...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Noticias / Brasília: desfile de 7 de Setembro terá este ano três eixos temáticos

Brasília: desfile de 7 de Setembro terá este ano três eixos temáticos

Repro­dução: © Antônio Cruz/Agência Brasil

Participam atletas olímpicos, Zé Gotinha, estudantes e militares


Publicado em 07/09/2024 — 07:25 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O des­file cívi­co-mil­i­tar de 7 de setem­bro, neste sába­do (7), na Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília, terá o lema “Democ­ra­cia e Inde­pendên­cia – É o Brasil no rumo cer­to”.

O even­to começará às 8h, com a chega­da do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que pas­sará em revista as tropas e seguirá até a tri­buna das autori­dades para autor­izar o iní­cio do even­to.

A comem­o­ração do Dia da Inde­pendên­cia do Brasil, orga­ni­za­da pela Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia da Repúbli­ca (Secom/PR), está divi­di­da em três eixos temáti­cos.

Presidência do Brasil no G20

O primeiro eixo temáti­co é a presidên­cia rota­ti­va do Brasil no grupo das 19 maiores econo­mias do mun­do, soma­dos aos país­es da União Europeia e União Africana. Durante o des­file, estu­dantes de esco­las públi­cas do Dis­tri­to Fed­er­al levarão 21 ban­deiras dos país­es e blo­cos region­ais mem­bros do grupo.

Des­de dezem­bro de 2024, sob a lid­er­ança brasileira, o slo­gan do grupo é “Con­stru­in­do um mun­do jus­to e um plan­e­ta sus­ten­táv­el”. Nos dias 18 e 19 de novem­bro, o Brasil realizará a Cúpu­la do G20, na cidade do Rio de Janeiro, com a pre­sença dos chefes de Esta­do. O encon­tro inter­na­cional mar­cará a trans­fer­ên­cia da presidên­cia do G20 do Brasil para África do Sul (Presidên­cia de 2025).

Rio Grande do Sul

O segun­do eixo do des­file hom­e­nageará os profis­sion­ais que atu­aram no apoio, socor­ro e recon­strução do Rio Grande do Sul, após a situ­ação de calami­dade públi­ca provo­ca­da pelas fortes chu­vas e enchentes em maio.

A Oper­ação Taquari II, sob coor­de­nação do Min­istério da Defe­sa e em con­jun­to com órgãos públi­cos civis, res­ga­tou mais de 71 mil pes­soas por via aérea, flu­vial e ter­restre, além de sal­var mais de 10,5 mil ani­mais em áreas afe­tadas. Ness­es esforços, foram recu­per­adas 157 esco­las, 27 unidades de saúde e out­ros órgãos públi­cos foram resta­b­ele­ci­dos.  Além dis­so, mais de 62,9 mil atendi­men­tos de saúde foram real­iza­dos por meio dos hos­pi­tais de cam­pan­ha das Forças Armadas, e 13 pon­tos de trav­es­sia per­manecem em oper­ação, garan­ti­n­do a mobil­i­dade nas áreas afe­tadas.

Na oper­ação atu­aram mais de 19,5 mil mil­itares do Exérci­to Brasileiro, da Mar­in­ha e da Aeronáu­ti­ca. As Forças Armadas ain­da colo­caram à dis­posição 257 viat­uras, 46 equipa­men­tos de engen­haria, dez helicópteros, oito aeron­aves e 106 embar­cações e navios mul­titare­fas.

Saúde

O ter­ceiro eixo temáti­co do even­to em Brasília enfa­ti­za a retoma­da da pro­teção da pop­u­lação, espe­cial­mente, das cri­anças, por meio das cam­pan­has de vaci­nação e a ampli­ação dos serviços de atendi­men­to públi­co em saúde, com a retoma­da do pro­gra­ma Mais Médi­cos.

Em jul­ho, o Fun­do das Nações Unidas para a Infân­cia (Unicef) e a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) con­fir­maram que o Brasil avançou na imu­niza­ção infan­til e con­seguiu sair da lista dos 20 país­es que têm mais cri­anças não imu­nizadas no mun­do. Em 2021, o país ocu­pa­va a séti­ma posição no rank­ing.

O pro­gra­ma Mais Médi­cos leva profis­sion­ais a regiões onde há escassez ou ausên­cia dess­es profis­sion­ais e pre­vê tam­bém a reor­ga­ni­za­ção da ofer­ta de novas vagas de grad­u­ação em med­i­c­i­na e residên­cia médi­ca, em local­i­dades onde não exis­tem cur­sos, com o obje­ti­vo de qual­i­ficar a for­mação dess­es profis­sion­ais.

Participações

Ao todo, neste feri­ado da inde­pendên­cia do país, o des­file mobi­lizará 8.812 pes­soas, incluin­do mil­itares, estu­dantes e atle­tas. Desse total, 3.990 par­tic­i­parão dos des­files a pé, motor­iza­dos (em 133 viat­uras) e mon­ta­dos (cav­a­l­os). A equipe de segu­rança, for­ma­da por mil­itares da Mar­in­ha, Exérci­to e Aeronáu­ti­ca, além de equipes da segu­rança públi­ca, envolverá 4.882 pes­soas.

A exem­p­lo do des­file do ano pas­sa­do, o even­to terá a par­tic­i­pação do mas­cote brasileiro Zé Got­in­ha, que subirá em um cam­in­hão do Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al para saudar o públi­co pre­sente nas arquiban­cadas.

A orga­ni­za­ção do des­file con­fir­mou a par­tic­i­pação de 30 atle­tas olímpi­cos que dis­putaram os jogos em Paris entre 26 de jul­ho e 11 de agos­to. Os desportis­tas inte­gram o pro­gra­ma Bol­sa Atle­ta, do gov­er­no fed­er­al, e o pro­gra­ma Atle­tas de Alto Rendi­men­to, coor­de­na­do pelo Min­istério da Defe­sa, para pro­mover a par­tic­i­pação de atle­tas mil­itares em com­petições.

Na França, todas as medal­has do Brasil – 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes – foram con­quis­tadas por esportis­tas do Bol­sa Atle­ta.

Neste ano, o des­file con­ta com 500 estu­dantes de esco­las públi­cas do Dis­tri­to Fed­er­al. Eles des­fi­larão com as ban­deiras de cada uma das 27 unidades da fed­er­ação e ban­deiras do G20.

Os estu­dantes des­fi­larão uni­formiza­dos e farão menções aos eixos temáti­cos que mar­cam a cel­e­bração deste ano, com pla­cas, men­sagens de com­bate à fome, à pobreza, à desigual­dade e de foco na sus­tentabil­i­dade.

Os alunos tam­bém des­fi­larão com ves­tuários típi­cos gaú­chos, em hom­e­nagem aos moradores do Rio Grande do Sul, e com uni­formes rela­ciona­dos aos profis­sion­ais e vol­un­tários que aju­daram na recon­strução do esta­do.

Entre os atra­tivos está a apre­sen­tação da pirâmide humana do Batal­hão de Polí­cia do Exérci­to de Brasília, com dezenas de mil­itares.

O des­file será encer­ra­do com acroba­cias aéreas da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB). O iní­cio da apre­sen­tação no céu está pre­vis­to para 10h30.

Público

A esti­ma­ti­va da Secom/PR é que cer­ca de 30 mil pes­soas com­pareçam ao local. O aces­so do públi­co às arquiban­cadas é gra­tu­ito, a par­tir de 6h20.

O trân­si­to de veícu­los na Esplana­da será inter­rompi­do na noite des­ta sex­ta-feira (6) entre a Rodoviária do Plano Pilo­to e a via L4.

Por questões de segu­rança, ninguém poderá aces­sar a área do even­to com gar­rafas de vidro, mas­tros e latas. É proibido tam­bém o porte de fogos de artifí­cio e sim­i­lares, armas, apon­ta­dores a laser, artefatos explo­sivos e sprays.

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …