...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Esportes / Brasil leva quatro ouros na etapa final da Copa do Mundo de boxe

Brasil leva quatro ouros na etapa final da Copa do Mundo de boxe

País encerra torneio com nove pódios, em 1º no quadro de medalhas

Lin­coln Chaves — Repórter da EBC
Pub­li­ca­do em 30/11/2024 — 15:58
São Paulo
Brasília (DF) 30/11/2024 - Jucielen Romeu - Brasil leva quatro ouros na etapa final da Copa do Mundo de boxe País encerra torneio com nove pódios, em 1º no quadro de medalhas Foto: ANDY CHUBB/ World Boxing/Divulgação
Repro­dução: © ANDY CHUBB/ World Boxing/Divulg

O boxe brasileiro ter­mi­nou a últi­ma eta­pa da Copa do Mun­do da modal­i­dade, em Sheffield, na Inglater­ra, com nove medal­has. Seis foram con­quis­tadas neste sába­do (30), sendo qua­tro de ouro, com Jucie­len Romeu, Luiz Oliveira, o “Bolin­ha” (ambos da cat­e­go­ria até 57 qui­los); Breno de Car­val­ho, o “Zebim” (até 63,5 kg), e Joel da Sil­va (aci­ma de 92 kg). Já Rebe­ca Lima (até 60 kg) e Viviane Pereira, a “Tanque” (até 75 kg), levaram a pra­ta.

Os resul­ta­dos der­am ao Brasil o topo do quadro de medal­has do torneio. Além dos seis pódios deste sába­do, o país teve três pugilis­tas super­a­dos nas semi­fi­nais na últi­ma sex­ta-feira (29) e que ficaram com o bronze: Tatiana Cha­gas (até 54 kg), Beat­riz Soares (até 66 kg) e Wan­der­ley Pereira, o “Holy­field” (até 80 kg).

A primeira medal­ha do dia veio com Jucie­len, que venceu a ingle­sa Vivien Par­sons pela supe­ri­or­i­dade na avali­ação dos cin­co juízes nos três rounds do com­bate. Nas luta seguintes, Rebe­ca e Viviane levaram a pior em dois dos três rounds con­tras as sul-core­anas Yeon­ji Oh e Suyeon Seong, respec­ti­va­mente, fican­do com a pra­ta.

Brasília (DF) 30/11/2024 - Joel da Silva - Brasil leva quatro ouros na etapa final da Copa do Mundo de boxe País encerra torneio com nove pódios, em 1º no quadro de medalhas Foto: ANDY CHUBB/ World Boxing/Divulgação
Repro­dução: Joel da Sil­va fatur­ou uma medal­ha de ouro — Andy Chubb/ World Boxing/Divulgação

O Brasil voltou ao topo com Bolin­ha, gan­han­do dois rounds ante um do japonês Hara­da Shu­dai. Na sequên­cia, Zebim repetiu o resul­ta­do do com­pa­tri­o­ta, baten­do Nishiya­ma Shion, out­ro pugilista do Japão. Na últi­ma luta, Joel venceu os dois primeiros rounds diante do ital­iano Diego Lenzi, o que encam­in­hou a con­quista do ouro.

A Copa do Mun­do faz parte do cal­endário da World Box­ing, nova fed­er­ação inter­na­cional da modal­i­dade, fun­da­da em abril do ano pas­sa­do para man­ter o esporte na Olimpía­da, após o Comitê Olímpi­co Inter­na­cional (COI) des­fil­iar a Asso­ci­ação Inter­na­cional de Boxe (IBA) por cor­rupção e fal­ta de gov­er­nança. A enti­dade esta­va sus­pen­sa há qua­tro anos e foi impe­di­da de orga­ni­zar o pugilis­mo nos Jogos de Tóquio, no Japão, e Paris, na França.

O boxe está pre­sente na Olimpía­da des­de 1904, em Saint Louis, nos Esta­dos Unidos. O Brasil foi ao pódio pela primeira vez na Cidade do Méx­i­co, em 1968, com Servílio de Oliveira (bronze). Nos Jogos de Lon­dres, na Inglater­ra, em 2012, foram três medal­has, com Adri­ana Araújo (bronze) e os irmãos Yam­aguchi (bronze) e Esqui­va Fal­cão (pra­ta).

Na Rio 2016, Rob­son Con­ceição garan­tiu o primeiro ouro olímpi­co do país na modal­i­dade. Cin­co anos depois, Hebert Con­ceição repetiu o feito em Tóquio, onde Beat­riz Fer­reira (pra­ta) e Abn­er Teix­eira (bronze) tam­bém con­quis­taram medal­has. Bia ain­da retornou ao pódio em Paris, com o bronze.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Luana Silva bate japonesa e fatura título do Mundial Júnior de Surfe

É o 10º título do Brasil e o primeiro conquistado por uma mulher Agên­cia Brasil …