...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Brasileiros em Paris: três ouros e quase recorde no número de pódios

Brasileiros em Paris: três ouros e quase recorde no número de pódios

© REUTERS/Hannah Mckay/Proibida repro­dução

Delegação nacional encerrou participação na Olimpíada no sábado


Publicado em 10/08/2024 — 19:35 Por Igor Santos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Com a pra­ta no fute­bol fem­i­ni­no e o bronze no vôlei fem­i­ni­no, o Brasil encer­rou sua par­tic­i­pação nos Jogos Olímpi­cos de Paris neste sába­do (10). Emb­o­ra ain­da haja medal­has a serem definidas no domin­go (11), últi­mo dia da Olimpía­da, nen­hu­ma delas tem brasileiros na dis­pu­ta. Com isso, já se sabe a quan­ti­dade ofi­cial de pódios brasileiros em 2024. Foram 20 no total: três ouros, sete pratas e dez bronzes. O país se des­pede sem reg­is­trar o mel­hor desem­pen­ho em boa parte dos critérios, emb­o­ra ten­ha se aprox­i­ma­do em alguns casos.

O desem­pen­ho em Tóquio 2020 seguirá, pelo menos por mais qua­tro anos, como o parâmetro a ser bati­do. No Japão, tive­mos a maior quan­ti­dade de ouros (sete, empata­do com os Jogos do Rio, em 2016), o maior total de medal­has (21), a mel­hor posição no quadro ger­al (12º), assim como o maior número de modal­i­dades difer­entes subindo ao pódio (13).

A prin­ci­pal que­da na per­for­mance em Paris está no número de ouros. Além de Rio e Tóquio, o desem­pen­ho em Ate­nas, quan­do o Brasil con­quis­tou cin­co primeiros lugares, tam­bém foi supe­ri­or. Neste critério, o resul­ta­do é igual a Atlanta (1996), Pequim (2008) e Lon­dres (2012), todas com três ouros. De 1996 para cá, ape­nas em Syd­ney, em 2000, o país teve menos ouros. Naque­la edição, na real­i­dade, o Brasil não subiu ao lugar mais alto nen­hu­ma vez.

No número total de medal­has, no entan­to, Paris fica atrás ape­nas de Tóquio. Ago­ra são duas edições con­sec­u­ti­vas na casa dos 20 pódios.

Ain­da é pre­ciso esper­ar o fim dos Jogos para saber em que posição o país ter­mi­na no quadro de medal­has. Porém, já se sabe que serão onze as modal­i­dades medal­his­tas, atrás de Tóquio e Rio (em casa, doze esportes medal­haram). No final das con­tas, nen­hu­ma modal­i­dade estre­ou como medal­hista para o Brasil em Paris.

A Olimpía­da de Paris chegará ao fim neste domin­go (11), com a cer­imô­nia de encer­ra­men­to, pre­vista para começar às 16h (horário de Brasília). no Stade de France. O Comitê Olímpi­co do Brasil (COB) anun­ciou que a dupla Duda e Ana Patrí­cia, campeãs olímpi­cas no vôlei de pra­ia, ficará respon­sáv­el por car­regar a ban­deira do país no even­to.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …