­da ao Egi­to e Isra­el para auto­ri­zem a saí­da des­sas pes­so­as do encla­ve pales­ti­no.

Quan­do o Bra­sil con­se­guiu tra­zer os 32 bra­si­lei­ros que esta­vam em Gaza, no dia 14 de novem­bro, o pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va infor­mou que o gover­no tra­ba­lha­ria para tra­zer todos os naci­o­nais e seus paren­tes que dese­jas­sem sair do local. “A gen­te vai ten­tar fazer todo o esfor­ço que esti­ver ao alcan­ce da diplo­ma­cia bra­si­lei­ra”, dis­se na oca­si­aão.

O Ita­ma­raty, por meio da asses­so­ria de impren­sa, des­ta­cou que não há pra­zo para que essas pes­so­as sai­am de Gaza por­que ain­da exis­tem outras lis­tas de naci­o­nais de outros paí­ses que ain­da não obti­ve­ram auto­ri­za­ção para sair do local e que esta­ri­am na fren­te des­sa fila.

A saí­da de estran­gei­ros tem sido fei­ta aos pou­cos, com cer­ca de 600 auto­ri­za­ções por dia. Isso quan­do não há inter­rup­ções na fron­tei­ra de Rafah, que liga Gaza ao Egi­to.

Segun­do o embai­xa­dor do Bra­sil no Egi­to, Pau­li­no Fran­co de Car­va­lho Neto, só é auto­ri­za­da a saí­da de pes­so­as da Fai­xa de Gaza após uma aná­li­se dos ser­vi­ços de segu­ran­ça dos paí­ses envol­vi­dos nes­sas nego­ci­a­ções, que além de Egi­to e Isra­el, reú­ne as auto­ri­da­des de Gaza, que é con­tro­la­da pelo Hamas, e de paí­ses como Esta­dos Uni­dos e Catar, que atu­am como inter­me­diá­ri­os do con­fli­to.

Família desiste

A famí­lia do bra­si­lei­ro res­ga­ta­do de Gaza Hasan Rab­be, comer­ci­an­te de 32 anos de ida­de que vive em São Pau­lo, dese­ja­va sair da zona de con­fli­to, porém, depois de ter rece­bi­do ame­a­ças vin­das de pes­so­as no Bra­sil, a famí­lia desis­tiu de dei­xar o local. Hasan tem sido víti­ma de ame­a­ças des­de que che­gou ao Bra­sil, che­gan­do a pedir pro­te­ção ao gover­no.

Ele dis­se à Agên­cia Bra­sil que sua famí­lia, em Gaza, tam­bém tem rece­bi­do ame­a­ças e, por isso, desis­ti­ram de vir. “Infe­liz­men­te, a minha famí­lia não vai che­gar aqui. Eles estão rece­ben­do mui­tas ame­a­ças em Gaza. Por enquan­to, eles desis­ti­ram [de vir]. Eu não estou sen­tin­do segu­ran­ça em man­dar­mos as meni­nas para a esco­la”.

Voos

A Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz, do gover­no fede­ral, orga­ni­zou dez voos da região do con­fli­to para repa­tri­ar bra­si­lei­ros e fami­li­a­res. A mai­o­ria saiu de Tel-Aviv, em Isra­el, um gru­po saiu de Amã, na Jor­dâ­nia, sen­do repa­tri­a­dos do ter­ri­tó­rio pales­ti­no da Cis­jor­dâ­nia ocu­pa­da. O últi­mo gru­po, com 32 pes­so­as, dei­xou a Fai­xa de Gaza após mais de um mês de ten­são e angús­tia.

Ao todo, a ope­ra­ção trans­por­tou 1.477 pes­so­as e 53 ani­mais domés­ti­cos. Do total, foram 1.462 bra­si­lei­ros, 11 pales­ti­nos, três boli­vi­a­nas e uma jor­da­ni­a­na.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 11/12/2023 – Yasmeen Rabee conversa com jornalistas após pouso do avião KC-30 . A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Repro­du­ção: © Anto­nio Cruz/Agência Bra­sil Avião da FAB pousou em Brasília às 3h47 com 48 …