...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Brasileiros em Gaza estão na fronteira com Egito aguardando passagem

Brasileiros em Gaza estão na fronteira com Egito aguardando passagem

Repro­dução: © Frame/Hassan Rabee

Ao todo são 34 pessoas que após deixarem Gaza virão para o Brasil


Pub­li­ca­do em 10/11/2023 — 09:12 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O grupo dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza aguar­da, des­de o iní­cio da man­hã des­ta sex­ta-feira (10), a pos­si­bil­i­dade de atrav­es­sar a fron­teira de Rafah, com o Egi­to. A autor­iza­ção para deixar o ter­ritório palesti­no saiu após 34 dias do iní­cio das hos­til­i­dades no Ori­ente Médio. Ao todo, são 34 brasileiros ou palesti­nos em proces­so de nat­u­ral­iza­ção que estavam nas cidades de Khan Yunis e Rafah, no sul de Gaza. 

Nes­ta man­hã, o com­er­ciante Hasan Rabee, de 30 anos, pos­tou em uma rede social se des­pedin­do da mãe. “O mais difí­cil da min­ha vida é deixar a min­ha mãe e dois irmãos e via­jar e eles estão sem condições de vida”, lamen­tou o brasileiro que disse esper­ar que haja uma segun­da lista com autor­iza­ção para seus par­entes deixarem o local.

Em segui­da, Hasan mostrou em vídeo envi­a­do à Agên­cia Brasil o grupo que esta­va em Khan Yunis no ônibus em viagem para Rafah. As duas cidades palesti­nas são dis­tantes cer­ca de 10 quilômet­ros. Ao chegar na fron­teira, Hasan envi­ou mais dois vídeos infor­man­do que a pas­sagem segue fecha­da.

“Até esse momen­to, vai faz­er meio-dia, as fron­teiras estão fechadas. As ambulân­cias ain­da não chegaram para traz­er os feri­dos. Se não entrar os feri­dos, ninguém pode via­jar. Tem que chegar os feri­dos primeiros do norte da Faixa de Gaza”, rela­tou em vídeo.  O horário na Faixa de Gaza é cin­co horas à frente do horário de Brasília.

Se nen­hum novo prob­le­ma ocor­rer nes­ta sex­ta-feira (10), pode ser que os brasileiros con­sigam cruzar para o Egi­to.  Isso porque a fron­teira de Rafah fechou por duas vezes nos últi­mos dias. Entre o últi­mo sába­do (4) e a segun­da-feira (6), a fron­teira foi fecha­da porque Israel bom­bardeou um com­boio de ambulân­cias que se diri­gia ao local. Na últi­ma quar­ta-feira (8), a fron­teira foi nova­mente fecha­da por “questões de segu­rança”, segun­do infor­mou os Esta­dos Unidos.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …