...
sexta-feira ,17 janeiro 2025
Home / Saúde / Brasileiros relatam menor renda e insegurança alimentar após pandemia

Brasileiros relatam menor renda e insegurança alimentar após pandemia

Mais pobres e casas chefiadas por mulheres tiveram maior impacto

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/12/2024 — 17:51
Brasília
Comércio de rua em Brasília.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

A pesquisa Epi­covid 2.0: Inquéri­to nacional para avali­ação da real dimen­são da pan­demia de Covid-19 no Brasil, real­iza­da pelo Min­istério da Saúde, mostra que 48,6% dos brasileiros relataram redução na ren­da dev­i­do à pan­demia e 47,4% enfrentaram inse­gu­rança ali­men­tar, ou seja, pes­soas que não tin­ham a garan­tia de prover seu ali­men­to diari­a­mente. 

Os impactos foram mais fre­quentes nos mais pobres e nos domicílios chefi­a­dos por mul­heres. Cer­ca de 34,9% das pes­soas perder­am o emprego e 21,5% inter­romper­am os estu­dos durante a pan­demia. Segun­do o estu­do, 14,7% dos entre­vis­ta­dos reg­is­traram morte de um famil­iar dev­i­do à Covid-19.

A pesquisa mostra que mais de 28% da pop­u­lação brasileira, o equiv­a­lente a 60 mil­hões de pes­soas, rela­tou ter sido infec­ta­da pela doença.

Pesquisa

O Epi­covid 2.0 foi con­duzi­do em 133 cidades brasileiras, com uma amostra de 33.250 entre­vis­tas. As pes­soas entre­vis­tadas foram sele­cionadas aleato­ri­a­mente, com ape­nas uma pes­soa por residên­cia respon­den­do ao ques­tionário.

Sob coor­de­nação do Min­istério da Saúde, a pesquisa foi real­iza­da pela Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Pelotas (UFPel), com par­tic­i­pação da Uni­ver­si­dade Católi­ca de Pelotas (UCPel), Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Ciên­cias da Saúde de Por­to Ale­gre (UFCSPA), Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) e Fun­dação Getúlio Var­gas (FGV).

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Exposição ao som excessivo pode causar perda auditiva

Alerta é de especialistas para lidar com ruídos neste fim de ano Fran­ciel­ly Bar­bosa* Pub­li­ca­do …