...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Bronze de André Rocha no lançamento de disco é medalha 400 do Brasil

Bronze de André Rocha no lançamento de disco é medalha 400 do Brasil

Repro­dução: © Foto Wan­der Roberto/CPB

Atleta chega à sua primeira medalha paralímpica da carreira


Publicado em 01/09/2024 — 17:58 Por Igor Santos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

No apa­gar das luzes do ter­ceiro dia de com­petições do atletismo nos Jogos Par­alímpi­cos de Paris, a modal­i­dade pro­por­cio­nou ao Brasil um momen­to mar­cante: a medal­ha de número 400 do país na história da com­petição. O paulista André Rocha, de 47 anos, foi bronze no lança­men­to de dis­co da classe F52, para atle­tas que com­petem sen­ta­dos (André é tetraplégi­co).

A primeira medal­ha par­alímpi­ca da car­reira do bicam­peão do mun­do nes­ta pro­va (títu­los con­quis­ta­dos em 2017 e em 2024) arredon­dou as con­tas do esporte par­alímpi­co do Brasil, que ago­ra tem 117 ouros, 136 pratas e 147 bronzes des­de que começou a com­pe­tir nos Jogos, na edição de 1972, em Hei­del­berg, na então Ale­man­ha Oci­den­tal.

A medal­ha de número 400 veio com algu­ma dose de dra­ma. No lança­men­to de dis­co, cada atle­ta faz seis ten­ta­ti­vas de uma vez e então aguar­da pelos desem­pen­hos dos out­ros para saber em que posição final­iza. André Rocha, que era o deten­tor do recorde mundi­al da pro­va antes de começarem os Jogos, com 23,80 met­ros, con­seguiu 19,48 met­ros como mel­hor mar­ca, ten­do o segun­do lugar como teto. Antes dele, o ital­iano Rigi­van Gane­shamoor­thy super­ara o recorde ante­ri­or de André qua­tro vezes, fechan­do com 27,06 met­ros como mel­hor mar­ca, esta­b­ele­cen­do o novo recorde.

Após André Rocha, ain­da restavam mais cin­co com­peti­dores, e o letão Aigars Api­nis logo o super­ou, reg­is­tran­do 20,62 met­ros. O paulista de Taubaté então aguardou pelos lança­men­tos dos out­ros qua­tro adver­sários até final­mente comem­o­rar o bronze.

A medal­ha de André foi a úni­ca do atletismo brasileiro neste domin­go. Nas out­ras finais do dia, Matheus Lima ter­mi­nou em oita­vo nos 100 met­ros T44, mes­ma posição de Arios­val­do Sil­va na final dos 400 met­ros T53. Na parte da man­hã, Sami­ra Brito e Verôni­ca Hipól­i­to ter­mi­naram em sex­to e séti­mo, respec­ti­va­mente, na final dos 200 met­ros T36.

Ao final do quar­to dia de com­petições em Paris, o Brasil — que não con­quis­tou ouros neste domin­go — acabou ultra­pas­sa­do pelos Esta­dos Unidos no quadro de medal­has, cain­do para o quar­to lugar, com oito ouros, qua­tro pratas e 15 bronzes, total­izan­do 27 pódios.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …