...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Noticias / Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde contabiliza 16 casos confirmados

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/10/2025 — 19:46
Brasília
Força-tarefa de SP apreende 117 garrafas de bebidas sem comprovação de procedência
Repro­dução: © João Valério/Governo do Esta­do de SP

Brasil tem 209 casos em inves­ti­gação de intox­i­cação por metanol após ingestão de bebi­da alcoóli­ca, segun­do infor­mações divul­gadas pelo Min­istério da Saúde neste domin­go (5).

Em todo o país, são 16 casos con­fir­ma­dos — 14 em São Paulo e 2 no Paraná.  As infor­mações são envi­adas pelos esta­dos e con­sol­i­dadas pelo Cen­tro de Infor­mações Estratég­i­cas e Respos­ta em Vig­ilân­cia em Saúde Nacional (CIEVS).

O esta­do de São Paulo responde pela maio­r­ia das noti­fi­cações, com 14 casos con­fir­ma­dos e 178 em inves­ti­gação.

Ao todo, 13 esta­dos tem casos noti­fi­ca­dos — Dis­tri­to Fed­er­al, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Per­nam­bu­co, Paraná, Rondô­nia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraí­ba e Ceará. Os esta­dos da Bahia e do Espíri­to San­to tiver­am os casos reg­istra­dos descar­ta­dos. Já o Ceará noti­fi­cou o primeiro caso sus­peito.

Até o momen­to, o país tem 15 reg­istros de óbitos, com duas mortes con­fir­madas no esta­do de São Paulo. As demais mortes (13) estão em inves­ti­gação.

  • 7, em São Paulo,
  • 3, em Per­nam­bu­co,
  • 1, no Mato Grosso do Sul,
  • 1, em Paraí­ba,
  • 1, no Ceará.

As infor­mações con­sid­er­am os reg­istros envi­a­dos pelos esta­dos até as 16h deste domin­go (5) e estão sujeitas a atu­al­iza­ções locais.

Antídoto

O Min­istério da Saúde infor­mou tam­bém que ini­ciou a dis­tribuição de etanol far­ma­cêu­ti­co, antí­do­to uti­liza­do no trata­men­to de intox­i­cações por metanol, aos esta­dos que for­malizaram pedi­do de reforço de estoque.

Nes­ta primeira remes­sa, foram envi­adas 580 ampo­las a cin­co esta­dos:

  • 240 para Per­nam­bu­co,
  • 100 para o Paraná,
  • 90 para a Bahia,
  • 90 para o Dis­tri­to Fed­er­al,
  • 60 para Mato Grosso do Sul.

As unidades dis­tribuí­das fazem parte das 4,3 mil ampo­las entregues aos esto­ques dos Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) pelos hos­pi­tais uni­ver­sitários fed­erais, em parce­ria com a Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares (Ebserh).

Emergência

A intox­i­cação por metanol é uma emergên­cia médi­ca de extrema gravi­dade. A sub­stân­cia, quan­do ingeri­da, é metab­o­liza­da no organ­is­mo em pro­du­tos tóx­i­cos (como formaldeí­do e áci­do fór­mi­co), que podem levar à morte.

Os prin­ci­pais sin­tomas da intox­i­cação são: visão tur­va ou per­da de visão (poden­do chegar à cegueira) e mal-estar gen­er­al­iza­do (náuse­as, vômi­tos, dores abdom­i­nais, sudorese).

Em caso de iden­ti­fi­cação dos sin­tomas, busque ime­di­ata­mente os serviços de emergên­cia médi­ca e con­tate pelo menos uma das insti­tu­ições a seguir:

Disque-Intox­i­cação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIA­Tox da sua cidade para ori­en­tação espe­cial­iza­da (veja lista aqui);

Cen­tro de Con­t­role de Intox­i­cações de São Paulo (CCI): (11) 5012–5311 ou 0800–771-3733 – de qual­quer lugar do país;

É impor­tante iden­ti­ficar e ori­en­tar pos­síveis con­tatos que ten­ham con­sum­i­do a mes­ma bebi­da, recomen­dan­do que pro­curem ime­di­ata­mente um serviço de saúde para avali­ação e trata­men­to ade­qua­do.

A demo­ra no atendi­men­to e na iden­ti­fi­cação da intox­i­cação aumen­ta a prob­a­bil­i­dade do des­fe­cho mais grave, com o óbito do paciente.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …