...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Cultura / Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto

Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto

Lei foi sancionada pelo presidente Lula

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/11/2024 — 18:55
Brasília
Brasília (DF), 12/11/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sanção do Projeto de Lei n° 397/2019, que institui o Dia Nacional do Maracatu, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va assi­nou nes­ta terça-feira (12), no Palá­cio do Planal­to, a sanção do pro­je­to de lei (PL) 397/2019 que cria o Dia Nacional do Mara­catu. A cel­e­bração será obser­va­da anual­mente no dia 1º de agos­to, data que mar­ca o nasci­men­to do mestre Luís de França, que foi líder do Mara­catu Leão Coroa­do, o mais anti­go de Per­nam­bu­co, e fale­ceu em 1997. Já existe o Dia do Mara­catu em Per­nam­bu­co, na mes­ma data.

“Nós temos que faz­er com que essa lei seja cumpri­da ao pé da letra. O que sig­nifi­ca isso? Sig­nifi­ca que nós pre­cisamos trans­for­mar o Mara­catu numa arte de con­hec­i­men­to de todo o povo brasileiro. Não é pos­sív­el que a gente crie o Dia Nacional do Mara­catu e somente Per­nam­bu­co con­tin­ue con­hecen­do a fun­do o Mara­catu”, afir­mou Lula, ao defend­er que o Esta­do brasileiro desen­vol­va ações reais para levar o Mara­catu a todos o can­tos do país e ele­var seu sta­tus de arte nacional brasileira, com apoio e patrocínios públi­cos e pri­va­dos para sua repro­dução nacional e inter­na­cional.

A man­i­fes­tação cul­tur­al nasci­da no esta­do de Per­nam­bu­co ain­da no sécu­lo XVIII mis­tu­ra rit­mos musi­cais vari­a­dos, espe­cial­mente a per­cussão, com danças, ves­ti­men­tas tradi­cionais sofisti­cadas e mui­ta reli­giosi­dade.

“Em Per­nam­bu­co, tudo que a gente diz que é úni­co, maior e mel­hor, a gente não pode negar isso ao falar do Mara­catu, que é sin­gu­lar da nos­sa ter­ra”, desta­cou a min­is­tra da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação, Luciana San­tos, que é a auto­ra do Pro­je­to de Lei quan­do era dep­uta­da fed­er­al por Per­nam­bu­co. O tex­to foi aprova­do pelo Con­gres­so Nacional no mês pas­sa­do. Durante a sanção, o mestre Maciel Salus­tiano coman­dou uma apre­sen­tação de um grupo de Mara­catu de Baque Vira­do, o Mara­catu Rur­al, tradi­cional da Zona da Mata de Per­nam­bu­co.

Luciana San­tos lem­brou que o Mara­catu amal­g­amou uma forte tradição africana, ao repro­duzir proces­sos de coroação dos reis e rain­has do Con­go, com expressões cul­tur­ais que se orig­i­naram do próprio proces­so de col­o­niza­ção europeia e escrav­iza­ção de negros no agreste e litoral do Nordeste. O Mara­catu é um dos emble­mas mais espetac­u­lares do tradi­cional car­naval de Per­nam­bu­co.

“O Mara­catu é muito mais que uma dança, é um gri­to, uma cel­e­bração da cul­tura pop­u­lar brasileira, que traz con­si­go a memória dos nos­sos ances­trais. Ela une comu­nidades, res­ga­ta tradições e ali­men­ta a alma de quem par­tic­i­pa e de quem assiste. Aos rit­mos dos tam­bores e alfa­ia, agogôs, os sons dos clar­ins, somos trans­porta­dos para um espaço-tem­po onde a ale­gria, a ances­tral­i­dade se entre­laçam, for­man­do um mosaico vibrante de cores”, afir­mou a min­is­tra da Cul­tura, Mar­gareth Menezes.

Brasília (DF), 12/11/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sanção do Projeto de Lei n° 397/2019, que institui o Dia Nacional do Maracatu, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Repro­dução: Brasília (DF), 12/11/2024 — Pres­i­dente da Repúbli­ca, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, durante Sanção do Pro­je­to de Lei n° 397/2019, que insti­tui o Dia Nacional do Mara­catu, no Palá­cio do Planal­to. Foto:  Ricar­do Stuckert/PR
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …