...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Meio Ambiente / Brigadista morre durante combate a incêndio em São Paulo

Brigadista morre durante combate a incêndio em São Paulo

Ele atuava em uma área de canavial na Estrada Municipal de Corumbataí

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 26/09/2024 — 19:11
São Paulo
São Paulo (SP), 26/09/2024 - Incêndio em canavial. Foto: SEMIL/Divulgação
Repro­dução: © SEMIL/Divulgação

Foi enter­ra­do nes­ta quin­ta-feira (26) em Iti­rap­ina (SP) o brigadista Tia­go dos San­tos, de 38 anos, mor­to nes­sa quar­ta-feira (25) quan­do com­ba­t­ia um incên­dio em uma área de canavial na Estra­da Munic­i­pal de Corum­bat­aí. O brigadista ten­ta­va apa­gar o fogo em um cam­in­hão-pipa da unidade Irace­ma da Usi­na São Mar­t­in­ho, cau­sa­do pelas queimadas na região. Um cole­ga, que esta­va com San­tos, sofreu queimaduras mas está em casa, fora de riscos.

Em nota, a Sec­re­taria da Segu­rança Públi­ca de São Paulo infor­mou que o caso foi reg­istra­do como “incên­dio, homicí­dio e lesão cor­po­ral”. Segun­do o bole­tim de ocor­rên­cia da del­e­ga­cia de Corum­bat­aí, as causas do incên­dio são descon­heci­das. O cor­po de San­tos foi car­boniza­do e o cam­in­hão-pipa destruí­do. O velório e o enter­ro acon­te­ce­r­am em Iti­rap­ina, onde o brigadista mora­va.

Em nota, a usi­na São Mar­t­in­ho infor­mou que está pre­stando apoio aos famil­iares das víti­mas e colab­o­ra com as autori­dades para a inves­ti­gação do caso. A Defe­sa Civ­il de Corum­bat­aí infor­mou que o fogo teve iní­cio na Fazen­da Chorosa, sendo com­bat­i­do pelos fun­cionários da usi­na. Mas, a par­tir de uma revi­ra­vol­ta de ven­to, se alas­trou para uma área próx­i­ma a dez casas e chegou a queimar um bar­racão. Cer­ca de 30 fun­cionários da usi­na e 12 cam­in­hões-pipa atu­aram na con­tenção das chamas.

Um dia antes da morte do brigadista em Corum­bat­aí, um tra­bal­hador ficou feri­ado em Bro­tas (SP) ao saltar de uma col­heitadeira de uma usi­na que pegou fogo. Segun­do o Cor­po de Bombeiros, a víti­ma saltou do veícu­lo e sofreu fratu­ra expos­ta no mem­bro infe­ri­or dire­ito, além de queimaduras nos braços e ros­to.

O incên­dio na col­heitadeira acabou geran­do um incên­dio de, aprox­i­mada­mente, 100 mil met­ros quadra­dos numa área de canavial. Bro­tas é um dos municí­pios que reg­istrou o maior número de queimadas no esta­do.

Há pouco mais de um mês (23/8), dois fun­cionários de uma usi­na mor­reram queima­dos quan­do com­ba­t­i­am um incên­dio no municí­pio de Urupês (SP). As víti­mas, Saulo Rodri­go de Oliveira, de 47 anos, e Ger­ci Sil­veira Júnior, de 30, foram car­boniza­dos quan­do ten­taram escapar das chamas após o cam­in­hão onde estavam ter tomba­do em uma área de pastagem.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …