...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Cultura / Brasil escolhe filme Ainda Estou Aqui para disputa por vaga no Oscar

Brasil escolhe filme Ainda Estou Aqui para disputa por vaga no Oscar

Longa traz a história de Eunice Paiva contra a ditadura militar

Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­da em 23/09/2024 — 16:27
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 23/09/2024 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Pictures
© Alile Dara Onawale/Sony Pic­tures

O filme Ain­da Estou Aqui, do dire­tor Wal­ter Salles, foi escol­hi­do para rep­re­sen­tar o Brasil na dis­pu­ta por uma vaga de Mel­hor Filme Inter­na­cional no Oscar 2025. O anún­cio foi feito pela Acad­e­mia Brasileira de Cin­e­ma após decisão unân­ime da comis­são de seleção. 

Ain­da Estou Aqui dis­putou com mais cin­co pro­duções: Cidade Cam­po, de Juliana Rojas; Lev­ante, de Lil­lah Hal­la; Motel Des­ti­no, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Mora­da Aqui Den­tro, de Harol­do Borges; e Sem Coração, de Nara Nor­mande e Tião.

A pelícu­la gan­hou o prêmio de Mel­hor Roteiro no Fes­ti­val de Veneza e foi exibido nos fes­ti­vais de Toron­to e San Sebastián, além de sele­ciona­do para o Fes­ti­val de Nova York.

“Estou orgul­hosa de pre­sidir essa comis­são, que foi unân­ime na escol­ha desse grande filme sobre memória, um retra­to emo­cio­nante de uma família sob a ditadu­ra mil­i­tar. Ain­da Estou Aqui é uma obra-pri­ma, sobre o olhar de uma mul­her, Eunice Pai­va, e com atu­ações sub­limes das duas Fer­nan­das. Esse é um momen­to históri­co para nos­so cin­e­ma. Não ten­ho dúvi­da que esse filme tem grandes chances de colo­car o Brasil de novo entre os mel­hores do mun­do. Nós, da indús­tria do audio­vi­su­al brasileiro, mere­ce­mos isso”, disse Bár­bara Paz, pres­i­dente da Comis­são de Seleção, em pub­li­cação da Acad­e­mia Brasileira de Cin­e­ma.

Brasília (DF), 23/09/2024 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Pictures
Repro­dução: Brasília (DF), 23/09/2024 — Cena do filme “Ain­da Estou Aqui” com Fer­nan­da Tor­res. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Pic­tures

Estre­la­do por Fer­nan­da Tor­res, Fer­nan­da Mon­tene­gro e Sel­ton Mel­lo, filme é ima adap­tação de uma obra auto­bi­ográ­fi­ca de Marce­lo Rubens Pai­va em que con­ta a história de sua mãe Eunice Pai­va, viú­va de Rubens Pai­va, que foi lev­a­do de casa e mor­to pelos mil­itares durante a ditadu­ra. Por décadas, Eunice bus­cou a ver­dade sobre o que havia ocor­ri­do com o mari­do, tor­nan­do-se uma voz impor­tante con­tra o regime, aber­tu­ra dos arquiv­os e a bus­ca pelo memória dos desa­pare­ci­dos políti­cos.

Eunice é inter­pre­ta­da pela atriz Fer­nan­da Tor­res, que tem sido elo­gia­da por sua atu­ação pelos críti­cos de cin­e­ma.

* Com infor­mações da Acad­e­mia Brasileira de Cin­e­ma 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …