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Buscas por helicóptero desaparecido em São Paulo já duram cinco dias

Repro­du­ção: © Fab/Gov.Br

Quatro pessoas estavam a bordo da aeronave


Publi­ca­do em 05/01/2024 — 10:51 Por Flá­via Albu­quer­que — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

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As bus­cas ao heli­cóp­te­ro que desa­pa­re­ceu no lito­ral nor­te de São Pau­lo no últi­mo domin­go (31) pros­se­guem nes­ta sex­ta-fei­ra (5), pelo quin­to dia, uti­li­zan­do a aero­na­ve SC-105 Ama­zo­nas, do Segun­do Esqua­drão do Déci­mo Gru­po de Avi­a­ção (2º/10º GAV) – Esqua­drão Peli­ca­no, segun­do infor­ma­ções da For­ça Aérea Bra­si­lei­ra (FAB).

Com 15 tri­pu­lan­tes a bor­do, o esqua­drão já cum­priu apro­xi­ma­da­men­te 32 horas de voo. O Peli­ca­no é res­pon­sá­vel pela pro­cu­ra e sal­va­men­to de aero­na­ves e embar­ca­ções desa­pa­re­ci­das em todo ter­ri­tó­rio naci­o­nal.

A área de bus­cas tota­li­za cin­co mil metros qua­dra­dos e nenhum ves­tí­gio do heli­cóp­te­ro foi avis­ta­do. A aero­na­ve saiu do Cam­po de Mar­te por vol­ta de 13h15 de domin­go, com des­ti­no a Ilha­be­la, com um pilo­to e três pas­sa­gei­ros.

Além do pilo­to, esta­vam no heli­cóp­te­ro Luci­a­na Rod­zewics, de 45 anos; a filha dela, Letí­cia Ayu­mi Rod­zewics Saku­mo­to, de 20 anos; e Rafa­el Tor­res, um ami­go da famí­lia que fez o con­vi­te para o pas­seio.  O últi­mo con­ta­to com a tor­re de con­tro­le foi às 15h10 do últi­mo domin­go (31), quan­do sobre­vo­a­va Cara­gua­ta­tu­ba. A Polí­cia Mili­tar tam­bém está auxi­li­an­do nas bus­cas, por meio do Coman­do de Avi­a­ção da PM, com o Águia 24.

Radar

Lide­ra­da pelo Cen­tro de Coor­de­na­ção de Sal­va­men­to Aero­náu­ti­co — Salvaero/Curitiba, a pro­cu­ra, mes­mo pre­ju­di­ca­da pelas con­di­ções mete­o­ro­ló­gi­cas e pelo rele­vo mon­ta­nho­so na região, ocor­re ao lon­go des­ta sex­ta-fei­ra (5).

De acor­do com a FAB, o SC-105 Ama­zo­nas é equi­pa­do com um radar capaz de pro­cu­rar sobre ter­ra ou mar, com alcan­ce de até 360 quilô­me­tros. Um sis­te­ma de comu­ni­ca­ção via saté­li­te tam­bém per­mi­te o con­ta­to com outras aero­na­ves ou cen­tros de coor­de­na­ção de sal­va­men­to, mes­mo em voos a bai­xa altu­ra.

“A aero­na­ve ain­da con­ta com um sis­te­ma ele­tro-ópti­co de bus­ca por ima­gem e por espec­tro infra­ver­me­lho. Isso per­mi­te rea­li­zar bus­cas pelo calor, detec­tan­do, por exem­plo, uma aero­na­ve enco­ber­ta pela vege­ta­ção ou uma pes­soa no mar”, expli­cou a FAB.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

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