...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Noticias / Brasil terá chuva no Sul e Sudeste, mas seca continua nas demais áreas

Brasil terá chuva no Sul e Sudeste, mas seca continua nas demais áreas

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Frente fria chega ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina


Publicado em 13/09/2024 — 14:42 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Os próx­i­mos dias serão de chu­vas na região sul se deslo­can­do para áreas de São Paulo e do extremo sul da Região Cen­tro-Oeste. A área cen­tral do país, no entan­to, per­manecerá apre­sen­tan­do altas tem­per­at­uras e cli­ma bas­tante seco, segun­do infor­mações do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet).

“Duas regiões apre­sen­tarão mudanças nos próx­i­mos dias: o Sul e em áreas do Sud­este. No Sul, serão obser­vadas áreas de insta­bil­i­dade rela­ciona­da ao ar quente e úmi­do com origem na Argenti­na e no Paraguai. Em um primeiro momen­to, essa nova for­mação afe­tará o Rio Grande do Sul e San­ta Cata­ri­na, inten­si­f­i­can­do chu­vas à noite”, expli­cou à Agên­cia Brasil o mete­o­rol­o­gista do Inmet, Herá­clio Alves.

Na sequên­cia, essa nova frente fria ficará mais inten­sa e se esten­derá ao Paraná e ao sul de Mato Grosso do Sul. “Em San­ta Cata­ri­na, esse aumen­to de inten­si­dade ocor­rerá a par­tir de sába­do (14), e no domin­go (15) ele afe­tará o sul do Paraná e do Mato Grosso do Sul”, acres­cen­tou o mete­o­rol­o­gista.

Na Região Sul, a chu­va só começará a diminuir entre sába­do e domin­go, quan­do a frente se deslo­cará para o esta­do de São Paulo e out­ras áreas do Sud­este. A expec­ta­ti­va é de que, entre domin­go e segun­da-feira, essa frente se con­cen­tre mais no leste de São Paulo e no oceano, pegan­do tan­to a cap­i­tal como o litoral paulista, na segun­da-feira.

Miolo central seco

Nas demais regiões do país, pre­dom­i­nará a mas­sa de ar quente e seco. O céu terá pou­cas nuvens. “Essa neb­u­losi­dade reduzi­da rep­re­sen­ta muito pou­ca chance de chu­vas no mio­lo cen­tral do país, que terá tem­per­at­uras ele­vadas de 41ºC em algu­mas áreas do Cen­tro-Oeste e do Norte brasileiro”, expli­cou Herá­clio.

O mete­o­rol­o­gista diz que as tem­per­at­uras mais altas serão obser­vadas no sul do Maran­hão e do Pará, bem como no Mato Grosso, no Tocan­tins e nesse mio­lo onde a seca já vem ocor­ren­do. “Ter­e­mos, além de tem­per­at­uras altas, índices muito baixos de umi­dade, poden­do chegar a menos de 15% em algu­mas local­i­dades. Esse ar seco e quente no mio­lo cen­tral se man­terá durante a sem­ana”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Moraes confirma júri popular de Lessa e Élcio para 30 de outubro

Lessa é réu confesso do assassinato de Marielle Franco André Richter — Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …