...
sábado ,20 abril 2024
Home / Economia / Caixa diz que calendário do novo auxílio emergencial está pronto

Caixa diz que calendário do novo auxílio emergencial está pronto

Saque do auxílio emergencial
© Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia Bra­sil (Repro­du­ção)

Anúncio das datas de pagamento depende da validação de Bolsonaro


Publi­ca­do em 18/03/2021 — 17:04 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O calen­dá­rio de paga­men­to da nova roda­da do auxí­lio emer­gen­ci­al está pron­to, anun­ci­ou hoje (18) o pre­si­den­te da Cai­xa Econô­mi­ca Fede­ral, Pedro Gui­ma­rães. As datas de paga­men­to, no entan­to, depen­dem de vali­da­ção do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, que entre­ga­rá ao Con­gres­so Naci­o­nal as medi­das pro­vi­só­ri­as que auto­ri­zam a reto­ma­da do bene­fí­cio soci­al.

Em entre­vis­ta cole­ti­va para expli­car o lucro de R$ 13,169 bilhões do ban­co em 2020, Gui­ma­rães infor­mou que, des­ta vez, a ins­ti­tui­ção finan­cei­ra está mais pre­pa­ra­da tec­no­lo­gi­ca­men­te para reto­mar o paga­men­to nas agên­ci­as e por meio do apli­ca­ti­vo Cai­xa Tem, de modo a evi­tar aglo­me­ra­ções.

“Do pon­to de vis­ta téc­ni­co, esta­mos pre­pa­ra­dos des­de 2020, fazen­do esse equi­lí­brio entre o paga­men­to nas agên­ci­as e no digi­tal, ten­do como obje­ti­vo bási­co aju­dar as pes­so­as a rece­ber os recur­sos e evi­tar aglo­me­ra­ção”, decla­rou Gui­ma­rães.

Ele expli­cou que o paga­men­to a 45,6 milhões de bene­fi­ciá­ri­os segui­rá o mode­lo ado­ta­do no segun­do semes­tre do ano pas­sa­do, com calen­dá­ri­os esca­lo­na­dos para os tra­ba­lha­do­res infor­mais e com o cro­no­gra­ma habi­tu­al do Bol­sa Famí­lia para os par­ti­ci­pan­tes do pro­gra­ma soci­al.

Novas agências

Recen­te­men­te, o ban­co anun­ci­ou a con­tra­ta­ção de 5.570 empre­ga­dos e ter­cei­ri­za­dos para refor­çar o aten­di­men­to em todo o país e de 87 téc­ni­cos em Tec­no­lo­gia da Infor­ma­ção (TI) para tra­ba­lha­rem no Dis­tri­to Fede­ral. O ban­co tam­bém pre­ten­de abrir 76 agên­ci­as nes­te ano, das quais 52 nas regiões Nor­te e Nor­des­te. Para essas novas uni­da­des, o ban­co con­tra­ta­rá 506 pro­fis­si­o­nais.

Segun­do Gui­ma­rães, a aber­tu­ra das uni­da­des deu pri­o­ri­da­de às áre­as menos desen­vol­vi­das do país. “Além dis­so, 52 [novas agên­ci­as] esta­rão nas regiões Nor­te e Nor­des­te, que são regiões mais caren­tes. E, em espe­ci­al, Pará e Mara­nhão, cada um rece­ben­do 16 novas agên­ci­as”.

Banco digital

O pre­si­den­te da Cai­xa tam­bém anun­ci­ou que a ins­ti­tui­ção obte­ve auto­ri­za­ção da Secre­ta­ria de Coor­de­na­ção e Gover­nan­ça das Empre­sas Esta­tais (Sest) para mon­tar seu ban­co digi­tal (ban­co que aten­de ape­nas pela inter­net, sem agên­ci­as físi­cas). Ele infor­mou que o pedi­do à Sest foi fei­to em dezem­bro e a aber­tu­ra do bra­ço digi­tal da ins­ti­tui­ção ago­ra depen­de de diver­sas fases de auto­ri­za­ção pelo Ban­co Cen­tral.

De acor­do com Gui­ma­rães, o ban­co digi­tal nas­ce­rá com 107,2 milhões de cli­en­tes e será a mai­or fon­te de paga­men­tos da Cai­xa, por cau­sa das tran­sa­ções com débi­to e do Pix, sis­te­ma ins­tan­tâ­neo de paga­men­tos cri­a­do pelo Ban­co Cen­tral em novem­bro.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

Repro­du­ção: © IBGE Exemplares estarão disponíveis a partir desta terça-feira Publicado em 16/04/2024 — 08:19 …