...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Brasileiros em Gaza estão na fronteira com Egito aguardando passagem

Brasileiros em Gaza estão na fronteira com Egito aguardando passagem

Repro­du­ção: © Frame/Hassan Rabee

Ao todo são 34 pessoas que após deixarem Gaza virão para o Brasil


Publi­ca­do em 10/11/2023 — 09:12 Por Lucas Por­deus León — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O gru­po dos bra­si­lei­ros que estão na Fai­xa de Gaza aguar­da, des­de o iní­cio da manhã des­ta sex­ta-fei­ra (10), a pos­si­bi­li­da­de de atra­ves­sar a fron­tei­ra de Rafah, com o Egi­to. A auto­ri­za­ção para dei­xar o ter­ri­tó­rio pales­ti­no saiu após 34 dias do iní­cio das hos­ti­li­da­des no Ori­en­te Médio. Ao todo, são 34 bra­si­lei­ros ou pales­ti­nos em pro­ces­so de natu­ra­li­za­ção que esta­vam nas cida­des de Khan Yunis e Rafah, no sul de Gaza. 

Nes­ta manhã, o comer­ci­an­te Hasan Rabee, de 30 anos, pos­tou em uma rede soci­al se des­pe­din­do da mãe. “O mais difí­cil da minha vida é dei­xar a minha mãe e dois irmãos e via­jar e eles estão sem con­di­ções de vida”, lamen­tou o bra­si­lei­ro que dis­se espe­rar que haja uma segun­da lis­ta com auto­ri­za­ção para seus paren­tes dei­xa­rem o local.

Em segui­da, Hasan mos­trou em vídeo envi­a­do à Agên­cia Bra­sil o gru­po que esta­va em Khan Yunis no ôni­bus em via­gem para Rafah. As duas cida­des pales­ti­nas são dis­tan­tes cer­ca de 10 quilô­me­tros. Ao che­gar na fron­tei­ra, Hasan envi­ou mais dois víde­os infor­man­do que a pas­sa­gem segue fecha­da.

“Até esse momen­to, vai fazer meio-dia, as fron­tei­ras estão fecha­das. As ambu­lân­ci­as ain­da não che­ga­ram para tra­zer os feri­dos. Se não entrar os feri­dos, nin­guém pode via­jar. Tem que che­gar os feri­dos pri­mei­ros do nor­te da Fai­xa de Gaza”, rela­tou em vídeo.  O horá­rio na Fai­xa de Gaza é cin­co horas à fren­te do horá­rio de Bra­sí­lia.

Se nenhum novo pro­ble­ma ocor­rer nes­ta sex­ta-fei­ra (10), pode ser que os bra­si­lei­ros con­si­gam cru­zar para o Egi­to.  Isso por­que a fron­tei­ra de Rafah fechou por duas vezes nos últi­mos dias. Entre o últi­mo sába­do (4) e a segun­da-fei­ra (6), a fron­tei­ra foi fecha­da por­que Isra­el bom­bar­de­ou um com­boio de ambu­lân­ci­as que se diri­gia ao local. Na últi­ma quar­ta-fei­ra (8), a fron­tei­ra foi nova­men­te fecha­da por “ques­tões de segu­ran­ça”, segun­do infor­mou os Esta­dos Uni­dos.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Presos fazem motim em penitenciária no Paraguai

Repro­du­ção: © Minis­te­rio de Jus­ti­cia Para­guai Rebelião foi controlada após 3 horas Publi­ca­do em 16/02/2024 …