...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Cultura / Cais do Valongo exibirá documentário no Dia da Consciência Negra

Cais do Valongo exibirá documentário no Dia da Consciência Negra

Pela primeira vez, data será comemorada como feriado nacional

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/11/2024 — 08:13
Rio de Janeiro
RETROSPECTIVA_2023 - Cais do Valongo . - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

A Defen­so­ria Públi­ca da União (DPU) no Rio de Janeiro lança nes­ta quar­ta-feira (20), Dia Nacional de Zumbi e da Con­sciên­cia Negra, o doc­u­men­tário Cais do Val­on­go: Luta pela Memória e Recon­hec­i­men­to. Será às 16h, no Insti­tu­to de Pesquisa e Memória Pre­tos Novos (IPN), local­iza­do na Gam­boa, zona por­tuária da cidade.

O even­to, que vai mar­car o Dia da Con­sciên­cia Negra, pro­moverá uma reflexão sobre o lega­do do Cais do Val­on­go, um dos sítios arque­ológi­cos mais impor­tantes para a história afro-brasileira e o recon­hec­i­men­to da diás­po­ra africana.

O espaço sagra­do Cais do Val­on­go é impor­tante lugar de preser­vação da memória da cul­tura negra. Entre 1775 e 1830, foi a maior por­to de entra­da de africanos escrav­iza­dos nas Améri­c­as. O sítio arque­ológi­co con­ser­va mais de 510 mil itens que teste­munham a diver­si­dade cul­tur­al e a resistên­cia dos povos africanos. Des­de 2017, o Val­on­go é recon­heci­do pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco) como patrimônio mundi­al, um mar­co fun­da­men­tal para o movi­men­to afro-brasileiro.

Além do recon­hec­i­men­to sim­bóli­co, a DPU e o Min­istério Públi­co Fed­er­al têm tra­bal­ha­do em ações con­jun­tas que visam a pro­teção e a val­oriza­ção do patrimônio históri­co. Entre elas, desta­cam-se o Pro­je­to de Lei 4.894/2020, que propõe a cri­ação do Museu da História da Escravidão e da Con­sciên­cia Negra, e o Pro­je­to de Lei 2.000/2021, que bus­ca esta­b­ele­cer dire­trizes para a espe­cial pro­teção do Cais do Val­on­go.

Programação do evento

O even­to terá iní­cio com recepção aos con­vi­da­dos e uma mesa de aber­tu­ra, segui­da pela exibição do doc­u­men­tário. Em segui­da, a par­tir das 17h, ocor­rerá uma roda de con­ver­sa, com rep­re­sen­tantes de diver­sos setores, sobre a preser­vação e o recon­hec­i­men­to do Cais do Val­on­go.

Será dis­cu­ti­da a importân­cia do Val­on­go e da Peque­na África como ter­ritórios de resistên­cia e memória e os desafios para a preser­vação desse patrimônio. Após as exposições, o públi­co terá a opor­tu­nidade debater com os con­fer­encis­tas.

Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Con­sciên­cia Negra será feri­ado nacional. O pro­je­to de lei que insti­tui o feri­ado em todo o Brasil foi san­ciona­do em 21 de dezem­bro de 2023 pelo pres­i­dente Lula.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …