...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Repro­dução: © Reuters/Tingshu Wang/Proibida repro­dução

Meta é conquistar entre 70 e 90 medalhas na capital francesa


Publicado em 28/08/2024 — 06:16 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Brasil ini­cia a dis­pu­ta dos Jogos Par­alímpi­cos de Paris (França) com a meta de realizar a cam­pan­ha mais vito­riosa de sua história. Para isto, o Comitê Par­alímpi­co Brasileiro (CPB) envi­ou para a cap­i­tal france­sa a maior del­e­gação brasileira da história da com­petição: o total de 280 atle­tas, sendo 255 com defi­ciên­cia, 19 atle­tas guia (18 para o atletismo e 1 para o tri­at­lo), três cal­heiros da bocha, dois goleiros do fute­bol de cegos e um tim­o­neiro do remo.

“Temos, no nos­so plano estratégi­co, for­mu­la­do em 2017, a meta de con­quis­tar entre 70 e 90 medal­has e de ficar entre os oito primeiros. Mas a nos­sa real expec­ta­ti­va é de que o Brasil pos­sa faz­er em Paris a mel­hor cam­pan­ha de todos os tem­pos”, declar­ou o pres­i­dente do CPB, Miza­el Con­ra­do, sobre a expec­ta­ti­va de cam­pan­ha do Brasil nos Jogos de Paris, que serão real­iza­dos entre a esta quar­ta-feira (28) e o dia 8 de setem­bro.

O obje­ti­vo é ultra­pas­sar as cam­pan­has dos Jogos do Rio (2016) e de Tóquio (2020), nos quais, em cada, o Brasil con­quis­tou o total de 72 medal­has. Porém, foi no Japão que o país esta­b­ele­ceu o recorde de ouros, 22, superan­do a mar­ca dos Jogos de Lon­dres (2012), quan­do 21 brasileiros subi­ram ao lugar mais alto do pódio. Em 2016 foram con­quis­ta­dos 14 ouros.

E as pos­si­bil­i­dades de cumprir uma cam­pan­ha inesquecív­el na cap­i­tal france­sa serão inúmeras, pois o Brasil estará rep­re­sen­ta­do em 20 das 22 modal­i­dades: atletismo, bad­minton, bocha, canoagem, ciclis­mo, esgri­ma em cadeira de rodas, fute­bol de cegos, goal­ball, hip­is­mo, hal­tero­fil­is­mo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taek­won­do, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esporti­vo, tri­at­lo e vôlei sen­ta­do. Só não haverá brasileiros no bas­quete em cadeira de rodas e no rúg­bi em cadeira de rodas.

Em busca da medalha 400

Na história dos Jogos Par­alímpi­cos, que teve sua primeira edição em Roma (1960), o Brasil tem um total de 373 medal­has (109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes). Assim, fal­tam 27 pódios para a con­quista de número 400.

A Cer­imô­nia de Aber­tu­ra dos Jogos de Paris será real­iza­da a par­tir das 15h (horário de Brasília) des­ta quar­ta. O even­to será real­iza­do de maneira inédi­ta fora de um está­dio, com o des­file dos atle­tas partin­do da parte infe­ri­or da aveni­da Champs-Elysées se esten­den­do pelo coração da cap­i­tal france­sa até a icôni­ca Place de la Con­corde.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Alana Maldonado é ouro na categoria até 70 quilos do judô J2

Repro­dução: © Alexan­dre Schneider/CPB/Direitos Reser­va­dos Brenda Freitas conquista prata nos 70 quilos classe J1 Publicado …