...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Saúde / Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados


Publicado em 29/04/2024 — 20:06 Por Agência Brasil — Brasília

O Brasil pas­sou de 4 mil­hões de casos de dengue reg­istra­dos neste ano, con­forme atu­al­iza­ção do Painel de Mon­i­tora­men­to das Arbovi­ros­es do Min­istério da Saúde nes­ta segun­da-feira (29). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram noti­fi­ca­dos em todo o país nos qua­tro primeiros meses.

Quan­to às mortes por dengue, 1.937 foram con­fir­madas e 2.345 estão sob inves­ti­gação. O coe­fi­ciente de incidên­cia da doença no país é 2.032,7 casos para cada grupo de 100 mil habi­tantes.

A faixa etária mais afe­ta­da é de 20 a 29 anos, que con­cen­tra a maior parte dos casos. Já a faixa etária menos atingi­da é a de cri­anças menores de 1 ano, segui­da por pes­soas com 80 anos ou mais e por cri­anças de 1 a 4 anos.

As unidades da Fed­er­ação com maior incidên­cia da doença são Dis­tri­to Fed­er­al, Minas Gerais, Paraná, Espíri­to San­to, Goiás e San­ta Cata­ri­na.

Pro­jeções divul­gadas no iní­cio do ano apon­tam que os casos de dengue no país podem chegar a 4.225.885.

Combate à dengue

O Min­istério da Saúde e o gov­er­no de Minas Gerais inau­gu­raram nes­ta segun­da-feira (29), em Belo Hor­i­zonte, a Biofábri­ca Wol­bachia. A unidade, admin­istra­da pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz), vai per­mi­tir ao Brasil ampli­ar sua capaci­dade de pro­dução de uma das prin­ci­pais tec­nolo­gias no com­bate à dengue e out­ras arbovi­ros­es.

A Wol­bachia é uma bac­téria pre­sente em cer­ca de 60% dos inse­tos na natureza, mas ausente nat­u­ral­mente no Aedes aegyp­ti. O chama­do méto­do Wol­bachia con­siste em inserir a bac­téria em ovos do mos­qui­to em lab­o­ratório e cri­ar Aedes aegyp­ti que por­tam o micror­gan­is­mo. Infec­ta­dos pela Wol­bachia, eles não são capazes de car­regar os vírus que causam dengue, zika, chikun­gun­ya ou febre amarela.

 

Reprodução: Arte/Agência Brasil

 

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba o que é doença de Crohn, que afeta o jornalista Evaristo Costa

Síndrome não tem cura, mas o tratamento pode controlar os sintomas Éri­ca San­tana — Repórter …