...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Esportes / Brasil garante vaga inédita em Mundial de Rugby em cadeira de rodas

Brasil garante vaga inédita em Mundial de Rugby em cadeira de rodas

Repro­dução: © Divulgação/IPC

Seleção assegurou presença após bronze no Campeonato das Américas


Pub­li­ca­do em 13/03/2022 — 18:29 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A seleção brasileira mas­culi­na de rug­by em cadeira de rodas asse­gurou pela primeira vez na história uma vaga no Mundi­al da modal­i­dade, pro­gra­ma­do para out­ubro na Dina­mar­ca. A con­quista da vaga dire­ta ocor­reu após vitória emo­cio­nante, por 54 a 52, con­tra a anfitriã Colôm­bia, na dis­pu­ta pela medal­ha de bronze do Campe­ona­to da Améri­c­as, na noite deste sába­do (12), em Medel­lín. Os três primeiros colo­ca­dos na com­petição carim­baram o pas­s­aporte rumo ao Mundi­al.

“O Brasil está em bus­ca des­ta vitória des­de 2019, quan­do perdemos a medal­ha no Jogos Para­pan-Amer­i­canos de Lima. Esta viagem foi com adver­si­dades, e ain­da o falec­i­men­to do Luiz que era nos­so chefe de mis­são. Con­seguimos focar em nos­so obje­ti­vo e traz­er a medal­ha para o Brasil, esta­mos ago­ra comem­o­ran­do nos­sa con­quista, jun­tos e ansiosos pela vol­ta ao Brasil e prepara­dos para próx­i­ma, porque ire­mos batal­har muito pelos próx­i­mos obje­tivos”, garan­tiu Guil­herme Camar­go, capitão da equipe.

Na dis­pu­ta pelo 3º lugar (bronze), os brasileiros reen­con­traram os colom­bianos, para os quais havi­am per­di­do na primeira fase por 45 a 39. Nos out­ros três jogos, a seleção perdeu na estreia para o Canadá (57 a 33); super­ou a Argenti­na (65 a 32), e foi der­ro­ta­da pelos Esta­dos Unidos (60 a 38).  Na semi­fi­nal, a seleção sofreu o segun­do revés para o Canadá (52 a 35) na com­petição.

“Tive­mos mui­ta difi­cul­dade nes­ta com­petição, muito cuida­do com a condição físi­ca dos atle­tas para o jogo da dis­pu­ta da medal­ha, o grupo esta­va muito con­cen­tra­do e mes­mo com as difi­cul­dades, estando atrás no placar, con­seguimos o nos­so obje­ti­vo. Ago­ra pre­cisamos con­stru­ir, inclu­sive com a nos­sa ida para o Mundi­al. Agradeço a toda equipe porque soz­in­ho ninguém faz nada”, disse Rafael Gou­veia, téc­ni­co do Brasil.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cruzeiro bate o Grêmio em jogaço de sete gols em Nova Lima

Duelo com virada foi decidido apenas nos acréscimos Igor San­tos — Repórter da EBC Pub­li­ca­do …