...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Economia / Brinquedos mostram variação de preço de até 251% em lojas virtuais

Brinquedos mostram variação de preço de até 251% em lojas virtuais

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Levantamento é do Procon do Rio de Janeiro


Pub­li­ca­do em 04/10/2023 — 08:32 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Lev­an­ta­men­to de preços feito pelo Pro­con do esta­do do Rio de Janeiro (Pro­con-RJ) em 13 lojas vir­tu­ais, com foco no Dia das Cri­anças, con­sta­tou vari­ação de até 251% nos val­ores de 100 brin­que­dos. A pesquisa foi fei­ta de 25 de setem­bro a 2 de out­ubro em difer­entes sites dire­ciona­dos às cri­anças, que vêm sendo fis­cal­iza­dos pela autar­quia. Três deles foram noti­fi­ca­dos por apre­sen­tar irreg­u­lar­i­dades na infor­mação do preço que, segun­do o Pro­con, podem induzir o con­sum­i­dor ao erro.

Os sites noti­fi­ca­dos após a fis­cal­iza­ção terão 48 horas para faz­er a ade­quação. O lev­an­ta­men­to feito em lojas que tin­ham mais de um fornece­dor do pro­du­to pesquisa­do con­sider­ou na pesquisa o menor val­or. A sondagem pode ser aces­sa­da aqui. Os preços infor­ma­dos podem vari­ar con­forme a data.

De acor­do com o lev­an­ta­men­to, as vari­ações mais sig­ni­fica­ti­vas nos val­ores dos brin­que­dos foram de 251% em um jogo e 235% em um que­bra-cabeça. A menor vari­ação foi encon­tra­da em um lançador com acessórios, que var­i­ou 12% em lojas difer­entes. O pres­i­dente do Pro­con Estad­ual, Cás­sio Coel­ho, disse que o fat­u­ra­men­to do e‑commerce dev­erá aumen­tar 8% no Dia das Cri­anças este ano, em relação ao ano pas­sa­do, de acor­do com a Asso­ci­ação Brasileira de Comér­cio Eletrôni­co (Abcomm).

Coel­ho infor­mou que o obje­ti­vo da pesquisa foi aju­dar o con­sum­i­dor e demon­strar que se ele pesquis­ar o mes­mo pro­du­to em locais difer­entes, pode encon­trar val­ores diver­sos e econ­o­mizar de modo sig­ni­fica­ti­vo. “Tam­bém man­ter­e­mos a vig­ilân­cia no e‑commerce. Durante a sem­ana do Dia das Cri­anças, fare­mos fis­cal­iza­ções em lojas que com­er­cial­izam pro­du­tos para esse públi­co. Quer­e­mos garan­tir a segu­rança dos con­sum­i­dores e ori­en­tar os fornece­dores quan­to às boas práti­cas de con­sumo”, disse o pres­i­dente do Pro­con-RJ.

Recomendações

Con­sideran­do que o Dia das Cri­anças movi­men­ta­rá o comér­cio eletrôni­co e tam­bém lojas físi­cas, o Pro­con dá algu­mas dicas para os con­sum­i­dores. Uma sug­estão impor­tante é pesquis­ar, porque pro­du­tos idên­ti­cos podem apre­sen­tar grandes vari­ações nas lojas. “Se for faz­er com­pra de for­ma vir­tu­al, fique aten­to ao pra­zo de entre­ga e às especi­fi­cações do pro­du­to”. É pre­ciso tam­bém ver­i­ficar a clas­si­fi­cação etária do brin­que­do, que dev­erá ser ade­qua­da à idade da cri­ança.

O con­sum­i­dor deve ver­i­ficar se o brin­que­do adquiri­do tem o selo do Insti­tu­to Nacional de Metrolo­gia, Qual­i­dade e Tec­nolo­gia (Inmetro). Isso garan­tirá que o pro­du­to pas­sou por testes antes de ser lib­er­a­do para com­er­cial­iza­ção. Out­ras dicas são obser­var o rótu­lo e cer­ti­ficar-se de que não há agentes que pos­sam causar intox­i­cações ou aler­gias à cri­ança.

‘Não dig­ite dados pes­soais e não envie fotos por meio de links, aplica­tivos de men­sagens, e‑mails ou sites descon­heci­dos. Veja com out­ros con­sum­i­dores a cred­i­bil­i­dade do site em que fará a com­pra e, tam­bém, busque sites especí­fi­cos para isso, como o consumidor.gov.br, recomen­da a autar­quia. É pre­ciso estar aten­to à políti­ca de tro­ca de cada loja, pois ela não é obri­gatória.

O Pro­con-RJ lem­bra que o arrependi­men­to é um dire­ito do con­sum­i­dor e poderá ser exer­ci­do para com­pras real­izadas pela inter­net, por tele­fone e até mes­mo por catál­o­gos. Nesse caso, o con­sum­i­dor terá sete dias para desi­s­tir da com­pra, por qual­quer moti­vo, e dev­erá ser resti­tuí­do do val­or pago, inclu­sive do frete. A autar­quia ori­en­ta ain­da que o con­sum­i­dor deve sem­pre pedir a nota fis­cal, não impor­ta a modal­i­dade da com­pra. Mais infor­mações podem ser obti­das no endereço www.procon.rj.gov.br.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …