...
quarta-feira ,13 novembro 2024
Home / Meio Ambiente / Brasília atinge recorde histórico de seca nesta sexta-feira

Brasília atinge recorde histórico de seca nesta sexta-feira

Esti­agem foi a maior já reg­istra­da na cap­i­tal fed­er­al des­de 1963
Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/10/2024 — 18:20
Brasília
Repro­dução: © José Cruz/Agência BraSIL

Os brasiliens­es vivem nes­ta segun­da-feira um dia de alívio. Depois de uma seca históri­ca de 167 dias, a maior des­de 1963, chove em diver­sos pon­tos da cap­i­tal, do Dis­tri­to Fed­er­al e do Entorno.

Em alguns locais, após a chu­va acom­pan­ha­da de ven­tos fortes, hou­ve que­da de árvores e postes, com inter­rupção de fornec­i­men­to de ener­gia elétri­ca.

Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) já pre­via pan­cadas de chu­va iso­ladas a par­tir da tarde de hoje. A mes­ma pre­visão se man­tém para os próx­i­mos dias em razão da con­vergên­cia de umi­dade na porção cen­tral do Brasil.

No Dis­tri­to Fed­er­al, tam­bém há pre­visão de diminuição da tem­per­atu­ra máx­i­ma, que chegou a 35º C nes­ta segun­da, mas até sex­ta cai para 30º.

A umi­dade mín­i­ma tende a se ele­var de 30% para 40%. A máx­i­ma pas­sa de 70% para 85% ao lon­go da sem­ana.

O Inmet aler­ta, no entan­to, para a con­tinuidade do calor e pede atenção da pop­u­lação para rajadas de ven­to e pos­si­bil­i­dade de chu­vas de grani­zo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

Para Carlos Nobre, propostas apresentadas até agora são insuficientes Fabío­la Sin­im­bú — Envi­a­da espe­cial* Pub­li­ca­do …