...
quinta-feira ,25 abril 2024
Home / Saúde / Brasil recebe mais 936 mil doses da vacina da Pfizer

Brasil recebe mais 936 mil doses da vacina da Pfizer

whatsapp_image_2021-06-01_at_21.31.43

Repro­du­ção: © Divulgação/Ministério da Saú­de

Imunizante chegou nesta noite no Aeroporto de Viracopos


Publi­ca­do em 01/06/2021 — 21:56 Por Cami­la Boehm – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo
Atu­a­li­za­do em 01/06/2021 — 22:31

O Minis­té­rio da Saú­de infor­mou que rece­beu hoje (1º) um lote de doses da vaci­na da Pfizer/BioNTech con­tra a covid-19, com 936 mil doses. O desem­bar­que ocor­reu nes­ta noi­te, no aero­por­to de Vira­co­pos, em Cam­pi­nas (SP).

Ao lon­go des­ta sema­na, a pre­vi­são da pas­ta é que 2,3 milhões de doses do imu­ni­zan­te che­guem ao país, em um total de três voos. Até o final do mês, a esti­ma­ti­va é de que 12 milhões de doses da vaci­na che­guem ao país.

Armazenamento

No dia 28 de maio, a Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) auto­ri­zou que as vaci­nas da Pfizer/BioNTech pode­rão ficar mais tem­po den­tro das salas de vaci­na­ção do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS), após deci­são sobre novas con­di­ções de con­ser­va­ção e arma­ze­na­men­to do imu­ni­zan­te no Bra­sil.

A par­tir de ago­ra, a vaci­na pode­rá ficar até 31 dias refri­ge­ra­do entre +2ºC e +8°C, que é a fai­xa de tem­pe­ra­tu­ra mais comum na rede públi­ca de saú­de dos muni­cí­pi­os. Ante­ri­or­men­te, a ori­en­ta­ção era de que os imu­ni­zan­tes da Pfi­zer fos­sem apli­ca­das em até cin­co dias quan­do che­gas­sem nas salas de vaci­na­ção.

A deci­são aten­deu a um pedi­do da far­ma­cêu­ti­ca, que apre­sen­tou à agên­cia regu­la­do­ra estu­dos que apon­tam que as doses podem ficar arma­ze­na­das em uma tem­pe­ra­tu­ra mais alta por um perío­do mai­or.

O Minis­té­rio da Saú­de infor­mou que o imu­ni­zan­te da Pfi­zer é dife­ren­te de outros insu­mos adqui­ri­dos e dis­tri­buí­dos no SUS e que os cha­ma­dos ultra­fre­e­zers são os mais indi­ca­dos para o arma­ze­na­men­to da vaci­na. Nes­ses equi­pa­men­tos, as doses ficam guar­da­das entre ‑90ºC e ‑60ºC, o que per­mi­te que durem por seis meses.

As vaci­nas são arma­ze­na­das no Cen­tro de Logís­ti­ca do Minis­té­rio da Saú­de, em Gua­ru­lhos, nes­sas bai­xís­si­mas tem­pe­ra­tu­ras assim que che­gam ao Bra­sil e os esta­dos estão rece­ben­do o imu­ni­zan­te entre ‑20°C e ‑15°C, segun­do a pas­ta.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo já contabiliza 221 mortos em decorrência da dengue

Repro­du­ção: © Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reser­va­dos Números atualizados nesse domingo pela Secretaria Estadual de Saúde Publicado …