...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Educação / Caiu no Enem: professores vão comentar provas e corrigir questões

Caiu no Enem: professores vão comentar provas e corrigir questões

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Público pode participar enviando dúvidas e comentários


Pub­li­ca­do em 04/11/2023 — 08:32 Por EBC — Brasília

ouvir:

No próx­i­mo domin­go (5), os estu­dantes que par­tic­i­parão do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2023 têm um encon­tro mar­ca­do logo após as provas. O Canal Edu­cação trans­mite, nos dias 5 e 12 de novem­bro, o espe­cial Caiu no Enem. Com a par­tic­i­pação ao vivo de pro­fes­sores no estú­dio, o pro­gra­ma vai anal­is­ar as prin­ci­pais questões que caíram na pro­va, a par­tir das 20h.

Com duas horas de duração, o pro­gra­ma recebe pro­fes­sores de difer­entes áreas do con­hec­i­men­to para comen­tar e esclare­cer os prin­ci­pais temas abor­da­dos, além de detal­har algu­mas questões da avali­ação. O Caiu no Enem será apre­sen­ta­do pelas jor­nal­is­tas Ana Elisa San­tana e Car­ol Beck­er.

Esta será a déci­ma edição do pro­gra­ma pro­duzi­do pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). Além da trans­mis­são pelo Canal Edu­cação, das 20h às 22h, a primeira hora do pro­gra­ma tam­bém será exibi­da pela TV Brasil e emis­so­ras da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP), das 20h às 21h. A Rádio Nacional tam­bém retrans­mi­tirá a ínte­gra do pro­gra­ma para os ouvintes, a par­tir das 20h. O públi­co pode par­tic­i­par envian­do dúvi­das e comen­tários para os per­fis do Canal Edu­cação nas redes soci­ais @canaleducacaobr e usan­do a hash­tag #Caiu­NoEn­em.

Dinâmica

No Caiu no Enem, os con­vi­da­dos comen­tam as prin­ci­pais questões do exame, debatem sobre os temas cobra­dos e a estru­tu­ra da pro­va. A par­tir da par­tic­i­pação dos estu­dantes via redes soci­ais, os pro­fes­sores podem comen­tar tam­bém os itens mais pedi­dos pelo públi­co. O pro­gra­ma traz ain­da a opinião dos can­didatos dire­to dos locais de pro­va e infor­mações do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) sobre a apli­cação do exame.

Neste domin­go, os par­tic­i­pantes respon­dem às questões das áreas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e fazem a redação, que serão o foco do comen­tário dos pro­fes­sores. No próx­i­mo domin­go (12), as provas serão de matemáti­ca e ciên­cias da natureza, que serão anal­isadas pelo time do pro­gra­ma. O gabar­i­to ofi­cial das provas será divul­ga­do pelo Inep ape­nas no dia 24 de novem­bro.

Além dos comen­tários dos pro­fes­sores, a atração tam­bém expli­ca como é feito o cál­cu­lo da nota do Enem e de que for­ma os can­didatos podem uti­lizar o resul­ta­do para bus­car opor­tu­nidades no ensi­no supe­ri­or.

Sobre o Enem

As provas do Enem serão apli­cadas nos dias 5 e 12 de novem­bro a quase 4 mil­hões de inscritos. O exame, que avalia o desem­pen­ho dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca, tam­bém se tornou a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil. A par­tir do resul­ta­do obti­do no Enem, o can­dida­to pode con­cor­rer a vagas em uni­ver­si­dades públi­cas por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) ou a bol­sas de estu­do por meio do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni).

Sobre o Canal Educação

A emis­so­ra do Min­istério da Edu­cação, em parce­ria com a EBC, está no ar por meio da mul­ti­pro­gra­mação da TV Brasil. O canal propõe uma jor­na­da na edu­cação para a vida, inspi­ra­da na mul­ti­pli­cação do con­hec­i­men­to e na for­mação da cidada­nia. Tem como mis­são abor­dar rel­e­vantes temas edu­ca­cionais, prin­ci­pal­mente por meio do aces­so a políti­cas públi­cas. Tam­bém ocu­pa espaço de prestação de serviço à sociedade, alcançan­do a pop­u­lação por meio da TV aber­ta e den­tro da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Instituto abre inscrições para olimpíada mirim de matemática

Podem participar alunos do ensino fundamental público e privado Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …