...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

Repro­dução: © REUTERS/Amir Cohen

País manifesta preocupação com intensificação do conflito


Publicado em 14/04/2024 — 08:37 Por Da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério das Relações Exte­ri­ores divul­gou neste sába­do à noite (13) nota no qual o gov­er­no brasileiro man­i­fes­ta “grave pre­ocu­pação” com relatos de envio de drones e mís­seis do Irã em direção a Israel. De acor­do com a nota, a ação mil­i­tar deixou em aler­ta país­es viz­in­hos e exige que a comu­nidade inter­na­cional mobi­lize esforços para evi­tar um escal­a­da no con­fli­to.

A ten­são no Ori­ente Médio aumen­tou depois que o con­sula­do ira­ni­ano em Dam­as­co, na Síria, foi bom­bardea­do em 1º de abril. Neste ataque, mor­reram sete mem­bros da Guar­da Rev­olu­cionária Ira­ni­ana, além de seis cidadão sírios. O Irã respon­s­abi­li­zou Israel pelo ataque e prom­e­teu retal­iar Tel Aviv pela agressão.

Con­fi­ra a ínte­gra da nota divul­ga­da pelo Ita­ma­raty:

Gov­er­no brasileiro acom­pan­ha, com grave pre­ocu­pação, relatos de envio de drones e mís­seis do Irã em direção a Israel, deixan­do em aler­ta país­es viz­in­hos como Jordâ­nia e Síria.

Des­de o iní­cio do con­fli­to em cur­so na Faixa de Gaza, o Gov­er­no brasileiro vem aler­tan­do sobre o poten­cial destru­ti­vo do alas­tra­men­to das hos­til­i­dades à Cisjordâ­nia e para out­ros país­es, como Líbano, Síria, Iêmen e, ago­ra, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvi­das que exerçam máx­i­ma con­tenção e con­cla­ma a comu­nidade inter­na­cional a mobi­lizar esforços no sen­ti­do de evi­tar uma escal­a­da.

O Gov­er­no brasileiro recomen­da que não sejam real­izadas via­gens não essen­ci­ais à região e que os nacionais que já este­jam naque­les país­es sigam as ori­en­tações divul­gadas nos sítios eletrôni­cos e mídias soci­ais das embaix­adas brasileiras.

O Ita­ma­raty vem mon­i­toran­do a situ­ação dos brasileiros na região, em par­tic­u­lar em Israel, Palesti­na e Líbano des­de out­ubro pas­sa­do.

Edição: Juliana Cézar Nunes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil fala em “preocupação” com ordem de prisão de opositor de Maduro

© Reuters/Leonardo Fer­nan­dez Viloria/Proibida repro­dução Itamaraty lembrou dos compromissos assumidos nos Acordos de Barbados Publicado …