...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / Brasil terá coração de D. Pedro I nas comemorações da independência

Brasil terá coração de D. Pedro I nas comemorações da independência

Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

Relíquia chega ao país nesta segunda-feira


Pub­li­ca­do em 21/08/2022 — 15:20 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Brasil rece­berá, em meio às comem­o­rações de 200 anos da inde­pendên­cia, o coração de D. Pedro I, seu primeiro imper­ador. A chega­da do “sím­bo­lo dos afe­tos históri­cos entre Brasil e Por­tu­gal”, segun­do o embaix­ador George Mon­teiro Pra­ta, do Ita­ma­raty, está pre­vista para as 9h. 

“O coração do imper­ador será rece­bido com todas as hon­ras de Esta­do, seguin­do o mes­mo rit­u­al dis­pen­sa­do durante as vis­i­tas de chefes de out­ros país­es. Ele será trata­do como se D. Pedro I estivesse vivo entre nós”, acres­cen­tou o chefe do cer­i­mo­ni­al do Ita­ma­raty, min­istro Alan Coel­ho de Selos. Entre a chega­da e a cer­imô­nia pro­gra­ma­da para o dia seguinte no Palá­cio do Planal­to, o coração ficará guarda­do no próprio Ita­ma­raty

As solenidades terão iní­cio no dia 23 e incluem cer­imô­nia de chega­da ao Palá­cio do Planal­to, com dire­ito à subi­da na ram­pa em meio a hon­rarias mil­itares, inclu­sive a par­tic­i­pação dos Dragões da Inde­pendên­cia e a apre­sen­tação de hinos. “Entre ess­es hinos está o Hino Nacional, que foi com­pos­to pelo próprio D. Pedro I”, expli­cou o min­istro Selos.

Após a cer­imô­nia no Planal­to, o coração do imper­ador vol­ta para o Ita­ma­raty, onde ficará expos­to ini­cial­mente a autori­dades e con­vi­da­dos do cor­po diplomáti­co, na Sala San­ti­a­go Dan­tas, clima­ti­za­da para servir de exposição e crip­ta. Entre os con­vi­da­dos estão inte­grantes da família impe­r­i­al.

Para o dia 24, está pro­gra­ma­da visi­ta espe­cial da impren­sa ao local. “Nos dias seguintes, será aber­to a vis­i­tas agen­dadas de estu­dantes das esco­las do Dis­tri­to Fed­er­al, sobre­tu­do públi­cas. Nos fins de sem­ana, a vis­i­tação será aber­ta ao públi­co, em ger­al tur­is­tas que cos­tu­mam vis­i­tar o palá­cio”, acres­cen­tou Selos.

Negociações

O embaix­ador Mon­teiro Pra­ta foi um dos coor­de­nadores indi­ca­dos pelo Ita­ma­raty para par­tic­i­par das nego­ci­ações, com o obje­ti­vo de traz­er ao Brasil o coração do imper­ador para as comem­o­rações do bicen­tenário da inde­pendên­cia.

As mis­sões brasileiras a Por­tu­gal tiver­am de nego­ciar com a Câmara Munic­i­pal da cidade do Por­to, a quem o coração do imper­ador foi doa­do em agradec­i­men­to ao apoio políti­co dado pela provín­cia nas questões envol­ven­do a sucessão ao trono por­tuguês. Tam­bém foram necessárias nego­ci­ações com a Igre­ja Nos­sa Sen­ho­ra da Lapa, a quem cabe a guar­da do coração.

“Após a aprovação unân­ime da assem­bleia munic­i­pal, tive­mos de acer­tar muitos detal­h­es téc­ni­cos para trans­porte e guar­da, a fim de garan­tir a inte­gri­dade do órgão”, diz Mon­teiro Pra­ta.

Entre os pedi­dos feitos pelos por­tugue­ses está o de que o coração não seja trans­porta­do como car­ga, mas na cab­ine de pas­sageiros. Para garan­tir que a relíquia con­tin­ue em boas condições, diver­sos pro­ced­i­men­tos serão ado­ta­dos, de for­ma a garan­tir condições ade­quadas de tem­per­atu­ra, pressão e ilu­mi­nação.

Cripta e urna

O órgão, com cer­ca de nove qui­los, só poderá ser vis­to quan­do estiv­er no inte­ri­or da crip­ta mon­ta­da no Ita­ma­raty, den­tro de uma cáp­su­la de vidro. Nas ações exter­nas, a cáp­su­la estará den­tro de uma âmbu­la (espé­cie de cálice) de pra­ta doura­da, revesti­do por uma urna de madeira.

No Brasil, o coração de D. Pedro I será acom­pan­hado pelo pres­i­dente da Câmara Munic­i­pal do Por­to, car­go que equiv­ale ao de prefeito, no Brasil. Em solo brasileiro, a pro­teção ficará a car­go da Polí­cia Fed­er­al e das Forças Armadas.

No dia 7 de setem­bro, data da inde­pendên­cia do Brasil, o coração estará em um even­to, ao lado de out­ros chefes de Esta­do con­vi­da­dos. O retorno a Por­tu­gal está pre­vis­to para o dia 8 de setem­bro, chegan­do no dia 9 à cidade do Por­to.

Símbolo de afeto

O Ita­ma­raty não sabe pre­cis­ar o gas­to total para traz­er a relíquia ao Brasil, mas garante que os cus­tos não foram altos, fican­do próx­i­mos aos geral­mente feitos com vis­i­tas de chefes de Esta­do.

“Ter­mos o coração de D. Pedro I conosco, nas comem­o­rações de 200 anos de inde­pendên­cia, é algo cujo sig­nifi­ca­do varia de pes­soa para pes­soa. Cada brasileiro terá sua maneira de ver o que isso tudo vai sig­nificar”, disse o embaix­ador Mon­teiro Pra­ta.

“Mas, como todos sabe­mos, o coração é um sím­bo­lo sen­ti­men­tal. Nesse caso, o sím­bo­lo da her­ança e do afe­to entre por­tugue­ses e brasileiros”, com­ple­tou.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem mostra situação de imigrantes no país

Um lar além das fronteiras vai ao ar hoje (9). às 23h, na TV Brasil EBC …