...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Esportes / Brasil garante bronze no Mundial de futebol de paralisados cerebrais

Brasil garante bronze no Mundial de futebol de paralisados cerebrais

Repro­dução: © Divulgação/Ande

Seleção vai ao pódio pela 7ª vez, após vitória sobre Estados Unidos


Pub­li­ca­do em 15/05/2022 — 16:34 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

A seleção de fute­bol de par­al­isa­dos cere­brais (PC) asse­gurou a medal­ha de bronze no Campe­ona­to Mundi­al da modal­i­dade, dis­puta­do em Salou (Espan­ha). O país garan­tiu o ter­ceiro lugar no pódio neste domin­go (15), após der­ro­tar os Esta­dos Unidos por 2 a 0, repetindo a cam­pan­ha da edição ante­ri­or, há três anos.

Os brasileiros não se abat­er­am com a der­ro­ta por 4 a 1 para o Irã na quin­ta-feira (12), pela semi­fi­nal. Aos 25 min­u­tos da primeira eta­pa (cada tem­po no fute­bol PC pos­sui 30 min­u­tos), Ânge­lo Matheus divid­iu com o goleiro norte-amer­i­cano na área e abriu o mar­cador, fazen­do o quin­to gol dele no Mundi­al. No últi­mo min­u­to, Evan­dro de Oliveira, de pênalti, garan­tiu o tri­un­fo.

Foi a quin­ta vez que o Brasil final­i­zou o Mundi­al de fute­bol PC (que era con­heci­do como fute­bol de sete par­alímpi­co) em ter­ceiro lugar. Além de 2019, a seleção tam­bém foi bronze em 1998, 2001 e 2015. As mel­hores cam­pan­has foram em 2003 e 2013, quan­do os brasileiros foram à final, mas ficaram com o vice-campe­ona­to.

O Brasil encer­rou o Mundi­al com cin­co vitórias e ape­nas uma der­ro­ta, jus­ta­mente para o Irã. Na primeira fase, a seleção bateu Tailân­dia (3 a 1), Ale­man­ha (6 a 0) e Irlan­da (3 a 0). Nas quar­tas, o tri­un­fo foi sobre a rival Argenti­na (3 a 0).

Na final, tam­bém real­iza­da neste domin­go, a Ucrâ­nia der­ro­tou o Irã por 1 a 0 e levan­tou a taça pela séti­ma vez. O detal­he é que a par­tic­i­pação ucra­ni­ana, maior campeã mundi­al, era incer­ta até dias antes do torneio ini­ciar, dev­i­do à ten­são mil­i­tar no país, por con­ta da invasão rus­sa. A Fed­er­ação Inter­na­cional de Fute­bol de Par­al­isa­dos Cere­brais (IFCPF, sigla em inglês) orga­ni­zou uma cam­pan­ha de finan­cia­men­to on-line para via­bi­lizar a pre­sença da equipe em Salou.

Modalidade

No fute­bol PC, os atle­tas são divi­di­dos nas class­es FT1, FT2 e FT3. Na FT1 estão aque­les com maior com­pro­me­ti­men­to físi­co-motor. Cada equipe, obri­ga­to­ri­a­mente, deve ter pelo menos um deles entre os tit­u­lares. Já a FT3 reúne jogadores com menor grau de par­al­isia e somente um pode estar no gra­ma­do em cada time.

A duração do jogo não é a úni­ca difer­ença para o fute­bol con­ven­cional. O número de atle­tas por equipe (sete) e os taman­hos de cam­po (70 met­ros por 50 met­ros) e da bal­iza (dois met­ros por cin­co met­ros) são dis­tin­tos. Além dis­so, não há imped­i­men­to no fute­bol PC e a cobrança de lat­er­al pode ser fei­ta com ape­nas uma das mãos.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Luana Silva bate japonesa e fatura título do Mundial Júnior de Surfe

É o 10º título do Brasil e o primeiro conquistado por uma mulher Agên­cia Brasil …