...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda

Repro­dução: © MRE/Divulgação

Grupo receberá atendimento médico e psicológico em Brasília


Pub­li­ca­do em 12/11/2023 — 18:13 Por Andreia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Os brasileiros e seus famil­iares palesti­nos que deixaram a Faixa de Gaza chegam nes­ta segun­da-feira (13) ao Brasil. O gov­er­no fed­er­al já tem uma oper­ação de acol­hi­men­to pronta para o grupo, como atendi­men­to médi­co e psi­cológi­co e reg­u­lar­iza­ção de doc­u­men­tos. 

Eles cruzaram a fron­teira com o Egi­to pelo Por­tal de Rafah, no iní­cio da man­hã deste domin­go (12). A chega­da ao Cairo ocor­reu no iní­cio da noite. Na cap­i­tal egíp­cia, o grupo pega o voo para Brasília. A pre­visão é que a aeron­ave decole às 11h50 (horário local) e pouse em Brasília às 23h30 (horário local). Antes dis­so, haverá três paradas téc­ni­cas: em Roma, na Itália; em Las Pal­mas, na Espan­ha; e na Base Aérea do Recife, já no Brasil.

VOLTANDO EM PAZ: Os 32 brasileiros e familiares acabaram de chegar em segurança ao hotel no Cairo, onde foram recebidos pela equipe médica da FAB, que os aguardava no local. Foto: Presidência da República/Twitter
Repro­dução: VOLTANDO EM PAZ: Os 32 brasileiros e famil­iares acabaram de chegar em segu­rança ao hotel no Cairo, onde foram rece­bidos pela equipe médi­ca da FAB, que os aguar­da­va no local. Foto: Presidên­cia da República/Twitter — Presidên­cia da República/Twitter

Os repa­tri­a­dos rece­berão apoio psi­cológi­co, cuida­dos médi­cos e imu­niza­ção e terão um perío­do de repouso em Brasília, em alo­ja­men­to da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslo­carem para out­ras cidades no Brasil. De acor­do com o Min­istério da Saúde, a Força Nacional do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) está sendo mobi­liza­da para ofer­e­cer aos repa­tri­a­dos os cuida­dos em saúde necessários logo no momen­to de chega­da ao Brasil, em Brasília.

“A ofer­ta no momen­to da recepção envolve cuida­dos psi­cológi­cos e clíni­cos, incluin­do urgên­cias e emergên­cias que pos­sam sur­gir. A equipe será for­ma­da por cin­co profis­sion­ais da saúde: um médi­co, um enfer­meiro e três psicól­o­gos. Além dis­so, será disponi­bi­liza­da uma ambulân­cia do Samu/DF, tipo UTI móv­el, com médi­co e enfer­meiro, se hou­ver neces­si­dade de atendi­men­to espe­cial­iza­do em unidade da rede de saúde”, expli­cou a pas­ta, em respos­ta à Agên­cia Brasil.

- Relem­bre os momen­tos de ten­são dos brasileiros em Gaza

Ao chegarem ao Brasil, tam­bém será fei­ta a reg­u­lar­iza­ção migratória, pela Polí­cia Fed­er­al, e a emis­são de out­ros doc­u­men­tos que per­mi­tam o aces­so a serviços públi­cos e ao emprego.

De acor­do com o Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, algu­mas pes­soas têm famil­iares no Brasil, enquan­to out­ras serão acol­hi­das em um local no inte­ri­or de São Paulo, disponi­bi­liza­do pelo Min­istério do Desen­volvi­men­to Social.

O grupo a cam­in­ho do Brasil tem 22 brasileiros de nasci­men­to, sete palesti­nos nat­u­ral­iza­dos brasileiros e três palesti­nos famil­iares próx­i­mos. Dos 32 repa­tri­a­dos, 17 são cri­anças, nove mul­heres e seis home­ns.

Voltando em Paz

Este será o déci­mo voo da Oper­ação Voltan­do em Paz, do gov­er­no fed­er­al, que cumpre mais uma mis­são de repa­tri­ação em áreas de con­fli­to no Ori­ente Médio. A aeron­ave VC‑2, cedi­da pela Presidên­cia da Repúbli­ca, está há quase um mês no Egi­to para o res­gate dos repa­tri­a­dos ori­un­dos da Faixa de Gaza. Os out­ros voos par­ti­ram de Tel Aviv, em Israel, e de Amã, na Jordâ­nia, com brasileiros que estavam no ter­ritório palesti­no da Cisjordâ­nia.

Com os dez voos, a Oper­ação Voltan­do em Paz terá trans­porta­do um total de 1.477 pas­sageiros, além de 53 ani­mais domés­ti­cos. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palesti­nos, três boli­vianas e uma jor­da­ni­ana.

No dia 7 de out­ubro, o Hamas, que con­tro­la a Faixa de Gaza, lançou um ataque sur­pre­sa de mís­seis con­tra Israel e a incursão de com­bat­entes arma­dos por ter­ra, matan­do civis e mil­itares e fazen­do cen­te­nas de reféns israe­lens­es e estrangeiros. Em respos­ta, Israel bom­bardeou várias infraestru­turas do Hamas, em Gaza, e impôs cer­co total ao ter­ritório, com o corte do abastec­i­men­to de água, com­bustív­el e ener­gia elétri­ca.

Os ataques já deixaram mil­hares de mor­tos, feri­dos e desabri­ga­dos nos dois ter­ritórios. A guer­ra entre Israel e Hamas tem origem na dis­pu­ta por ter­ritórios que já foram ocu­pa­dos por diver­sos povos, como hebreus e fil­is­teus, dos quais descen­dem israe­lens­es e palesti­nos.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros

Avião fará escala em Lisboa para reabastecimento Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 — 13:01 Brasília …