...
quarta-feira ,29 novembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Brasileiros ficam fora da 3ª lista de autorizados a deixar Gaza

Brasileiros ficam fora da 3ª lista de autorizados a deixar Gaza

Repro­dução: © REUTERS/Fadi Wha Wha­di

Das 571 pessoas, 367 são estadunidenses e outras 127 britânicas


Pub­li­ca­do em 03/11/2023 — 09:29 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Uma nova lista com o nome de 571 estrangeiros autor­iza­dos a deixa a Faixa de Gaza foi divul­ga­da nes­ta sex­ta-feira (3). Não con­stam brasileiros entre os con­tem­pla­dos. Das 571 pes­soas, 367 são estadunidens­es e out­ras 127 são britâni­cas. Há pes­soas ain­da da Ale­man­ha, da Itália, da Indonésia e do Méx­i­co, infor­mou a Rep­re­sen­tação do Brasil em Ramala, na Cisjordâ­nia.  

Na segun­da lista divul­ga­da nes­sa quin­ta-feira (2), dos 576 estrangeiros autor­iza­dos a deixar Gaza, 400 eram dos Esta­dos Unidos. Havia ain­da nacionais do Azer­bai­jão, Barhein, Bél­gi­ca, Coréia do Sul, Croá­cia, Gré­cia, Holan­da, Hun­gria, Itália, Macedô­nia, Méx­i­co, Suíça, Sri Lan­ka e Tchade.

O min­istro das Relações Exte­ri­ores do Brasil, Mau­ro Vieira, con­ver­sou nes­sa quin­ta-feira com o chancel­er do Egi­to, Sameh Shoukry, e reit­er­ou o pedi­do para que os brasileiros reti­dos na Faixa de Gaza pos­sam pas­sar pela fron­teira de Rafah.

Os 34 brasileiros estão abri­ga­dos nas cidades de Khan Younes e Rafah, próx­i­mas à fron­teira com o Egi­to. Segun­do o Ita­ma­raty, o esque­ma de res­gate está de pron­tidão e pre­vê auxílio des­de a saí­da da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus, medica­men­tos e ali­men­tação – até o embar­que no Aero­por­to do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguar­da.

primeira lista com estrangeiros autor­iza­dos a deixar o enclave palesti­no alvo dos bom­bardeios de Israel foi divul­ga­da na quar­ta-feira (1º). Até então, uma média de 500 pes­soas de out­ras nacional­i­dades estão sendo autor­izadas a deixar a área do con­fli­to. O Ita­ma­raty infor­mou que espera que, em breve, os brasileiros entrem na lista para deixar a região.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 100 funcionários da ONU foram mortos em Gaza

Repro­dução: © Reuters/Evelyn Hock­stein Guerra entre Istael e Hamas já matou 10.818 pessoas Pub­li­ca­do em …