...
quinta-feira ,20 junho 2024
Home / Saúde / Brasil recebe hoje 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility

Brasil recebe hoje 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility

Vacina, vacinação,seringa, covid 19
© Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reser­va­dos (Repro­du­ção)

Covax-Facility é uma aliança internacional da OMS


Publi­ca­do em 21/03/2021 — 08:00 Por Mar­ce­lo Bran­dão – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Bra­sil rece­be hoje (21) o pri­mei­ro lote de vaci­nas con­tra covid-19 pro­ve­ni­en­tes do con­sór­cio Covax-Faci­lity. Serão 1.022.400 doses que che­ga­rão ao país às 18h. A che­ga­da das vaci­nas foi con­fir­ma­da pela repre­sen­tan­te da Orga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) e da Orga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na da Saú­de (Opas) no Bra­sil, Socor­ro Gali­a­no.

Gali­a­no envi­ou na sex­ta-fei­ra (19) uma car­ta ende­re­ça­da ao minis­tro da Saú­de, Edu­ar­do Pazu­el­lo. “É com satis­fa­ção que infor­ma­mos que o pri­mei­ro embar­que, refe­ren­te a 1.022.400 doses da vaci­na con­tra Covid-19, adqui­ri­das atra­vés do meca­nis­mo Covax, che­ga­rá ao Bra­sil no dia 21 de mar­ço de 2021”, dis­se ela, na car­ta.

Na car­ta ao minis­tro, a repre­sen­tan­te da Opas/OMS no Bra­sil tam­bém acres­cen­tou que 90% das doses têm ven­ci­men­to em 31 de maio de 2021 e as demais 10% em 30 abril de 2021. A Covax-Faci­lity é uma ali­an­ça inter­na­ci­o­nal da Orga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de (OMS) que tem como prin­ci­pal obje­ti­vo ace­le­rar o desen­vol­vi­men­to e a fabri­ca­ção de vaci­nas con­tra a covid-19. Tra­ta-se de um con­sór­cio inter­na­ci­o­nal com o obje­ti­vo de garan­tir aces­so igua­li­tá­rio à imu­ni­za­ção.

De acor­do com o comu­ni­ca­do do con­sór­cio, a pro­je­ção é que sejam envi­a­das 330 milhões de doses das vaci­nas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na pri­mei­ra meta­de de 2021 para 145 paí­ses inte­gran­tes da ali­an­ça, que reú­ne mais de 150 nações.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

UTIs vão reforçar hospitais de campanha no Rio Grande do Sul

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Unidades vão receber cinco leitos nos próximos dias Publicado em …