...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Esportes / Brasileira fica perto do pódio na abertura do Grand Slam de Tashkent

Brasileira fica perto do pódio na abertura do Grand Slam de Tashkent

larissa_pimenta_judo_grand_slam© Sabau Gabriela / IJF (Repro­dução)

Larissa Pimenta vence três lutas, mas cai para campeã mundial na semi


Pub­li­ca­do em 05/03/2021 — 13:15 Por Lin­coln Chaves — Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo

A seleção brasileira de judô final­i­zou sem medal­has o primeiro dia do Grand Slam de Tashkent (Uzbeq­ui­stão). Seis judo­cas estiver­am no tatame nes­ta sex­ta-feira (5) e Laris­sa Pimen­ta foi quem mais chegou per­to, gan­han­do os três primeiros com­bat­es por ippon (golpe per­feito, em que o atle­ta der­ru­ba o adver­sário de costas e vence a luta). Na semi­fi­nal da cat­e­go­ria até 52 qui­los, ela acabou per­den­do para a japone­sa Uta Abe, campeã mundi­al, e sofreu out­ra der­ro­ta na dis­pu­ta pelo bronze para a sul-core­ana Bokyeong Jeong. A japone­sa lev­ou o ouro.

Na cat­e­go­ria até 57 qui­los, Jés­si­ca Pereira super­ou a uzbeque Shukur­jon Amino­va e a rus­sa Daria Mezhet­ska­ia, per­den­do da japone­sa Momo Tamao­ki (que foi a campeã do peso) nas quar­tas de final. Na repescagem, a brasileira parou na sérvia Mar­i­ca Perisic. Na mes­ma cat­e­go­ria, Kete­lyn Nasci­men­to foi super­a­da na estreia pela sul-core­ana Jisu Kim.

Out­ro judo­ca do país a gan­har duas vezes nes­ta sex­ta-feira foi Felipe Kitadai, na cat­e­go­ria até 60 qui­los. Ele pas­sou pelo norte-amer­i­cano Ado­nis Diaz e pelo ucra­ni­ano Artem Lesuik, mas lev­ou um ippon de Jaba Pap­inashvili nas oitavas. Pelo mes­mo peso, Eric Tak­a­batake perdeu no primeiro com­bate para o uzbeque Kem­ram Nuri­al­lev (que con­quis­tou o bronze).

Na cat­e­go­ria até 48 qui­los, Gabriela Chibana caiu por wazari (golpe em que o judo­ca cai com parte das costas no tatame e rende um pon­to) para a bel­ga Anne Jura, na luta de estreia. Foi a primeira com­petição da brasileira após uma cirur­gia no lig­a­men­to cruza­do ante­ri­or do joel­ho, dev­i­do a uma lesão sofri­da nos treinos da seleção nacional em Por­tu­gal, em 2020.

O Grand Slam de Tashkent segue no sába­do (7) com mais seis brasileiros no tatame: Aléx­ia Castil­hos (cat­e­go­ria até 63 qui­los), Ellen San­tana (até 70 qui­los), Marce­lo Con­ti­ni, Eduar­do Bar­bosa (ambos até 73 qui­los), Eduar­do Yudy San­tos e Guil­herme Schimidt (ambos até 81 qui­los). No domin­go (8), o Brasil encer­ra a par­tic­i­pação no even­to com Beat­riz Souza (aci­ma de 78 qui­los), Rafael Buzacari­ni (até 100 qui­los), Rafael Sil­va e David Moura (ambos aci­ma de 100 qui­los).

O campeão do even­to vai gan­har mil pon­tos no rank­ing, fun­da­men­tais na briga por vaga na Olimpía­da de Tóquio (Japão). Antes dos Jogos, estão pre­vis­tos mais três Grand Slams, em Tbil­isi (Geór­gia), Antalya (Turquia) e na Rús­sia (ain­da sem local definido); o Campe­ona­to Pan-Amer­i­cano em Cór­do­ba (Argenti­na), entre 16 e 18 de abril; e o Mundi­al de Budapeste (Hun­gria), entre 6 e 13 de jun­ho.

Edição: Gus­ta­vo Faria

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo deve implantar seis unidades para atender mulher indígena

Casas serão construídas conforme cada bioma do país Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil …