...
quarta-feira ,29 novembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Brasil quer reativar parceria com Turquia na área de defesa

Brasil quer reativar parceria com Turquia na área de defesa

Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

Lula reuniu-se com presidente turco, Erdogan, durante Cúpula do G20


Pub­li­ca­do em 09/09/2023 — 08:49 Por Luiz Cláu­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, em reunião bilat­er­al com o pres­i­dente da Turquia, Recep Tayyip Erdo­gan, durante a Cúpu­la do G20, neste sába­do (9), afir­mou que dese­ja reati­var a parce­ria estratég­i­ca entre os dois país­es, espe­cial­mente na área de defe­sa.

“Con­ver­samos sobre reati­var a parce­ria Brasil-Turquia, que esta­va aban­don­a­da. Falam­os tam­bém do aumen­to do comér­cio entre os dois país­es, da coop­er­ação na área de defe­sa e as per­spec­ti­vas pela paz no mun­do”, afir­mou o pres­i­dente brasileiro em rede social. O Planal­to apon­tou que o comér­cio bilat­er­al, que chegou a US$ 4,9 bil­hões em 2022, tem muitas frentes para ampli­ação.

Lula con­tex­tu­al­i­zou que uma das pos­si­bil­i­dades citadas é o mer­ca­do de avi­ação. O pres­i­dente afir­mou que o Brasil está pron­to para facil­i­tar dis­cussões entre Embraer e Turk­ish Air­lines no con­tex­to de poten­ci­ais novas aquisições plane­jadas pela empre­sa tur­ca.

Na reunião, Lula lamen­tou o ter­re­mo­to que cau­sou cer­ca de 50 mil mortes na Turquia e na Síria em fevereiro. Na ocasião, o gov­er­no brasileiro envi­ou mil­itares e civis para aju­dar nos esforços de bus­cas por sobre­viventes.

Ain­da no con­tex­to glob­al, o pres­i­dente brasileiro elo­giou os esforços do gov­er­no tur­co para medi­ar o con­fli­to entre Rús­sia e Ucrâ­nia, que con­seguiu resul­ta­dos con­cre­tos, como o acor­do para tro­ca de pri­sioneiros entre os dois lados.

Lula enfa­ti­zou que o Brasil está pron­to para con­tribuir com qual­quer pro­pos­ta real de diál­o­go e garan­tiu o apoio do Brasil à retoma­da do acor­do de grãos, para ten­tar garan­tir a segu­rança ali­men­tar para mais país­es do mun­do.

Ele ressaltou tam­bém que os obstácu­los ao comér­cio de fer­til­izantes ger­a­do pela guer­ra afe­tam em espe­cial os país­es mais pobres.

Na reunião com Erdo­gan, Lula garan­tiu que o Brasil dará destaque à inclusão social e ao com­bate à fome, à pobreza e à desigual­dade enquan­to estiv­er na presidên­cia do G20.

Biocombustíveis

Ain­da neste sába­do (man­hã no Brasil e final de tarde na Índia), um dos com­pro­mis­sos do pres­i­dente Lula na Cúpu­la do G20 é uma cer­imô­nia de lança­men­to da Aliança Glob­al de Bio­com­bustíveis (GBA).

A pre­visão é de par­tic­i­pação tam­bém dos líderes da África do Sul, Argenti­na, Emi­ra­dos Árabes Unidos, EUA, Índia, Itália e Mau­rí­cio, Bangladesh, Canadá e Sin­ga­pu­ra (obser­vadores).

Edição: Cami­la Maciel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 100 funcionários da ONU foram mortos em Gaza

Repro­dução: © Reuters/Evelyn Hock­stein Guerra entre Istael e Hamas já matou 10.818 pessoas Pub­li­ca­do em …