...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias do Mundo / Brasileiros deixam Gaza e vão para Rafah, na fronteira com o Egito

Brasileiros deixam Gaza e vão para Rafah, na fronteira com o Egito

Repro­dução: © Itamaraty/Divulgação

Itamaraty negocia entrada em solo egípcio


Pub­li­ca­do em 14/10/2023 — 18:39 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Dezes­seis brasileiros — entre adul­tos e cri­anças — que pas­saram os últi­mos dias abri­ga­dos em uma esco­la da Cidade de Gaza, foram trans­feri­dos, em segu­rança, neste sába­do (14), para a cidade de Rafah, ain­da na Faixa de Gaza, mas per­to da fron­teira com o Egi­to, na região sul.

Ini­cial­mente, o grupo aguardaria na cidade de Khan Yunis pela autor­iza­ção do gov­er­no do Egi­to para ingres­sar em ter­ritório egíp­cio e embar­car em um voo de vol­ta ao Brasil. Con­tu­do, já com o grupo em Khan Yunis, as autori­dades optaram por trans­ferir os brasileiros para Rafah.

Em nota, o Palá­cio do Planal­to apon­tou que, além de “garan­tir uma noite mais tran­quila” para os 16 brasileiros, a “peque­na casa” que o gov­er­no alu­gou em Rafah fica “a uma cam­in­ha­da de dis­tân­cia do pos­to de fron­teira com o Egi­to”.

Emb­o­ra parte de Khan Yunis ten­ha sido atingi­da, neste sába­do, por ataques israe­lens­es, os out­ros 12 brasileiros que já estavam na cidade, esperan­do autor­iza­ção para atrav­es­sar a fron­teira com o Egi­to, per­manecerão ali.

“Eles moram em Khan Yunis, então não pre­cisavam sair de suas casas e ir para a casa que o gov­er­no alu­gou [em Rafah] para o pes­soal que esta­va na esco­la da cidade de Gaza”, expli­cou à Agên­cia Brasil o embaix­ador do Brasil na Palesti­na, Alessan­dro Can­deas, comen­tan­do que os dois gru­pos estão sep­a­ra­dos por cer­ca de 13 quilômet­ros.

“Mas, assim que abrir a janela da fron­teira, per­mitin­do a imi­gração, a pas­sagem do nos­so pes­soal, os dois gru­pos pas­sarão jun­tos”, assi­nalou.

Soma­dos os dois gru­pos, há 14 cri­anças, oito mul­heres adul­tas e seis home­ns aguardan­do, na Palesti­na, pelo momen­to de embar­car de vol­ta ao Brasil. Uma aeron­ave da Presidên­cia da Repúbli­ca — um VC‑2 com capaci­dade para até 40 pas­sageiros, mais trip­u­lantes — já está esta­ciona­da em Roma, na Itália, à espera do momen­to opor­tuno para seguir viagem para o Egi­to. Em nota, o Ita­ma­raty reafir­mou, em Brasília, que segue nego­cian­do com as autori­dades egíp­cias para “via­bi­lizar a entra­da dos brasileiros e de seus famil­iares no Egi­to”.

Até este sába­do, o gov­er­no brasileiro já res­ga­tou da área de con­fli­to 701 brasileiros e seus famil­iares, em qua­tro voos da Força Aérea Brasileira (FAB).

O quin­to avião empre­ga­do na Oper­ação Voltan­do em Paz par­tiu de Tel Aviv às 11h55 (horário de Brasília) deste sába­do, trazen­do mais 215 pes­soas, incluin­do nove bebês.

A pre­visão da FAB é que a aeron­ave pouse no Aero­por­to do Galeão, no Rio de Janeiro, no iní­cio da madru­ga­da deste domin­go (15). Com isso, o total de brasileiros repa­tri­a­dos chegará a 916 pes­soas.

Região de conflito

O Min­istério das Relações Exte­ri­ores esti­ma que serão necessários ao menos 15 voos para traz­er de vol­ta ao país todos os brasileiros que solic­i­taram aju­da do cor­po diplomáti­co para deixar a região do con­fli­to.

Mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atu­alizaram seus dados pes­soais por meio do for­mulário que a embaix­a­da brasileira em Tel Aviv disponi­bi­li­zou na inter­net, mas, con­forme o dire­tor do Depar­ta­men­to Con­sular do Ita­ma­raty, Aloy­sio Mares Dias Gomide Fil­ho, expli­cou na últi­ma quar­ta-feira (11), nem todos man­i­fes­taram intenção de deixar a região neste primeiro momen­to.

Além dis­so, alguns deles preencher­am o for­mulário mais de uma vez, de for­ma que o Ita­ma­raty ain­da não sabe ao cer­to quan­tos, de fato, são os brasileiros na região.

“Ver­i­fi­camos o fenô­meno de dup­lo, até trip­lo reg­istro. Algu­mas pes­soas estão se inscreven­do mais de duas vezes, em alguns casos. Esta­mos reven­do esta lista, fazen­do um pente-fino”, comen­tou Gomide Fil­ho, frisan­do que os cidadãos já repa­tri­a­dos estão entre os que respon­der­am o for­mulário.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Papa Francisco indicou neste sábado mais 21 cardeais Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:10 …