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Caixa e Ministério da Saúde têm parceria para prevenir câncer de mama

© Repro­dução Tiwt­ter Daniel­la Mar­ques Pres­i­dente da Caixa Econômi­ca Fed­er­al

Projeção é que este ano sejam anotados 66 mil novos casos da doença


Pub­li­ca­do em 21/10/2022 — 15:49 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

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A Caixa Econômi­ca Fed­er­al e o Min­istério da Saúde lançaram hoje (21) uma parce­ria para difundir infor­mações sobre a pre­venção e trata­men­to do câncer de mama. Serão ofer­e­ci­das ori­en­tações para as clientes tan­to em agên­cias físi­cas como pelo aplica­ti­vo Caixa Tem. A ini­cia­ti­va faz parte da cam­pan­ha Out­ubro Rosa.

“Há na base de dados do [pro­gra­ma] Auxílio Brasil um grande número de mul­heres. Então, é uma for­ma muito efi­ciente de levar­mos infor­mações sobre a pre­venção, diag­nós­ti­co pre­coce e o trata­men­to do câncer de mama”, disse o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, ao lançar a ini­cia­ti­va em uma agên­cia da Caixa na Aveni­da Paulista, em São Paulo.

A pres­i­dente da Caixa, Daniel­la Mar­ques, desta­cou que o acor­do de coop­er­ação vai per­mi­tir que as infor­mações cheguem a um públi­co muito amp­lo. “Temos o aplica­ti­vo Caixa Tem [onde] temos 72,9 mil­hões de mul­heres. Mul­heres no alvo de mamo­grafia, só ben­efi­ciárias do Auxílio Brasil, mais de cin­co mil­hões. A gente vai faz­er um esforço. Esta­mos acol­hen­do a car­til­ha do Min­istério da Saúde de pre­venção nos espaços Caixa Pra Elas”, detal­hou.

Estratégia

O Caixa Pra Elas é uma estraté­gia de rela­ciona­men­to do ban­co, com espaços especí­fi­cos em parte da rede de agên­cias físi­cas, para atendi­men­to e acol­hi­men­to de mul­heres e com pro­du­tos des­ti­na­dos ao públi­co fem­i­ni­no.

“A gente vai ficar acol­hen­do e aju­dan­do na con­sci­en­ti­za­ção e no ras­trea­men­to, assim como acol­he­mos o pro­gra­ma Salve Uma Mul­her. Esta­mos atuan­do com muito afin­co no com­bate à vio­lên­cia con­tra a mul­her e abu­so con­tra cri­anças, jun­to ao Min­istério da Mul­her e Dire­itos Humanos”, acres­cen­tou Daniela, ao citar ações desen­volvi­das pelo ban­co.

A par­tir do aplica­ti­vo Caixa Tem, será pos­sív­el, segun­do a pres­i­dente do ban­co, enviar avi­sos per­iódi­cos lem­bran­do as mul­heres para que façam os exam­es de pre­venção do câncer.

Segun­do o min­istro da Saúde, a esti­ma­ti­va é que, em 2022, sejam reg­istra­dos 66 mil novos casos de câncer de mama no país. Por isso, Queiroga enfa­ti­zou a neces­si­dade de pre­venção.

“O estí­mu­lo para a práti­ca de ativi­dade físi­ca, o com­bate à obesi­dade, deixar de fumar, diminuir o alcoolis­mo. O auto-exame, a mul­her ter o auto­con­hec­i­men­to da sua mama. Qual­quer situ­ação anor­mal, [elas devem] procu­rar uma das 48 mil unidades bási­cas de saúde. Se diag­nos­ti­camos [de for­ma] pre­coce, as con­se­quên­cias dessa doença são bem menores”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

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