...
terça-feira ,11 fevereiro 2025
Home / Esportes / Brasileiro Feminino: quatro equipes se garantem na 1ª divisão de 2024

Brasileiro Feminino: quatro equipes se garantem na 1ª divisão de 2024

Repro­dução: © Vitor Silva/Botafogo

Botafogo, Fluminense, América-MG e Bragantino conquistam o acesso


Pub­li­ca­do em 11/06/2023 — 18:53 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

Os qua­tro novos inte­grantes da Série A1 (primeira divisão) do Campe­ona­to Brasileiro de Fute­bol Fem­i­ni­no em 2024 foram con­heci­dos neste domin­go (11). Botafo­go, Flu­mi­nense, Améri­ca-MG e Red Bull Bra­gan­ti­no vence­r­am os respec­tivos con­fron­tos pelas quar­tas de final da Série A2 (segun­da divisão) e garan­ti­ram aces­so à elite na próx­i­ma tem­po­ra­da.

Após empate sem gols na primeira par­ti­da, no Está­dio Car­los Zamith, em Man­aus, o Botafo­go rece­beu o 3B da Amazô­nia no Está­dio Nil­ton San­tos, no Rio de Janeiro, e goleou por 7 a 1. Kelen, com três gols, foi a pro­tag­o­nista das Glo­riosas. As tam­bém ata­cantes Dri­ka e Kamil­la, a meia Driely e a lat­er­al Cha­iane foram as demais a bal­ançarem as redes para as alvine­gras, que voltam à elite após o rebaix­a­m­en­to em 2021. A zagueira Emil­ly descon­tou para o time ama­zo­nense.

No Está­dio Floro de Men­donça, em Ita­coa­t­iara (AM), JC e Flu­mi­nense se enfrentaram depois de não saírem do zero nas Laran­jeiras, no Rio de Janeiro, na sem­ana pas­sa­da. O due­lo no inte­ri­or ama­zo­nense tam­bém ter­mi­nou sem gols e foi deci­di­do somente nas penal­i­dades. Mel­hor para as car­i­o­cas, que vence­r­am por 4 a 3, com a ata­cante Bea con­ver­tendo a cobrança deci­si­va. As Tri­col­ores dis­putarão a elite pela primeira vez.

O Améri­ca encar­ou o For­t­aleza no Cen­tro de Treina­men­to Riba­mar Bez­er­ra, em Mara­canaú (CE), com a van­tagem de ter ven­ci­do por 2 a 1 no Sesc Alterosas, em Belo Hor­i­zonte, no fim de sem­ana ante­ri­or. Mes­mo fora de casa, as Spar­tanas gan­haram de novo: 2 a 0, com gols da meia Sil­vani e da ata­cante Letí­cia. As mineiras não dis­putam a primeira divisão des­de 2016.

11/06/2023 - Brasileiro Feminino: quatro equipes se garantem na 1ª divisão de 2024. Foto: Fernando Roberto/Red Bull Bragantino
Repro­dução: Red Bull Bra­gan­ti­no foi um dos times garan­ti­dos na elite do fute­bol em 2024. Foto: Fer­nan­do Rober­to

O Bra­gan­ti­no foi a cam­po com a situ­ação mais tran­quila, já que havia golea­do a União Desporti­va Alagoana (UDA) por 7 a 1 no due­lo de ida, há uma sem­ana, no Está­dio Rei Pelé, em Maceió. No Está­dio Nabi Abi Che­did, em Bra­gança Paulista (SP), o Mas­sa Bru­ta venceu por 5 a 2. Lua­na (duas vezes), Letí­cia Mon­teiro, Júlia Beat­riz e Pauli­na Gra­maglia mar­caram para o time da casa. A tam­bém ata­cante Karol fez os gols da UDA. As paulis­tas retor­nam à Série A1 uma tem­po­ra­da após terem sido rebaix­adas.

Nas semi­fi­nais, o Botafo­go terá pela frente o clás­si­co com o Flu­mi­nense, enquan­to Améri­ca e Bra­gan­ti­no fazem o out­ro con­fron­to. As par­tidas de ida estão pre­vis­tas para o próx­i­mo fim de sem­ana (17 e 18) e as de vol­ta para os dias 24 e 25. As datas e horários ain­da serão con­fir­ma­dos pela Con­fed­er­ação Brasileira de Fute­bol (CBF).

Primeira divisão

A primeira fase da Série A1 de 2023 chega ao fim nes­ta segun­da-feira (12), com os oito jogos começan­do às 15h (horário de Brasília). Com seis times garan­ti­dos nas quar­tas de final e três já rebaix­a­dos à Série A2, a 15ª roda­da definirá os dois últi­mos clas­si­fi­ca­dos para o mata-mata e o clube que fará com­pan­hia a Ceará, Real Ariquemes e Ath­leti­co-PR na segun­da divisão de 2024.

A briga pelos dois lugares restantes às quar­tas movi­men­ta São Paulo (séti­mo colo­ca­do, 22 pon­tos), Cruzeiro (oita­vo, 21 pon­tos), Grêmio (nono, 19 pon­tos) e Avaí/Kindermann (déci­mo, 19 pon­tos). As paulis­tas terão um con­fron­to dire­to com as gaúchas no Cen­tro de Treina­men­to Hélio Doura­do, em Eldo­ra­do do Sul (RS). As mineiras encar­am o Real Brasília no Defelê, na cap­i­tal fed­er­al. Já as catari­nens­es enfrentam a clas­si­fi­ca­da Fer­roviária no Está­dio Hud­son Fer­reira, em Matão (SP).

Na parte de baixo da tabela, o risco de que­da ain­da ameaça Bahia (13º lugar, 13 pon­tos), Atléti­co-MG (12º, 15 pon­tos) e Real Brasília (11º, 16 pon­tos). As Mul­heres de Aço, que abrem a zona de rebaix­a­m­en­to, pre­cisam vencer o líder Corinthi­ans no Está­dio de Pitu­açu, em Sal­vador, e torcer pelos tropeços dos rivais. O time mineiro pega o lanter­na Ceará, na Cidade Vozão, em Itaitin­ga (CE). As brasiliens­es escapam da Série A2 com um sim­ples empate diante do Cruzeiro.

As quar­tas de final do Brasileiro estão pre­vis­tas para começar na próx­i­ma sem­ana, com os jogos de ida entre sex­ta-feira (16) e a out­ra segun­da-feira (19). As par­tidas de vol­ta serão real­izadas entre os dias 23 e 26 deste mês. As semi­fi­nais estão agen­dadas para depois da Copa do Mun­do de Fute­bol Fem­i­ni­no, que começa em 20 de jul­ho.

Terceira divisão

Neste fim de sem­ana, foram definidos os final­is­tas da Série A3 (ter­ceira divisão) do Brasileirão Fem­i­ni­no. No sába­do (10), o Mix­to voltou a der­ro­tar o Juven­tude por 2 a 0, ago­ra na Are­na Pan­tanal, em Cuiabá, asse­gu­ran­do lugar na decisão. O adver­sário das mato-grossens­es será o Remo, que rece­beu o VF4 neste domin­go na out­ra semi­fi­nal e gan­hou por 3 a 0 no Baenão, em Belém. As paraens­es havi­am per­di­do o primeiro jogo por 2 a 0, há uma sem­ana, no Almei­dão, em João Pes­soa.

As datas das par­tidas entre Mix­to e Remo ain­da serão anun­ci­adas pela CBF. A princí­pio, os jogos estão pre­vis­tos para os dois próx­i­mos sába­dos (17 e 26 de jun­ho). Ambos os times — além de Juven­tude e VF4 — estão asse­gu­ra­dos na Série A2 do ano que vem, sub­sti­tuin­do os rebaix­a­dos Esmac-PA, Botafo­go-PB, Vila Nova e Cresspom.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo federal lança campanha Feminicídio Zero na Sapucaí

Ação conta com apoio da Liesa e Prefeitura do Rio de Janeiro Rafael Car­doso — …