...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Brasileiros podem deixar Gaza nesta segunda-feira, diz embaixador

Brasileiros podem deixar Gaza nesta segunda-feira, diz embaixador

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Grupo retornará ao Brasil em avião da Presidência da República


Pub­li­ca­do em 15/10/2023 — 17:05 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

O embaix­ador do Brasil na Cisjordâ­nia, Alessan­dro Can­deas, disse neste domin­go (15) esper­ar que os brasileiros que aguardam repa­tri­ação na Faixa de Gaza pos­sam atrav­es­sar a fron­teira para o Egi­to, em pas­sagem próx­i­ma à cidade de Rafah, na segun­da-feira (16). Segun­do ele, a embaix­a­da rece­beu a infor­mação de brasileiros que estão em Gaza de que “cir­cu­lam rumores” de que a fron­teira será aber­ta na segun­da, e tam­bém con­fir­mou essa infor­mação por out­ro canal.

Um grupo de 28 pes­soas, 22 brasileiros e seis palesti­nos com residên­cia no Brasil, segue abri­ga­do nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardan­do autor­iza­ção para cruzar a fron­teira.

O embaix­ador afir­mou que a saí­da dos brasileiros depende da aber­tu­ra da pas­sagem para o Egi­to e tam­bém da autor­iza­ção das autori­dades de imi­gração, que pre­cisam carim­bar os pas­s­aportes dos brasileiros. “No nív­el políti­co tudo já está feito. É necessário ape­nas que, uma vez que seja aber­ta a fron­teira, o fun­cionário que está ali, que vai rece­ber os brasileiros, ele ten­ha a lista e autor­ize o ingres­so. Esper­amos que isso acon­teça aman­hã, essa é a nos­sa expec­ta­ti­va”, disse Can­deas.

Segun­do o gov­er­no brasileiro, assim que o grupo pud­er cruzar para o Egi­to, eles serão trazi­dos ao Brasil no avião VC‑2 da Presidên­cia da Repúbli­ca, que tem capaci­dade para trans­portar até 40 pas­sageiros. Out­ros cin­co voos de repa­tri­ação já foram feitos para traz­er brasileiros e famil­iares de Israel.

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, e o min­istro das Relações Exte­ri­ores, Mau­ro Vieira, vêm nego­cian­do a aber­tu­ra da fron­teira des­de a sem­ana pas­sa­da para poder res­gatar o grupo. Entre sex­ta e sába­do, o pres­i­dente abor­dou a questão em tele­fone­mas com o pres­i­dente de Israel, Isaac Her­zog, o pres­i­dente do Egi­to, Abdul Fatah al-Sisi, e o pres­i­dente da Autori­dade Palesti­na, Mah­moud Abbas.

Reabertura da fronteira

O secretário de Esta­do dos Esta­dos Unidos, Antony Blinken, afir­mou neste domin­go que a pas­sagem fron­teir­iça con­tro­la­da pelo Egi­to na Faixa de Gaza será reaber­ta e que os Esta­dos Unidos estão tra­bal­han­do com egíp­cios, israe­lens­es e a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) para que auxílio human­itário pos­sa chegar à região.

Cen­te­nas de toneladas de aju­da foram envi­adas de vários país­es e estão esperan­do há dias na penín­su­la do Sinai, no Egi­to. Fal­ta um acor­do para sua entre­ga em segu­rança em Gaza, além da evac­uação de estrangeiros por meio da fron­teira em Rafah.

O Egi­to afir­mou que inten­si­fi­cou seus esforços diplomáti­cos para resolver o impasse. “Colo­camos para fun­cionar, o Egi­to botou para fun­cionar muitos mate­ri­ais de apoio ao povo em Gaza, e Rafah será reaber­ta”, afir­mou Blinken a repórteres no Cairo, depois do que disse ter sido uma “con­ver­sa muito boa” com o pres­i­dente egíp­cio, Abdel Fat­tah al-Sisi.

“Esta­mos esta­b­ele­cen­do com a ONU, o Egi­to, Israel e out­ros o mecan­is­mo pelo qual vamos rece­ber a aju­da e como ela chegará às pes­soas que pre­cisam”, final­i­zou.

*Com infor­mações da Reuters

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros

Avião fará escala em Lisboa para reabastecimento Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 — 13:01 Brasília …