...
domingo ,16 junho 2024
Home / Educação / Caiu no Enem: professores vão comentar provas e corrigir questões

Caiu no Enem: professores vão comentar provas e corrigir questões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Público pode participar enviando dúvidas e comentários


Publi­ca­do em 04/11/2023 — 08:32 Por EBC — Bra­sí­lia

ouvir:

No pró­xi­mo domin­go (5), os estu­dan­tes que par­ti­ci­pa­rão do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) de 2023 têm um encon­tro mar­ca­do logo após as pro­vas. O Canal Edu­ca­ção trans­mi­te, nos dias 5 e 12 de novem­bro, o espe­ci­al Caiu no Enem. Com a par­ti­ci­pa­ção ao vivo de pro­fes­so­res no estú­dio, o pro­gra­ma vai ana­li­sar as prin­ci­pais ques­tões que caí­ram na pro­va, a par­tir das 20h.

Com duas horas de dura­ção, o pro­gra­ma rece­be pro­fes­so­res de dife­ren­tes áre­as do conhe­ci­men­to para comen­tar e escla­re­cer os prin­ci­pais temas abor­da­dos, além de deta­lhar algu­mas ques­tões da ava­li­a­ção. O Caiu no Enem será apre­sen­ta­do pelas jor­na­lis­tas Ana Eli­sa San­ta­na e Carol Bec­ker.

Esta será a déci­ma edi­ção do pro­gra­ma pro­du­zi­do pela Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC). Além da trans­mis­são pelo Canal Edu­ca­ção, das 20h às 22h, a pri­mei­ra hora do pro­gra­ma tam­bém será exi­bi­da pela TV Bra­sil e emis­so­ras da Rede Naci­o­nal de Comu­ni­ca­ção Públi­ca (RNCP), das 20h às 21h. A Rádio Naci­o­nal tam­bém retrans­mi­ti­rá a ínte­gra do pro­gra­ma para os ouvin­tes, a par­tir das 20h. O públi­co pode par­ti­ci­par envi­an­do dúvi­das e comen­tá­ri­os para os per­fis do Canal Edu­ca­ção nas redes soci­ais @canaleducacaobr e usan­do a hash­tag #Caiu­No­E­nem.

Dinâmica

No Caiu no Enem, os con­vi­da­dos comen­tam as prin­ci­pais ques­tões do exa­me, deba­tem sobre os temas cobra­dos e a estru­tu­ra da pro­va. A par­tir da par­ti­ci­pa­ção dos estu­dan­tes via redes soci­ais, os pro­fes­so­res podem comen­tar tam­bém os itens mais pedi­dos pelo públi­co. O pro­gra­ma traz ain­da a opi­nião dos can­di­da­tos dire­to dos locais de pro­va e infor­ma­ções do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep) sobre a apli­ca­ção do exa­me.

Nes­te domin­go, os par­ti­ci­pan­tes res­pon­dem às ques­tões das áre­as de lin­gua­gens, ciên­ci­as huma­nas e fazem a reda­ção, que serão o foco do comen­tá­rio dos pro­fes­so­res. No pró­xi­mo domin­go (12), as pro­vas serão de mate­má­ti­ca e ciên­ci­as da natu­re­za, que serão ana­li­sa­das pelo time do pro­gra­ma. O gaba­ri­to ofi­ci­al das pro­vas será divul­ga­do pelo Inep ape­nas no dia 24 de novem­bro.

Além dos comen­tá­ri­os dos pro­fes­so­res, a atra­ção tam­bém expli­ca como é fei­to o cál­cu­lo da nota do Enem e de que for­ma os can­di­da­tos podem uti­li­zar o resul­ta­do para bus­car opor­tu­ni­da­des no ensi­no supe­ri­or.

Sobre o Enem

As pro­vas do Enem serão apli­ca­das nos dias 5 e 12 de novem­bro a qua­se 4 milhões de ins­cri­tos. O exa­me, que ava­lia o desem­pe­nho dos estu­dan­tes ao tér­mi­no da edu­ca­ção bási­ca, tam­bém se tor­nou a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­ca­ção supe­ri­or no Bra­sil. A par­tir do resul­ta­do obti­do no Enem, o can­di­da­to pode con­cor­rer a vagas em uni­ver­si­da­des públi­cas por meio do Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu) ou a bol­sas de estu­do por meio do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (Prou­ni).

Sobre o Canal Educação

A emis­so­ra do Minis­té­rio da Edu­ca­ção, em par­ce­ria com a EBC, está no ar por meio da mul­ti­pro­gra­ma­ção da TV Bra­sil. O canal pro­põe uma jor­na­da na edu­ca­ção para a vida, ins­pi­ra­da na mul­ti­pli­ca­ção do conhe­ci­men­to e na for­ma­ção da cida­da­nia. Tem como mis­são abor­dar rele­van­tes temas edu­ca­ci­o­nais, prin­ci­pal­men­te por meio do aces­so a polí­ti­cas públi­cas. Tam­bém ocu­pa espa­ço de pres­ta­ção de ser­vi­ço à soci­e­da­de, alcan­çan­do a popu­la­ção por meio da TV aber­ta e den­tro da Rede Naci­o­nal de Comu­ni­ca­ção Públi­ca.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Até quarta-feira, 36 instituições da rede municipal vão reabrir Publicado …