...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam travessia para Egito

Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam travessia para Egito

Repro­dução: © Sha­hed al-Ban­na

Do total de 22 pessoas que desejam evacuação, 14 são crianças


Pub­li­ca­do em 14/10/2023 — 09:08 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Dezes­seis brasileiros chegaram neste sába­do (14) à cidade de Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, e estão hospeda­dos no pré­dio de uma família palesti­na brasileira. O grupo esta­va até a man­hã de hoje em uma esco­la católi­ca na região da Cidade de Gaza, aguardan­do o iní­cio da oper­ação de repa­tri­ação. A trav­es­sia chegou a ser sus­pen­sa pelo Ita­ma­raty por motivos de segu­rança, mas o agrava­men­to da situ­ação do con­fli­to fez com que o trans­porte ocor­resse em caráter emer­gen­cial. 

A segun­da eta­pa da oper­ação é a pas­sagem para o Egi­to por Rafah. De acor­do com o embaix­ador do Brasil na Palesti­na, Alessan­dro Can­deas, ain­da não há data pre­vista para essa trav­es­sia. De Rafah, 22 brasileiros irão para um aero­por­to onde serão res­gata­dos por um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Do total de 22 pes­soas que dese­jam evac­uação, 14 são cri­anças, 8 são mul­heres e 6 são home­ns adul­tos.

14/10/2023, Brasileiros vão para o sul de Gaza. Foto: Itamaraty/Divulgação
Repro­dução: Itamaraty/Divulgação

“O plano, hoje de man­hã, era ir para Rafah, para a fron­teira, e de lá cruzar a fron­teira para o Egi­to. Esta­va tudo pron­to pra isso, mas meia-hora antes do [iní­cio do] deslo­ca­men­to, que dev­e­ria se ini­ciar às 12 horas (hora local), às onze e trin­ta recebe­mos a infor­mação de que tudo isso havia sido can­ce­la­do. Ou seja, a fron­teira foi can­ce­la­da”, con­ta o embaix­ador brasileiro.

“Havia a ideia de um com­boio inter­na­cional. Além do nos­so ônibus, out­ros ônibus iri­am tam­bém, jun­tos com out­ros fun­cionários inter­na­cionais. Tudo isso foi can­ce­la­do por Israel e a fron­teira foi nova­mente fecha­da. Com isso, evi­den­te­mente, nos­so públi­co, os brasileiros, ficaram muito afli­tos den­tro da esco­la.”

Segun­do Alessan­dro Can­deas, a situ­ação é cada vez mais ten­sa. Ele chegou a rece­ber infor­mações de que um pré­dio viz­in­ho à esco­la que abri­ga­va brasileiros seria bom­bardea­do prox­i­ma­mente. “Ou seja, reunidas todas as condições adver­sas, a decisão e, evi­den­te­mente, con­sul­tei o grupo; con­sul­tei e pedi instruções a Brasília, ao Ita­ma­raty, e a decisão foi reti­rar o nos­so pes­soal da esco­la e como havíamos pen­sa­do ontem, colocá-los nes­sa cidade, que se chama Khan Younes, e que fica a pouco mais de dez quilômet­ros da fron­teira e onde eles aguardarão que a fron­teira seja reaber­ta. É muito mais seguro esper­ar em Khan You­nis do que em Gaza.”

 

14/10/2023, Brasileiros vão para o sul de Gaza. Foto: Itamaraty/Divulgação
Repro­dução:  Itamaraty/Divulgação

Ordem de retirada

Nes­ta sex­ta-feira (13), o exérci­to de Israel deu a ordem de evac­uação da parte norte da Faixa de Gaza em 24h e disse que irá oper­ar com uma “força sig­ni­fica­ti­va” no local nos próx­i­mos dias. Mais de um mil­hão de pes­soas moram na região.

Ain­da ontem, bom­bas explodi­ram na área próx­i­ma a esco­la onde estavam abri­gadas famílias, inclu­sive brasileiras.

Edição: Juliana Cézar Nunes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …